Práticas gerenciais da educação permanente em enfermagem em um hospital de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Drago, Livia Crespo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122935
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2013.
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A fim de incorporar as transformações no cotidiano da saúde, o Ministério da Saúde instituiu a Política de Educação Permanente em Saúde, como estratégia para consolidar o Sistema Único de Saúde a partir da formação e do desenvolvimento dos trabalhadores, baseada nas necessidades dos usuários/população, objetivando a transformação das práticas profissionais e da organização institucional, proporcionando maior autonomia aos sujeitos envolvidos. Este estudo teve como objetivos compreender os significados atribuídos pelos gestores de enfermagem de um hospital de ensino às relações e às interrelações das práticas gerenciais da educação permanente em enfermagem e construir um modelo teórico a partir desses significados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa sustentada pela Teoria Fundamentada nos Dados (TFD), com 18 participantes, distribuídos em dois grupos amostrais, compostos por enfermeiros do Centro de Ensino e Pesquisa em Enfermagem (CEPEN) e enfermeiros chefes de um hospital de ensino da Região Sul do Brasil. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental nas atas da reunião do CEPEN e entrevistas semiestruturadas. Foi utilizado o software NVIVO®10 para organização e classificação das informações coletadas. A coleta e análise dos dados seguiram os pressupostos da TFD. Desse processo, emergiu o fenômeno Gerenciando as Práticas de Educação Permanente de Enfermagem para Excelência Assistencial em um Hospital de Ensino e outras cinco (05) categorias: Compreendendo a conjuntura das práticas gerenciais da educação permanente em enfermagem; Buscando compreender a Educação Permanente em Enfermagem; Dificuldades no processo de implementação das práticas gerenciais da Educação Permanente em Enfermagem; Promovendo ações de Educação Permanente em enfermagem e Buscando a excelência assistencial. As práticas gerenciais da educação permanente em enfermagem visam à operacionalização de ações que fomentem melhores práticas organizativas, assistenciais e científicas para a excelência do cuidado. No Brasil ainda são poucos os estudos que focalizam a temática em voga e, na literatura internacional, não está presente o termo Educação Permanente. Nesse sentido, sugere-se que outros estudos sejam realizados explorando as múltiplas facetas e os demais atores do processo que envolve a organização, planejamento e avaliação de práticas de educação permanente no âmbito hospitalar.<br>Abstract : Currently, most countries are showing a distinctive demographic pattern, characterized by the reduction in the rate of population growth and increasing the senile population. Thus, the changes related to variations in patterns of consumption, lifestyle and increased expectation printed other modifications in the epidemiological profile of the population, bringing major changes among the indicators of mortality. In order to build a way to incorporate the everyday changes in health, the Ministry of Health introduced the policy of Permanente Healthcare Education Policy as strategy to strengthen the Unified Health System. Based on the formation and development of workers, the needs of users/population, aiming at the transformation of professional practices and institutional arrangements, is providing greater autonomy to the involved subjects. This study is aimed at understanding the meanings recognized by the nursing managers of a hospital-school, related to the interrelations of the management practices of permanent nursing education, and build a theoretical model. This is a qualitative research sustained by the Grounded Theory, among 18 participants divided into two different groups. The participants were nurses of the Centre of Teaching and Research in Nursing (CTRN) and hospital managers of the Hospital-School in South of Brazil. Data were collected through documentary research in the minutes of the meeting of the CTRN and semi-structured interviews. The NVIVO software was used for the organization and classification of the collected information. The collection and analysis of data followed the principles of the Grounded Theory. From this process emerged the phenomenon "Managing practices of permanent nursing education for healthcare excellence in a hospital-school". Five other categories emerged: Understanding the situation of the management practices of permanent nursing education; Looking for understand the Permanent Nursing Education; Difficulties in the process of implementing management practices of Permanent Nursing Education; Promoting actions of Permanent Nursing Education, and Seeking the care excellence. Management practices of continuing education in nursing are seeking for operationalizing actions that promote better organizational, welfare and scientific practices. In Brazil there are few studies that focus on this subject and the international literature barely show the term of Permanent Education. For that reason, it is suggested that further studies are carried out, exploring the many surfaces and players of the process that involved the organization, planning and evaluation of permanent learning practices in the hospital setting.Erdmann, Alacoque LorenziniUniversidade Federal de Santa CatarinaDrago, Livia Crespo2014-08-06T17:34:28Z2014-08-06T17:34:28Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis145 p.| il.application/pdf326609https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122935porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-03T20:00:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/122935Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-03T20:00:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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