TEMPOS HIPERMODERNOS E PRODUTIVIDADE DOCENTE NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA: DILEMAS E ENCRUZILHADAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nez, Egeslaine de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114709
Resumo: No emaranhado da sociedade do conhecimento e hipermoderna encontra-se a universidade brasileira, enraizada em situações concretas que balizam suas relações com a realidade sócio-econômica. O objetivo deste artigo é compreender os dilemas e as encruzilhadas vivenciadas pela Pós-graduação brasileira no tocante a produtividade docente. Utilizou-se para a construção desta investigação, expressando as respectivas abordagens de análise dos dados, num primeiro momento uma pesquisa bibliográfica, seguida de uma pesquisa documental (análise de conteúdo) e num terceiro momento uma pesquisa de campo (análise quali/qualitativa). Os resultados encontrados sinalizam que houve ao longo dos últimos anos a efetivação de diligências no âmbito operacional, por intermédio do aprimoramento do sistema de coleta e tratamento de dados, além da definição de indicadores mais precisos da produtividade docente. Isso tem relevância científica quando se apresenta uma discussão sobre o papel da Pós-Graduação nessa realidade hipermoderna, marcada pelo avanço do capitalismo acadêmico. Em suma, o produtivismo acadêmico vem sendo pesquisado, denunciado e causa desconforto entres os pesquisadores. É o paradoxo atual provocado pela hipermodernidade, um indivíduo produtivo ao extremo, porém uma engrenagem da sociedade.
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