Política institucional de inclusão educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Sandra Regina Carrieri de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123193
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2014.
id UFSC_ef4c4a28c3505c157700ca9c9758fce8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/123193
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSouza, Sandra Regina Carrieri deBúrigo, Carla Cristina Dutra2014-08-06T17:55:23Z2014-08-06T17:55:23Z2014327453https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123193Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2014.A presente pesquisa tem como objetivo compreender como a política institucional da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desenvolve ações voltadas à inclusão educacional, para o atendimento das Necessidades Educacionais Especiais de estudantes com Transtorno Específico de Aprendizagem. Este estudo caracteriza-se por ser um estudo de caso, de natureza qualitativa, tendo como fonte de dados a observação direta e as entrevistas semiestruturadas com gestores e coordenadores de curso de graduação da UFSC. A pesquisa identificou que esta política institucional de inclusão educacional ainda não se encontra plenamente constituída, e que, embora algumas ações de caráter inclusivo venham sendo realizadas, as mesmas ainda não obtiveram resultados efetivos, em se tratando de estudantes com transtorno específico de aprendizagem. Dentro deste cenário, os envolvidos nos processos de inclusão educacional se mostraram inseguros e solitários, devido à falta de formação e apoio institucional insuficiente, como os grandes dificultadores de suas ações junto aos estudantes que apresentam necessidades educacionais especiais. A partir dos resultados da pesquisa, proponho ações relacionadas à gestão e à formação, que promovam o conhecimento a respeito da diversidade que constitui o grupo de estudantes da UFSC, fortalecendo o processo de desenvolvimento da política institucional de inclusão educacional, tendo o acesso ao conhecimento como um direito e não um privilégio de poucos.<br>Abstract : This research aims to understand how the institutional policy of the Federal University of Santa Catarina (UFSC) develops actions for inclusion, to attend the special educational needs of students with Specific Learning Disorder. This study is characterized by being a case study, qualitative in nature, having as a resource of data, direct observation and semi structured interviews with managers and graduation program coordinators at UFSC. The research identified that this institutional policy of education inclusion hasn?t been established yet and although some actions of inclusiveness will be held, they didn't get effective results, in the case of students with specific learning disorder. Within this context, those involved in the processes of educational inclusion showed they feel themselves insecure and lonely due to the insufficient institutional support and lack of training as the major hindering of their actions with students who have special educational needs. From the research results, I propose alternative actions related to the management and training, to promote knowledge about the diversity that constitutes the group of students at UFSC, becoming stronger the developing process of the institutional policy of education inclusion, having the knowledge access as a right and not a few people privilege.133 p.| il.porAdministraçãoEducação inclusivaSanta CatarinaDisturbios da aprendizagemSanta CatarinaPolítica institucional de inclusão educacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL327453.pdfapplication/pdf1127761https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/123193/1/327453.pdf953fc43b29337732f5ce363b1ef66622MD51123456789/1231932014-08-06 14:55:23.988oai:repositorio.ufsc.br:123456789/123193Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-08-06T17:55:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Política institucional de inclusão educacional
title Política institucional de inclusão educacional
spellingShingle Política institucional de inclusão educacional
Souza, Sandra Regina Carrieri de
Administração
Educação inclusiva
Santa Catarina
Disturbios da aprendizagem
Santa Catarina
title_short Política institucional de inclusão educacional
title_full Política institucional de inclusão educacional
title_fullStr Política institucional de inclusão educacional
title_full_unstemmed Política institucional de inclusão educacional
title_sort Política institucional de inclusão educacional
author Souza, Sandra Regina Carrieri de
author_facet Souza, Sandra Regina Carrieri de
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Sandra Regina Carrieri de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Búrigo, Carla Cristina Dutra
contributor_str_mv Búrigo, Carla Cristina Dutra
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Administração
Educação inclusiva
Santa Catarina
Disturbios da aprendizagem
Santa Catarina
topic Administração
Educação inclusiva
Santa Catarina
Disturbios da aprendizagem
Santa Catarina
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2014.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-08-06T17:55:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-08-06T17:55:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123193
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 327453
identifier_str_mv 327453
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 133 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/123193/1/327453.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 953fc43b29337732f5ce363b1ef66622
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805016758190080