APLICAÇÃO DE DEJETOS LÍQUIDOS DE SUÍNOS E A BUSCA DA SUSTENT ABILIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CIOTTI, Carla Simone
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: SANTOS, Vanessa Rita dos, CAVALCANTI, Juliano, RITTER, Filipe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221947
Resumo: Os dejetos suínos, até a década de 70, não constituíam fator preocupante, pois a concentração de animais era pequena e o solo das propriedades tinha capacidade para absorvê-los, ou eram utilizados como adubo orgânico. Porém, o desenvolvimento da suinocultura trouxe a produção de grandes quantidades de dejetos, que não emprega tratamento adequado, se transformou na maior fonte poluidora do solo e mananciais de água. O impacto ambiental das práticas tradicionais de tratamento e de adição de dejetos de suínos, em solos agrícolas, tem motivado a busca de tecnologias compatíveis com o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida. Atualmente, a aplicação de dejetos de suínos em solos agrícolas tem sido muito utilizada, pois este resíduo é fonte de nutrientes. A aplicação dos dejetos de suínos em solos agrícolas, cultivados com o sistema de plantio direto, contudo, pode ser viabilizada com a aplicação desses resíduos no sulco do solo. Embora esse aspecto tenha sido estudado quanto à eficiência agronômica, a busca pela sustentabilidade das pequenas propriedades rurais, ele ainda não foi considerado em termos do impacto ambiental, como por exemplo, o efeito dessa prática sobre o acúmulo de metais, tanto no solo, como nas plantas adubadas com esses dejetos s evita impactos ambientais indesejáveis.
id UFSC_efdbbc7f74635dcb91d043ad6144b808
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/221947
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling APLICAÇÃO DE DEJETOS LÍQUIDOS DE SUÍNOS E A BUSCA DA SUSTENT ABILIDADEDejetos de suínosSustentabilidadePequenas propriedades ruraisOs dejetos suínos, até a década de 70, não constituíam fator preocupante, pois a concentração de animais era pequena e o solo das propriedades tinha capacidade para absorvê-los, ou eram utilizados como adubo orgânico. Porém, o desenvolvimento da suinocultura trouxe a produção de grandes quantidades de dejetos, que não emprega tratamento adequado, se transformou na maior fonte poluidora do solo e mananciais de água. O impacto ambiental das práticas tradicionais de tratamento e de adição de dejetos de suínos, em solos agrícolas, tem motivado a busca de tecnologias compatíveis com o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida. Atualmente, a aplicação de dejetos de suínos em solos agrícolas tem sido muito utilizada, pois este resíduo é fonte de nutrientes. A aplicação dos dejetos de suínos em solos agrícolas, cultivados com o sistema de plantio direto, contudo, pode ser viabilizada com a aplicação desses resíduos no sulco do solo. Embora esse aspecto tenha sido estudado quanto à eficiência agronômica, a busca pela sustentabilidade das pequenas propriedades rurais, ele ainda não foi considerado em termos do impacto ambiental, como por exemplo, o efeito dessa prática sobre o acúmulo de metais, tanto no solo, como nas plantas adubadas com esses dejetos s evita impactos ambientais indesejáveis.UFSC/VIRTUHAB2021-04-11T11:55:59Z2021-04-11T11:55:59Z2008-04-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2596-237Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221947CIOTTI, Carla SimoneSANTOS, Vanessa Rita dosCAVALCANTI, JulianoRITTER, Filipeporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-11T11:56:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/221947Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-04-11T11:56:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv APLICAÇÃO DE DEJETOS LÍQUIDOS DE SUÍNOS E A BUSCA DA SUSTENT ABILIDADE
title APLICAÇÃO DE DEJETOS LÍQUIDOS DE SUÍNOS E A BUSCA DA SUSTENT ABILIDADE
spellingShingle APLICAÇÃO DE DEJETOS LÍQUIDOS DE SUÍNOS E A BUSCA DA SUSTENT ABILIDADE
CIOTTI, Carla Simone
Dejetos de suínos
Sustentabilidade
Pequenas propriedades rurais
title_short APLICAÇÃO DE DEJETOS LÍQUIDOS DE SUÍNOS E A BUSCA DA SUSTENT ABILIDADE
title_full APLICAÇÃO DE DEJETOS LÍQUIDOS DE SUÍNOS E A BUSCA DA SUSTENT ABILIDADE
title_fullStr APLICAÇÃO DE DEJETOS LÍQUIDOS DE SUÍNOS E A BUSCA DA SUSTENT ABILIDADE
title_full_unstemmed APLICAÇÃO DE DEJETOS LÍQUIDOS DE SUÍNOS E A BUSCA DA SUSTENT ABILIDADE
title_sort APLICAÇÃO DE DEJETOS LÍQUIDOS DE SUÍNOS E A BUSCA DA SUSTENT ABILIDADE
author CIOTTI, Carla Simone
author_facet CIOTTI, Carla Simone
SANTOS, Vanessa Rita dos
CAVALCANTI, Juliano
RITTER, Filipe
author_role author
author2 SANTOS, Vanessa Rita dos
CAVALCANTI, Juliano
RITTER, Filipe
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CIOTTI, Carla Simone
SANTOS, Vanessa Rita dos
CAVALCANTI, Juliano
RITTER, Filipe
dc.subject.por.fl_str_mv Dejetos de suínos
Sustentabilidade
Pequenas propriedades rurais
topic Dejetos de suínos
Sustentabilidade
Pequenas propriedades rurais
description Os dejetos suínos, até a década de 70, não constituíam fator preocupante, pois a concentração de animais era pequena e o solo das propriedades tinha capacidade para absorvê-los, ou eram utilizados como adubo orgânico. Porém, o desenvolvimento da suinocultura trouxe a produção de grandes quantidades de dejetos, que não emprega tratamento adequado, se transformou na maior fonte poluidora do solo e mananciais de água. O impacto ambiental das práticas tradicionais de tratamento e de adição de dejetos de suínos, em solos agrícolas, tem motivado a busca de tecnologias compatíveis com o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida. Atualmente, a aplicação de dejetos de suínos em solos agrícolas tem sido muito utilizada, pois este resíduo é fonte de nutrientes. A aplicação dos dejetos de suínos em solos agrícolas, cultivados com o sistema de plantio direto, contudo, pode ser viabilizada com a aplicação desses resíduos no sulco do solo. Embora esse aspecto tenha sido estudado quanto à eficiência agronômica, a busca pela sustentabilidade das pequenas propriedades rurais, ele ainda não foi considerado em termos do impacto ambiental, como por exemplo, o efeito dessa prática sobre o acúmulo de metais, tanto no solo, como nas plantas adubadas com esses dejetos s evita impactos ambientais indesejáveis.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-09
2021-04-11T11:55:59Z
2021-04-11T11:55:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2596-237X
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221947
identifier_str_mv 2596-237X
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFSC/VIRTUHAB
publisher.none.fl_str_mv UFSC/VIRTUHAB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651981662715904