A interpretação do cuidado de enfermagem à criança em creches, pela ótica de Pierre Bourdieu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Vera Lúcia de Oliveira
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87424
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
id UFSC_f096fedc55a54572f178a7f13416335e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87424
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A interpretação do cuidado de enfermagem à criança em creches, pela ótica de Pierre BourdieuEnfermagemEnfermagem pediatricaCriançasEducação infantilTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.Neste estudo, objetivou-se correlacionar a produção científica de Enfermagem acerca do cuidado à criança em creches, com o capital científico, cultural, social, econômico e simbólico que tal produção confere no campo da Enfermagem. Para tanto, analisaram-se as teses e dissertações produzidas no Brasil no período de 1993 a 2002, utilizando-se a corrente interpretacionista e a abordagem qualitativa. Adotaram-se as concepções bourdieusianas como referencial teórico-filosófico e a hermenêutica dialética proposta por Minayo (1999), como referencial metodológico. Coletaram-se os dados por meio de consulta ao catálogo "Informações sobre pesquisas e pesquisadores em Enfermagem divulgado pelo CEPEn (2001)" e acessando a página da ABEn Nacional. Duas (0,7%) das teses e oito (0,9%) das dissertações referiam-se a essa temática, o que demonstrou sua pequena representatividade no universo da produção científica dos cursos de mestrado e doutorado em Enfermagem. Empregou-se como recurso técnico a análise de conteúdo na modalidade temática, adotando-se os critérios de relevância e repetição para a seleção das categorias empíricas. Nessa etapa, procurou-se apreender o cuidado de Enfermagem à criança em qualquer de suas dimensões. As categorias analíticas campo, habitus e capital foram selecionadas a priori. Da categoria campo, evidenciou-se que a produção científica analisada atende aos pressupostos que regem o campo da Enfermagem e está predominantemente fundamentada em referenciais e teorias de outros campos do saber. Da categoria habitus, apreendeu-se que o cuidado à criança em creches interfere na incorporação de habitus primários. Dessa forma, as creches constituem espaços privilegiados de promoção de saúde pela possibilidade de contato diário com a família e prolongado com a criança, o que oportuniza uma complementaridade das ações realizadas na creche e no lar. Apreendeu-se, ainda, que, dependendo da proposta pedagógica da instituição, podem ser gerados nas crianças habitus indicativos de submissão ou de cidadania. As manifestações do habitus de classe efetuaram-se por meio da capacitação para o cuidado, para o autocuidado, e para o cuidado de si. Na categoria capital, a falta de clareza quanto as funções da creche demonstrou dificultar a construção de capital científico específico para atuação neste cenário. Investigando-se as qualidades formal e política na produção científica analisada, identificou-se que, embora haja algumas fragilidades metodológicas, a qualidade política se fez presente. Exteriorizou-se pelo compromisso da Enfermagem com a promoção de saúde e qualidade de vida em nível individual e coletivo, bem como com as políticas públicas visando a intensificar a articulação dos campos da saúde e da educação. Constatou-se, ainda, a falta de um eixo político que representasse o compromisso profissional, social e ético da Enfermagem, com as crianças que freqüentam creches.Florianópolis, SCBackes, Vania Marli SchubertUniversidade Federal de Santa CatarinaGomes, Vera Lúcia de Oliveira2012-10-21T19:54:03Z2012-10-21T19:54:03Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf204159http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87424porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T16:36:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/87424Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T16:36:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A interpretação do cuidado de enfermagem à criança em creches, pela ótica de Pierre Bourdieu
title A interpretação do cuidado de enfermagem à criança em creches, pela ótica de Pierre Bourdieu
spellingShingle A interpretação do cuidado de enfermagem à criança em creches, pela ótica de Pierre Bourdieu
Gomes, Vera Lúcia de Oliveira
Enfermagem
Enfermagem pediatrica
Crianças
Educação infantil
title_short A interpretação do cuidado de enfermagem à criança em creches, pela ótica de Pierre Bourdieu
title_full A interpretação do cuidado de enfermagem à criança em creches, pela ótica de Pierre Bourdieu
title_fullStr A interpretação do cuidado de enfermagem à criança em creches, pela ótica de Pierre Bourdieu
title_full_unstemmed A interpretação do cuidado de enfermagem à criança em creches, pela ótica de Pierre Bourdieu
title_sort A interpretação do cuidado de enfermagem à criança em creches, pela ótica de Pierre Bourdieu
author Gomes, Vera Lúcia de Oliveira
author_facet Gomes, Vera Lúcia de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Backes, Vania Marli Schubert
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Vera Lúcia de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Enfermagem pediatrica
Crianças
Educação infantil
topic Enfermagem
Enfermagem pediatrica
Crianças
Educação infantil
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004
2012-10-21T19:54:03Z
2012-10-21T19:54:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 204159
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87424
identifier_str_mv 204159
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823042408832565248