Grupos educativos como estratégia para estimular a adesão ao tratamento entre pacientes hipertensos e diabéticos do Complexo Hospitalar Clementino Fraga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Áurea Rodrigues da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169169
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Linhas de Cuidado em Doenças Crônicas Não Transmissíveis
id UFSC_f096151eefc68808bc458807a9cd7ff7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169169
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Grupos educativos como estratégia para estimular a adesão ao tratamento entre pacientes hipertensos e diabéticos do Complexo Hospitalar Clementino Fragahipertensãodiabetesenfermagemeducação em saúdeTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Linhas de Cuidado em Doenças Crônicas Não TransmissíveisA Hipertensão arterial sistêmica e o diabetes mellitus são agravos que representam importante problema de saúde pública e que exigem grandes investimentos dos cofres públicos no seu tratament o dada a elevada prevalência observada no Brasil. As estratégia s de controle em ambos os casos envolvem uma associação entre a terapia medicamentosa e não medicamentosa. A instituição da terapia não medicamentosa exige a mudança de estilo de vida, mediante a adoção de práticas pro - ativas. Sabe - se, por outro lado, que realizar mudanças no estilo não é tarefa fácil. Isso porque exige mudan ç a do comportamento habitual adquirido ao longo da vida, disciplina e paci ê ncia para obter os resultados . Sendo assim, o p resente projeto de intervenção objetiva estimular a adesão ao tratamento da HAS e do DM entre os pacientes do CHCF que são portadores dessas patologias por meio da participação em grupos educativos . Além disso, pretende - se, como objetivos específicos , ampl iar os saberes dos participantes sobre a s doença s , seus fatores de risco e conseqüências do descontrole dos níveis pressóricos e glicêmicos , estimular à adoção de práticas alimentares saudáveis, incentivar a realização de atividade física regular e incenti var a adoção de estilos de vida saudáveis (considerando, claro, as perspectivas de alta do paciente) . Trata - se de uma proposta de intervenção, por meio da part icipação em grupos educativos. Caracteriza - se como uma Tecnologia de Cuidado ou de Educação. A i ntervenção consistirá na criação de um grupo de hipertensos e diabéticos , onde serão discutidos vários temas relacionados à doença, com enfoque na importância da adesão ao tratamento. Espera - se alcançar os seguintes resultados: Obter adesão de 100 % dos hip ertensos e diabéticos cadast rados n os encontros mensais (já que o foco são pacientes internados) ; Aprimorar o nível de conhecimento dos pacientes hipertensos e diabéticos sobre os fatores de risco relacionados à HAS e ao DM e as estratégias que podem ser u tilizadas para controlá - los em 100% dos hipertensos e diabéticos cadastrados; Incentivar a prática regular de atividade física entre 100% dos hipertensos ediabeticos cadastrados (considerando as perspectivas de alta e as condições clínicas do pacientes sob retudo no caso daqueles que vivem com HIV/AIDS); Estimular o controle do peso como estratégia para o controle da HAS e do DM entre 100% dos participantes do grupo; Estimular o abandono do fumo entre 75% dos hipertensos e diabéticos cadastrados; Melhorar a adesão à terapêutica não medicamentosa entre 85% dos hipertensos cadastrados, considerando o período após a alta hospitalar.Florianópolis, SCFilho, Cláudio Claudino da SilvaUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Áurea Rodrigues da2016-10-14T17:17:30Z2016-10-14T17:17:30Z2016-10-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis25application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169169porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-14T17:17:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169169Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-14T17:17:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Grupos educativos como estratégia para estimular a adesão ao tratamento entre pacientes hipertensos e diabéticos do Complexo Hospitalar Clementino Fraga
title Grupos educativos como estratégia para estimular a adesão ao tratamento entre pacientes hipertensos e diabéticos do Complexo Hospitalar Clementino Fraga
spellingShingle Grupos educativos como estratégia para estimular a adesão ao tratamento entre pacientes hipertensos e diabéticos do Complexo Hospitalar Clementino Fraga
Silva, Áurea Rodrigues da
hipertensão
diabetes
enfermagem
educação em saúde
title_short Grupos educativos como estratégia para estimular a adesão ao tratamento entre pacientes hipertensos e diabéticos do Complexo Hospitalar Clementino Fraga
title_full Grupos educativos como estratégia para estimular a adesão ao tratamento entre pacientes hipertensos e diabéticos do Complexo Hospitalar Clementino Fraga
title_fullStr Grupos educativos como estratégia para estimular a adesão ao tratamento entre pacientes hipertensos e diabéticos do Complexo Hospitalar Clementino Fraga
title_full_unstemmed Grupos educativos como estratégia para estimular a adesão ao tratamento entre pacientes hipertensos e diabéticos do Complexo Hospitalar Clementino Fraga
title_sort Grupos educativos como estratégia para estimular a adesão ao tratamento entre pacientes hipertensos e diabéticos do Complexo Hospitalar Clementino Fraga
author Silva, Áurea Rodrigues da
author_facet Silva, Áurea Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Filho, Cláudio Claudino da Silva
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Áurea Rodrigues da
dc.subject.por.fl_str_mv hipertensão
diabetes
enfermagem
educação em saúde
topic hipertensão
diabetes
enfermagem
educação em saúde
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Linhas de Cuidado em Doenças Crônicas Não Transmissíveis
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-14T17:17:30Z
2016-10-14T17:17:30Z
2016-10-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169169
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 25
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651971247210496