GESTÃO DE EGRESSOS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: POSSIBILIDADES E PONTENCIALIDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MICHELAN, LUCIANO SERGIO
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: HARGER, CARLOS AUGUSTO, EHRHARDT, GIOVANI, MORÉ, RAFAEL PEREIRA OCAMPO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/36720
Resumo: Como objetivo do presente estudo visou-se identificar as potencialidades e possibilidades de Gestão de Egressos no contexto brasileiro. O presente estudo se caracteriza como aplicado, qualitativo e descritivo da realidade da Gestão de Egresso em âmbito nacional. Para levantamento dos dados foram realizadas pesquisas documental e bibliográfica em: Planos de Desenvolvimento Institucional, Planos de Avaliação Institucional, Relatórios de Avaliação de Egressos, legislação educacional e artigos referente a temática egressos. As apresentações das possibilidades e potencialidades da Gestão de Egressos ocorreu em quatro níveis de intensidade de relacionamento da IES com os egressos: Registro e Acompanhamento do Perfil do Egresso; Avaliação da IES e do Curso pelo Egresso; Fatores de Dificuldade e Facilidade de Inserção do Egresso no Mercado; e Relacionamento com o Egresso. Como resultados da pesquisa identificou-se como pré-requisitos para Gestão de Egresso a necessidade de uma Política Institucional consolidada, além de um Sistema de Informação pautado em diretrizes de Gestão do Conhecimento. Por fim, constatou-se que a Gestão de Egressos proporciona à organização uma melhor efetividade das ações institucionais, gerando benefícios às IES, à Sociedade e especialmente aos Egressos.
id UFSC_f1628743810e484d225f77060e903282
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/36720
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling GESTÃO DE EGRESSOS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: POSSIBILIDADES E PONTENCIALIDADESComo objetivo do presente estudo visou-se identificar as potencialidades e possibilidades de Gestão de Egressos no contexto brasileiro. O presente estudo se caracteriza como aplicado, qualitativo e descritivo da realidade da Gestão de Egresso em âmbito nacional. Para levantamento dos dados foram realizadas pesquisas documental e bibliográfica em: Planos de Desenvolvimento Institucional, Planos de Avaliação Institucional, Relatórios de Avaliação de Egressos, legislação educacional e artigos referente a temática egressos. As apresentações das possibilidades e potencialidades da Gestão de Egressos ocorreu em quatro níveis de intensidade de relacionamento da IES com os egressos: Registro e Acompanhamento do Perfil do Egresso; Avaliação da IES e do Curso pelo Egresso; Fatores de Dificuldade e Facilidade de Inserção do Egresso no Mercado; e Relacionamento com o Egresso. Como resultados da pesquisa identificou-se como pré-requisitos para Gestão de Egresso a necessidade de uma Política Institucional consolidada, além de um Sistema de Informação pautado em diretrizes de Gestão do Conhecimento. Por fim, constatou-se que a Gestão de Egressos proporciona à organização uma melhor efetividade das ações institucionais, gerando benefícios às IES, à Sociedade e especialmente aos Egressos.INPEAU2012-10-01T18:36:35Z2012-10-01T18:36:35Z2009-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/36720MICHELAN, LUCIANO SERGIOHARGER, CARLOS AUGUSTOEHRHARDT, GIOVANIMORÉ, RAFAEL PEREIRA OCAMPOporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-20T13:28:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/36720Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-20T13:28:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv GESTÃO DE EGRESSOS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: POSSIBILIDADES E PONTENCIALIDADES
title GESTÃO DE EGRESSOS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: POSSIBILIDADES E PONTENCIALIDADES
spellingShingle GESTÃO DE EGRESSOS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: POSSIBILIDADES E PONTENCIALIDADES
MICHELAN, LUCIANO SERGIO
title_short GESTÃO DE EGRESSOS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: POSSIBILIDADES E PONTENCIALIDADES
title_full GESTÃO DE EGRESSOS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: POSSIBILIDADES E PONTENCIALIDADES
title_fullStr GESTÃO DE EGRESSOS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: POSSIBILIDADES E PONTENCIALIDADES
title_full_unstemmed GESTÃO DE EGRESSOS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: POSSIBILIDADES E PONTENCIALIDADES
title_sort GESTÃO DE EGRESSOS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: POSSIBILIDADES E PONTENCIALIDADES
author MICHELAN, LUCIANO SERGIO
author_facet MICHELAN, LUCIANO SERGIO
HARGER, CARLOS AUGUSTO
EHRHARDT, GIOVANI
MORÉ, RAFAEL PEREIRA OCAMPO
author_role author
author2 HARGER, CARLOS AUGUSTO
EHRHARDT, GIOVANI
MORÉ, RAFAEL PEREIRA OCAMPO
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MICHELAN, LUCIANO SERGIO
HARGER, CARLOS AUGUSTO
EHRHARDT, GIOVANI
MORÉ, RAFAEL PEREIRA OCAMPO
description Como objetivo do presente estudo visou-se identificar as potencialidades e possibilidades de Gestão de Egressos no contexto brasileiro. O presente estudo se caracteriza como aplicado, qualitativo e descritivo da realidade da Gestão de Egresso em âmbito nacional. Para levantamento dos dados foram realizadas pesquisas documental e bibliográfica em: Planos de Desenvolvimento Institucional, Planos de Avaliação Institucional, Relatórios de Avaliação de Egressos, legislação educacional e artigos referente a temática egressos. As apresentações das possibilidades e potencialidades da Gestão de Egressos ocorreu em quatro níveis de intensidade de relacionamento da IES com os egressos: Registro e Acompanhamento do Perfil do Egresso; Avaliação da IES e do Curso pelo Egresso; Fatores de Dificuldade e Facilidade de Inserção do Egresso no Mercado; e Relacionamento com o Egresso. Como resultados da pesquisa identificou-se como pré-requisitos para Gestão de Egresso a necessidade de uma Política Institucional consolidada, além de um Sistema de Informação pautado em diretrizes de Gestão do Conhecimento. Por fim, constatou-se que a Gestão de Egressos proporciona à organização uma melhor efetividade das ações institucionais, gerando benefícios às IES, à Sociedade e especialmente aos Egressos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-27
2012-10-01T18:36:35Z
2012-10-01T18:36:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/36720
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/36720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652143128739840