RAÇA E GÊNERO:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRITO, Aline Aparecida da Cunha
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242274
Resumo: O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a formação profissional da mulher negra como uma expressão da questão social que, portanto, deve ser pensada como objeto de intervenção do serviço social. Dada à centralidade do debate sobre gênero e raça na contemporaneidade, buscou-se apreender no âmbito da formação profissional as particularidade e singularidades observadas na inserção da mulher negra no ensino superior, destacando o lugar que o fenômeno, mulher negra, ocupa no contexto social. Como proposta metodologica, realizou-se revisão bibliográfica relativa às categorias gênero, raça, formação profissional e também, se fez uso da pesquisa documental, a fim de identificar elementos importantes acerca da mulher negra como expressão da questão social e como essa expressão se relaciona e se modifica no processo de formação profissional. Os primeiros achados da pesquisa apontam a inserção tardia da mulher negra no ensino superior que, somada as multiplas expressões da questõ social, têm-se dicotomias no processo de formação e na constituição profissional dessas mulheres.
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