GESTÃO DE EGRESSOS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: POSSIBILIDADES E PONTENCIALIDADES
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/36720 |
Resumo: | Como objetivo do presente estudo visou-se identificar as potencialidades e possibilidades de Gestão de Egressos no contexto brasileiro. O presente estudo se caracteriza como aplicado, qualitativo e descritivo da realidade da Gestão de Egresso em âmbito nacional. Para levantamento dos dados foram realizadas pesquisas documental e bibliográfica em: Planos de Desenvolvimento Institucional, Planos de Avaliação Institucional, Relatórios de Avaliação de Egressos, legislação educacional e artigos referente a temática egressos. As apresentações das possibilidades e potencialidades da Gestão de Egressos ocorreu em quatro níveis de intensidade de relacionamento da IES com os egressos: Registro e Acompanhamento do Perfil do Egresso; Avaliação da IES e do Curso pelo Egresso; Fatores de Dificuldade e Facilidade de Inserção do Egresso no Mercado; e Relacionamento com o Egresso. Como resultados da pesquisa identificou-se como pré-requisitos para Gestão de Egresso a necessidade de uma Política Institucional consolidada, além de um Sistema de Informação pautado em diretrizes de Gestão do Conhecimento. Por fim, constatou-se que a Gestão de Egressos proporciona à organização uma melhor efetividade das ações institucionais, gerando benefícios às IES, à Sociedade e especialmente aos Egressos. |
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GESTÃO DE EGRESSOS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: POSSIBILIDADES E PONTENCIALIDADESComo objetivo do presente estudo visou-se identificar as potencialidades e possibilidades de Gestão de Egressos no contexto brasileiro. O presente estudo se caracteriza como aplicado, qualitativo e descritivo da realidade da Gestão de Egresso em âmbito nacional. Para levantamento dos dados foram realizadas pesquisas documental e bibliográfica em: Planos de Desenvolvimento Institucional, Planos de Avaliação Institucional, Relatórios de Avaliação de Egressos, legislação educacional e artigos referente a temática egressos. As apresentações das possibilidades e potencialidades da Gestão de Egressos ocorreu em quatro níveis de intensidade de relacionamento da IES com os egressos: Registro e Acompanhamento do Perfil do Egresso; Avaliação da IES e do Curso pelo Egresso; Fatores de Dificuldade e Facilidade de Inserção do Egresso no Mercado; e Relacionamento com o Egresso. Como resultados da pesquisa identificou-se como pré-requisitos para Gestão de Egresso a necessidade de uma Política Institucional consolidada, além de um Sistema de Informação pautado em diretrizes de Gestão do Conhecimento. Por fim, constatou-se que a Gestão de Egressos proporciona à organização uma melhor efetividade das ações institucionais, gerando benefícios às IES, à Sociedade e especialmente aos Egressos.INPEAU2012-10-01T18:36:35Z2012-10-01T18:36:35Z2009-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/36720MICHELAN, LUCIANO SERGIOHARGER, CARLOS AUGUSTOEHRHARDT, GIOVANIMORÉ, RAFAEL PEREIRA OCAMPOporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-20T13:28:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/36720Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-20T13:28:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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