Análise do comportamento dinâmico de rotores em eixos bobinados
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80127 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaSilveira, Márcio EduardoPereira, Jose Carlos2012-10-18T10:45:47Z2012-10-18T10:45:47Z20012001177769http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80127Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.Este trabalho tem por objetivo analisar, utilizando o método dos elementos finitos, o comportamento dinâmico de rotores em eixos bobinados. Os rotores são formados por um ou dois discos acoplados à um eixo apoiado em mancais flexíveis. Os eixos são, neste caso, fabricados a partir do bobinamento de fibras impregnadas em resina sobre um mandril. Os discos são considerados rígidos e um elemento do tipo viga com módulo equivalente é utilizado para modelar o eixo do rotor. Um modelo de amortecimento interno é introduzido através de um módulo equivalente amortecido. Inicialmente, são determinadas a resposta a uma massa desbalanceada e as zonas de instabilidade para os modos em flexão de rotores apoiados em mancais com diferentes configurações. Nos modos em torção, são determinadas as freqüências naturais e os respectivos fatores de amortecimento, bem como a resposta em freqüência. Os resultados obtidos com o eixo em carbono/epóxi e em vidro/epóxi, mostraram que o ângulo de bobinagem do eixo pode ter forte influência na localização das freqüências naturais, tanto nos modos em flexão quanto em torção. O amortecimento interno, proveniente do material composto, pode reduzir consideravelmente os picos de amplitudes de vibrações, porém pode gerar instabilidade no sistema. E por fim, com o objetivo de ressaltar as vantagens e a flexibilidade oferecidas pelo uso de materiais compostos em rotores, um método de otimização foi utilizado para minimizar picos de amplitude, evitar zonas de instabilidade e determinar a posição ótima das velocidades críticas, tendo como variáveis de projeto o ângulo de bobinagem, as rigidezes dos mancais e a posição do disco no eixo.xii, 97 f.| il., grafs., tabs. +porFlorianópolis, SCEngenharia mecânicaDinamicaRotoresEixosMetodo dos elementos finitosMancaisAnálise do comportamento dinâmico de rotores em eixos bobinadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL177769.pdfapplication/pdf2685526https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/80127/1/177769.pdf13db29067265094db7dcb0535875b5bfMD51123456789/801272014-09-25 20:18:46.557oai:repositorio.ufsc.br:123456789/80127Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T23:18:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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