Desenvolvimento de um framework para apoio à gestão da sustentabilidade corporativa portuária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251296 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2023. |
id |
UFSC_ef4859df0626f8f187d2a2ef991b6dbd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/251296 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Desenvolvimento de um framework para apoio à gestão da sustentabilidade corporativa portuáriaEngenharia de produçãoPortosSustentabilidadeFrameworksTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2023.Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver um framework para a gestão da Sustentabilidade Corporativa Portuária (SCP). O estudo busca atribuir significado aos elementos desse fenômeno por meio das interações com os participantes de um setor específico, proporcionando compreensão e interpretação por meio de uma construção social. A pesquisa baseia-se em uma lógica e um processo indutivo, iniciando pela exploração e descrição do fenômeno, seguido pela geração de significados, teorias ou padrões de significado com base nos dados coletados. A pesquisa é de natureza exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, cuja investigação ocorre de maneira dinâmica ao longo do processo, visando à sensibilização com o contexto estudado por meio da reflexão gerada pelas interações entre o pesquisador e o fenômeno e seus participantes. O desenvolvimento da pesquisa foi dividido em três fases. A Fase 1 compreende a definição do problema de pesquisa, incluindo a seleção e análise crítica da literatura, a identificação de lacunas e oportunidades de pesquisa, a formulação do problema e a definição dos objetivos da pesquisa. A Fase 2 abrange a identificação dos elementos essenciais da SCP e consiste na proposição de um conceito para a SCP, na elaboração e aplicação de um questionário, na realização de entrevistas semiestruturadas e na análise de conteúdo desses dados para identificar e categorizar os elementos apresentados. Por fim, a Fase 3 propõe uma estrutura para esses elementos, identificando as relações entre eles, a fim de apresentar indicadores qualitativos que auxiliem no processo de gestão da SCP. Para a coleta e o tratamento dos dados, foi utilizado o ProKnow-C para os dados primários. Já os dados secundários foram coletados por questionários e entrevistas semiestruturadas, analisados por meio da Análise de Conteúdo apoiada pela codificação flexível. Esta pesquisa fornece contribuições teóricas e implicações gerenciais para avançar na compreensão e na gestão da Sustentabilidade Corporativa Portuária. A pesquisa traz contribuições teóricas sobre como incorporar a SC nos portos, além de propor um arcabouço conceitual, evidenciar possíveis conexões e relações entre seus elementos essenciais. Além disso, traz implicações práticas e gerenciais ao fornecer um framework que apoie o processo de gestão, alinhado à estratégia organizacional e que vise à precursão dos negócios portuários a longo prazo. Além disso, a combinação da literatura científica com as percepções da comunidade portuária fortalece a relevância da proposta, gerando insights práticos e realistas.Abstract: This research aims to develop a framework for managing Port Corporate Sustainability (PCS). The study seeks to attribute meaning to the elements of this phenomenon through interactions with participants in a specific sector, providing understanding and interpretation through social construction. The research is based on an inductive logic and process, starting with the exploration and description of the phenomenon, followed by the generation of meanings, theories, or patterns of meaning based on the collected data. The research is exploratory and descriptive in nature, employing a qualitative approach, with dynamic investigation occurring throughout the process, aiming to engage with the studied context through the reflection generated by interactions between the researcher, the phenomenon, and its participants. The research development is divided into three phases. Phase 1 comprises defining the research problem, including literature selection and critical analysis, identifying research gaps and opportunities, formulating the problem, and defining research objectives. Phase 2 involves identifying the essential elements of PCS and consists of proposing a concept for PCS, developing and applying a questionnaire, conducting semi-structured interviews, and analyzing the content of these data to identify and categorize the presented elements. Finally, Phase 3 proposes a structure for these elements, identifying the relationships between them, to present qualitative indicators that assist in the PCS management process. ProKnow-C was used for primary data collection and analysis, while secondary data were collected through questionnaires and semi-structured interviews, analyzed using Content Analysis supported by flexible coding. This research provides theoretical contributions and managerial implications to advance the understanding and management of Port Corporate Sustainability. The study offers theoretical contributions on how to incorporate PCS in ports and proposes a conceptual framework, highlighting possible connections and relationships among its essential elements. Additionally, it provides practical and managerial implications by offering a framework that supports the management process, aligned with organizational strategy and aiming for the long-term sustainability of port businesses. Moreover, the combination of scientific literature with the perceptions of the port community strengthens the relevance of the proposal, generating practical and realistic insights.Ensslin, Sandra RolimUniversidade Federal de Santa CatarinaRodrigues, Kassia Tonheiro2023-09-27T23:12:41Z2023-09-27T23:12:41Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis200 p.| il., gráfs.application/pdf383748https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251296porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-27T23:12:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/251296Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-09-27T23:12:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de um framework para apoio à gestão da sustentabilidade corporativa portuária |
title |
Desenvolvimento de um framework para apoio à gestão da sustentabilidade corporativa portuária |
spellingShingle |
Desenvolvimento de um framework para apoio à gestão da sustentabilidade corporativa portuária Rodrigues, Kassia Tonheiro Engenharia de produção Portos Sustentabilidade Frameworks |
title_short |
Desenvolvimento de um framework para apoio à gestão da sustentabilidade corporativa portuária |
title_full |
Desenvolvimento de um framework para apoio à gestão da sustentabilidade corporativa portuária |
title_fullStr |
Desenvolvimento de um framework para apoio à gestão da sustentabilidade corporativa portuária |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de um framework para apoio à gestão da sustentabilidade corporativa portuária |
title_sort |
Desenvolvimento de um framework para apoio à gestão da sustentabilidade corporativa portuária |
author |
Rodrigues, Kassia Tonheiro |
author_facet |
Rodrigues, Kassia Tonheiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ensslin, Sandra Rolim Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Kassia Tonheiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Portos Sustentabilidade Frameworks |
topic |
Engenharia de produção Portos Sustentabilidade Frameworks |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2023. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-27T23:12:41Z 2023-09-27T23:12:41Z 2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
383748 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251296 |
identifier_str_mv |
383748 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251296 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
200 p.| il., gráfs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651981556809728 |