Aptidão física de crianças e adolescentes participantes de futebol de campo no contraturno escolar
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238697 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura. |
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Aptidão física de crianças e adolescentes participantes de futebol de campo no contraturno escolarAptidão físicaFutebol de campoEducação físicaProjetos no contraturno escolarTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura.O objetivo deste estudo foi avaliar a aptidão física de crianças e adolescentes com idades entre 10 e 15 anos, participantes de futebol de campo no contraturno escolar, matriculadas em uma escola da rede pública municipal de Florianópolis/SC localizada no sul da ilha. Foram avaliadas por meio dos testes do PROESP-BR (agilidade, velocidade, força de membros inferiores e flexibilidade) de 115 escolares entre 10 e 15 anos, divididos em dois grupos: grupo que participa de futebol de campo no contraturno escolar (n=30), grupo de crianças não participantes da modalidade (n=85). Os testes foram analisados de forma descritiva, por meio do teste de kruskall-Wallis e Wilcoxon, adotando-se p≤0,05 como nível de significância estatística. Os resultados mostraram melhor desempenho no grupo do futebol nas variáveis agilidade, velocidade e força de membros inferiores. Em contrapartida, o grupo de não participantes da modalidade apresentou melhor desempenho na flexibilidade. Os meninos foram melhores na agilidade, velocidade e força de membros inferiores, enquanto as meninas tiveram melhor desempenho na flexibilidade. Os resultados mostram a importância da participação de escolares em projetos no contraturno escolar, especialmente o futebol de campo, alertando ainda sobre a importância de maior incentivo à participação de mais escolares e maior investimento em projetos sociais.Florianópolis, SC.Fernandes, Lisiane Schilling PoetaUniversidade Federal de Santa Catarina.Soares, Vitor de Souza2022-09-06T03:10:05Z2022-09-06T03:10:05Z2022-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis34 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238697Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-05-31T21:51:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/238697Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-05-31T21:51:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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