Tecnologia ferroviária de levitação magnética: estudo de caso para Florianópolis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/165274 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil. |
id |
UFSC_f0f0b527fe226a77cdae9d2e366ff3f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/165274 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Tecnologia ferroviária de levitação magnética: estudo de caso para FlorianópolisMaglev-CobraMobilidade urbanaMultimodalidadeEstudo de viabilidadeEngenharia civilInfraestrutura ferroviáriaIntermodalidadeTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.O assunto “mobilidade urbana” vem sendo cada vez mais discutido e, paralelamente a isso, as questões envolvendo sustentabilidade e qualidade de vida vêm sempre sendo uma prioridade nas tomadas de decisão e nos projetos. O deslocamento de milhões de pessoas por dia, em um mesmo município, exige uma malha viária extremamente ampla e abrangente. Contudo, certas cidades possuem limitações físicas e geográficas, que limitam a ampliação da malha, tornando ineficaz a implantação de um BRT. Uma segunda opção seria o metrô subterrâneo caso o mesmo fosse viável do ponto de vista econômico, o que não ocorre em virtude de um investimento relativamente alto, para um número de passageiros não tão elevado como o necessário. Entretanto, as últimas inovações tecnológicas envolvendo a levitação de trens através do magnetismo, possibilitaram a elaboração de um novo modelo de transporte que poderia solucionar todos os problemas citados anteriormente. Este estudo terá como finalidade a comparação técnica e financeira entre cada um dos modelos ferroviários de levitação magnética, bem como, a situação atual nos principais países de destaque do respectivo cenário. Por último, será realizada uma análise preliminar do estudo de viabilidade para a implantação de um sistema mais adequado para Florianópolis, a fim de realizar uma comparação com a atual conjuntura em que a cidade se encontra no momento, tendo em vista os constantes e crescentes problemas que a infraestrutura atual não consegue sanar.The subject "Urban Mobility" has been increasingly discussed and, parallel to this, the issues surrounding sustainability and quality of life are always a priority in decision-making and in the projects. The displacement of millions of people a day, in the same municipality, requires an extremely broad and comprehensive road network. However, some cities have physical and geographical constraints that limit the expansion of the mesh, making ineffective the implementation of a BRT. A second option is the underground subway if it were feasible from an economic point of view, which does not occur due to a relatively high investment for a number of passengers not as high as necessary. However, the latest technological innovations involving levitation trains through magnetism enabled the creation of a modal that could solve all the problems mentioned above. This study will aim to technical and financial comparison between each rail models of magnetic levitation, as well as the current situation in the main countries of their outstanding scenery. Finally, a preliminary analysis of the feasibility study will be carried out to implement the most appropriate system to Florianopolis, in order to make a comparison with the current situation in the city is at the moment, given the constant and growing problems that current infrastructure cannot solve.Noronha, Marcos Aurélio MarquesPhilippi, Rodolfo Carlos NicolazziUniversidade Federal de Santa CatarinaAzevedo, Rafael Elizeu Beltrão de2016-07-25T18:08:21Z2016-07-25T18:08:21Z2016-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisxx f.131application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/165274porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-25T18:08:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/165274Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-07-25T18:08:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologia ferroviária de levitação magnética: estudo de caso para Florianópolis |
title |
Tecnologia ferroviária de levitação magnética: estudo de caso para Florianópolis |
spellingShingle |
Tecnologia ferroviária de levitação magnética: estudo de caso para Florianópolis Azevedo, Rafael Elizeu Beltrão de Maglev-Cobra Mobilidade urbana Multimodalidade Estudo de viabilidade Engenharia civil Infraestrutura ferroviária Intermodalidade |
title_short |
Tecnologia ferroviária de levitação magnética: estudo de caso para Florianópolis |
title_full |
Tecnologia ferroviária de levitação magnética: estudo de caso para Florianópolis |
title_fullStr |
Tecnologia ferroviária de levitação magnética: estudo de caso para Florianópolis |
title_full_unstemmed |
Tecnologia ferroviária de levitação magnética: estudo de caso para Florianópolis |
title_sort |
Tecnologia ferroviária de levitação magnética: estudo de caso para Florianópolis |
author |
Azevedo, Rafael Elizeu Beltrão de |
author_facet |
Azevedo, Rafael Elizeu Beltrão de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Noronha, Marcos Aurélio Marques Philippi, Rodolfo Carlos Nicolazzi Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Rafael Elizeu Beltrão de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Maglev-Cobra Mobilidade urbana Multimodalidade Estudo de viabilidade Engenharia civil Infraestrutura ferroviária Intermodalidade |
topic |
Maglev-Cobra Mobilidade urbana Multimodalidade Estudo de viabilidade Engenharia civil Infraestrutura ferroviária Intermodalidade |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-25T18:08:21Z 2016-07-25T18:08:21Z 2016-07-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/165274 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/165274 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
xx f.131 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823043295230558208 |