Influências das práticas de gestão do conhecimento e da capacidade dinâmica no desempenho organizacional: um estudo de caso da Empresa Brasileira de Correiros e Telégrafos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neuenfeld, Débora Raquel
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191050
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2017.
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spelling Influências das práticas de gestão do conhecimento e da capacidade dinâmica no desempenho organizacional: um estudo de caso da Empresa Brasileira de Correiros e TelégrafosAdministraçãoGestão do conhecimentoDesempenho organizacionalTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2017.O objetivo principal desta tese foi compreender como as práticas de gestão do conhecimento influenciam o desenvolvimento da capacidade dinâmica e, por consequência, o desempenho organizacional das Regionais da ECT. A ECT é uma empresa pública que tem como objetivo planejar, implantar e explorar o serviço postal e o serviço de telegrama; explorar os serviços postais de logística integrada, financeiros e eletrônicos; explorar atividades correlatas e exercer outras atividades afins autorizadas pelo Ministério das Comunicações. Enquanto categoria central na presente investigação, as práticas de gestão do conhecimento foram tratadas a partir da complementaridade com a capacidade dinâmica, para se compreender a sua influência no desempenho organizacional. Nessa perspectiva, considerou-se que a capacidade dinâmica envolve a capacidade absortiva, adaptativa e inovativa. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo descritiva e apresenta uma abordagem teórico-empírica. A presente investigação apresenta recorte transversal com perspectiva longitudinal e foi realizada nas Diretorias Regionais dos Correios de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo Interior, São Paulo Metropolitano e Minas Gerais. Os métodos de coleta de dados utilizados foram, principalmente, entrevistas semiestruturadas e análise documental. Em relação aos tipos de dados, foram coletados dados primários e secundários, que serviram de base para a análise dos resultados. A análise e interpretação dos dados obtidos nesta pesquisa foram feitas por intermédio do método de análise de conteúdo. Em termos de resultado, constatou-se que as DRs deixaram de realizar muitas das práticas de gestão do conhecimento em virtude do processo de reestruturação da organização iniciado em 2011. Nesse mesmo contexto, a partir de 2012 também se verificou a extinção de muitas práticas relativas ao desenvolvimento da capacidade dinâmica dessas regionais. Identificaram-se lacunas nas práticas de gestão do conhecimento e no desenvolvimento das capacidades dinâmicas, tais como falta de flexibilidade e autonomia para inovação, não estímulo ao aprendizado e ao desenvolvimento profissional, tecnologias que não suportam os processos de gestão do conhecimento. Por fim, constatou-se que em todas as regionais da ECT pesquisadas a extinção das práticas de gestão do conhecimento e, por consequência, a diminuição da capacidade dinâmica das mesmas ocorreu no mesmo período em que houve uma queda no desempenho organizacional. Dessa forma, acredita-se que exista uma relação de interdependência entre esses aspectos.Abstract : The main objective of this thesis was to understand how the knowledge Management practices influence the development of the dynamic capacity and, consequently, the organizational performance of the of ECT s Regionals. ECT is a public company whose objective is to planning, to implant and to explore the postal service and the telegram service; to explore the postal services of integrated logistics, financial and electronic; to explore related activities and to carry out other related activities authorized by the Ministry of Communications. As the central category in the present investigation, the knowledge Management practices were treated from the complementarity with the dynamic capacity, to understand their influence on organizational performance. In this perspective, it was considered that the dynamic capacity involves the absorptive, adaptive and innovative capacity. It is a qualitative research, descriptive type and presents a theoretical-empirical approach. The present research transversal cut with longitudinal perspective and was carried out at the Regional Post Office of Santa Catarina. Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo Interior, Metropolitan São Paulo and Minas Gerais. Data collection methods used were, mainly semi-structured interviews and documentary analysis. Regarding the data types, were collected primary and secondary data, which served as the basis for the analysis of the results. The analysis and interpretation of the data obtained in this research were made by the content analysis metho In terms of results, it was found that DRs failed to carry out many of the knowledge management practices by virtue of restructuring process of the organization started in 2011. Until then, the regional ones developed such practices through various processes focused on quality management and improving the organizational management. In the same context, as of 2012, many practices related to the development of the dynamic capacity of these regional ones have also been extinguished. Gaps have been identified in knowledge management practices and in the development of dynamic capacities, such as lack of flexibility and autonomy for innovation, not stimulation of learning and professional development, technologies that do not support knowledge management processes. Finally, it was found that in all the regional organizations of the ECT surveyed the extinction of knowledge management practices and, consequently, the decrease of the dynamic capacity of the same occurred in the same period in which there was a decrease in the organizational performance. In this way, it is believed that there is a relationship of interdependence between these aspects.Cário, Silvio Antônio FerrazUniversidade Federal de Santa CatarinaNeuenfeld, Débora Raquel2018-11-03T04:04:04Z2018-11-03T04:04:04Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis398 p.| il., gráfs.application/pdf354497https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191050porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-03T04:04:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/191050Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-11-03T04:04:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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