ito da manipulação das narrativas contábeis sobre a propensão de investimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Matheus Vinicius da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203948
Resumo: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Ciências Contábeis.
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spelling ito da manipulação das narrativas contábeis sobre a propensão de investimentoNarrativas contábeisJulgamento do investidorEnquadramento de ênfaseGráficosDemonstrações ContábeisTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Ciências Contábeis.Este estudo possui como objetivo analisar o efeito do enquadramento de ênfase das narrativas contábeis na propensão de investimento do usuário. Para tanto, realizou-se um experimento com 247 estudantes do curso de Ciências Contábeis de 2 universidades públicas. Foram aplicadas 5 versões do questionário, todas com o mesmo conjunto de demonstrações, o que diferiu foi apenas as narrativas contábeis que sofriam o enquadramento de ênfase ou a utilização de gráficos no lugar da narrativa. Para análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva e quatro regressões tobit. Os resultados evidenciam que os gráficos têm um efeito positivo sobre a propensão do investimento, o que melhora a percepção do usuário sobre a situação da empresa. Constatou-se também que as narrativas aplicadas de forma inconsistente com o desempenho da empresa têm um efeito negativo, o que piora a compreensão do indivíduo. Deste modo, o estudo contribui com as pesquisas na área por demonstrar as formas e as diferenças de influência que o enquadramento de ênfase tem sobre a propensão de investimento. Contribui ao alertar os investidores a como evitar ser influenciado pelos tipos de enquadramento de ênfase. Também contribui os gestores a repassarem melhor as informações de seus relatórios a fim de diminuir a perda por má forma de divulgação de ganhos.Florianópolis, SCSchnorrenberger, DarciRengel, RodrigoUniversidade Federal de Santa CatarinaRosa, Matheus Vinicius da2020-01-22T13:55:39Z2020-01-22T13:55:39Z2019-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis84application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203948info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-01-22T13:55:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/203948Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-01-22T13:55:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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