Biossegurança e segurança do paciente na formação em enfermagem: um estudo sob o olhar da ergologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Gerusa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215402
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2019.
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Neste contexto realizou-se uma pesquisa com o objetivo de compreender o que professores e estudantes, de últimas fases de curso técnico e graduação em enfermagem do Brasil e de curso de licenciatura em enfermagem de Portugal, entendem por biossegurança e segurança do paciente, e como esses temas são desenvolvidos em situações de ensino/aprendizagem, teóricas e práticas. Método: Pesquisa de abordagem qualitativa, com amostragem intencional e por conveniência, envolvendo quatorze professores e quarenta e quatro estudantes de duas instituições de ensino da região sul do Brasil e uma em Portugal. A coleta dos dados ocorreu no período de março a dezembro de 2017 no Brasil e, em Portugal, no período de abril a junho de 2018. Originaramse cinquenta e oito entrevistas semiestruturadas, vinte e quatro notas de observação, vinte e cinco documentos oriundos da análise documental e cinco entrevistas coletivas de autoconfrontação. Os dados foram analisados sob a ótica da análise de conteúdo, e organizados com o auxílio do software Atlas.ti versão 8.4, para análise de dados qualitativos. O estudo foi orientado pela triangulação das abordagens teóricas do processo de trabalho, com foco no processo de trabalho do docente, segurança do paciente na interface da biossegurança e teórico-metodológica da ergologia. Foram respeitados todos os preceitos éticos para pesquisa com seres humanos, previstos em ambos os países. Resultados: Professores e estudantes, de ambos os países, concordam que a biossegurança e a segurança do paciente devem ser tratadas ao longo dos cursos de formação em enfermagem, contribuindo para a construção de uma cultura de segurança no campo da saúde. A existência e disponibilidade de normas contribui para a segurança e saúde de usuários e profissionais, refletindo no cuidado de si, do outro e do meio ambiente. No exercício da atividade de ensino ocorre um encontro de saberes, e confrontação dos saberes constituídos, na construção dos saberes investidos. A percepção e o uso das normas envolvem um processo complexo permeado por condições objetivas, subjetividade e valores, que resultam em um debate e renormalizações na realização de atividades, sempre singulares. O desconhecimento dos estudantes, quando se trata da cultura de segurança do paciente, foi expressivo clamando por modificações no ensino. Com o método da autoconfrontação foi possível descrever três situações identificadas em locais de prática no Brasil, demonstrando que a ausência do debate de normas favorece práticas inseguras. Concluiu-se que as instituições de ensino, e os serviços de saúde, são diversificados e complexos, exigindo diálogo entre os protocolos e a vivência da prática assistencial, considerando que estes são promotores de condutas biosseguranças, refletindo-se na formação do estudante em nível nacional e internacional.Abstract: Research aiming to understand what teachers and students, of the last stages of technical and nursing undergraduate courses in Brazil and of the training course of nurses in Portugal, understand biosafety and patient safety, and how these topics are developed in situations of teaching / learning theory and practice. Method: Qualitative approach research, with intentional and convenience sampling, involving fourteen teachers and forty-four students from two educational institutions in the southern region of Brazil and one in Portugal. Data were collected from March to December 2017 in Brazil and from April to June 2018 in Portugal. There were fifty-eight semi-structured interviews, twenty-four observation notes, twenty-five documents originating from the documentary analysis and five collective selfconfrontation interviews. The data was analyzed from the perspective of the content analysis and organized with the aid of Atlas.ti software version 8.4, for analysis of qualitative data. The study was guided by the triangulation of the theoretical approaches of the work process focusing on the work process of the teacher, patient safety at the interface of biosafety and theoretical-methodological ergology. All the ethical precepts for research with human beings, foreseen in both countries, were respected. Results: after contextualization of the three participating institutions, it has resulted in four manuscripts. The first was a theoretical reflection: theoretical-methodological contributions of ergology to research on nursing work. The second describes the views of teachers and students on biosafety and patient safety in both countries. The third deals with the norms prescribed in educational institutions, Brazil and Portugal. And the fourth manuscript consists of three descriptive cases, arising from real situations of the educational process, highlighting the method of self-confrontation interview. It was concluded that teachers and students from both countries agree that biosafety and patient safety must be addressed throughout the nursing training courses and that the existence and availability of standards contributes to safe practices. However, the perception and use of norms involves a complex process permeated by objective conditions, subjectivity and values, that result in a debate of norms and renormalizations in the accomplishment of activities, always as something unique. Educational institutions and health services are complex, and influence teacher and student decision-making. The narrowing of protocols to teaching and the experience of care practice are promoters of safe and protective behaviors, which are reflected in the training of the student, nationally and internationally.170 p.| il.porEnfermagemEducação em enfermagemSegurança do pacienteBiossegurançaBiossegurança e segurança do paciente na formação em enfermagem: um estudo sob o olhar da ergologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPNFR1130-T.pdfPNFR1130-T.pdfapplication/pdf4588413https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/215402/-1/PNFR1130-T.pdf88208ba5922c0cd1d12798e4c5e17659MD5-1123456789/2154022020-10-21 18:16:13.288oai:repositorio.ufsc.br:123456789/215402Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:16:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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