Ensino juridico : disciplina e violencia simbolica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1992 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76853 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias Juridicas, 1992 |
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Ensino juridico : disciplina e violencia simbolicaDireitoEstudo e ensinoTesesDireitoDissertação (mestrado) Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias Juridicas, 1992O trabalho intitulado "Ensino Jurídico: disciplina e violência simbólica", tem por objetivo básico buscar a compreensão da função desempenhada pelos cursos de direito ao longo da história brasileira. Na tentativa de realização desta tarefa deu-se especial atenção ao período posterior a 1964, por entender-se que esta etapa histórica possui uma especificidade na determinação da realidade do ensino jurídico nos dias atuais. O corpo do trabalho está dividido em seis capítulos, além da introdução e das considerações finais, dispostos da seguinte forma: No primeiro capítulo busca-se expor o quadro teórico que norteia a análise ao longo do trabalho. Neles estão, de maneira sintética, colocados os principais conceitos utilizados: A análise da disciplina, realizada por Michel Foucault; o habitus de Pierre Bourdieu; o senso comum teórico do jurista de ofício, de Luís A. Warat; e um quadro onde é delineada a função dos cursos de direito. A seguir busca-se expor a histórica do ensino jurídico no Brasil, desde a sua fundação até 1964, com a utilização do marco teórico construído no capítulo anterior. O terceiro trata do período posterior a 1964, buscando-se dar atenção às transformações ocorridas a nível político, econômico e social para contextualizar a análise sobre o ensino de direito. No quarto capítulo procura-se apreender a realidade do ensino jurídico na atualidade, através de uma pesquisa realizada com alunos da Universidade Federal do Paraná. No quinto e sexto são retomados todos os elementos expostos anteriormente para empreender um esforço de análise da função conservadora e da possibilidade de um exercício da função transformadora através dos cursos jurídicos. Ao final, são expostas algumas considerações de uma síntese do trabalho e de algumas conclusões pessoais do autor.Arruda Junior, Edmundo Lima deUniversidade Federal de Santa CatarinaCosta, Alexandre Bernardino2012-10-16T22:28:08Z2012-10-16T22:28:08Z19921992info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf85615http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76853porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T16:57:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/76853Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T16:57:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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