Modelo para apoiar a gestão do conhecimento em projetos colaborativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215282 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2019. |
id |
UFSC_f211220624558cd476e13dd140bfd4d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/215282 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Modelo para apoiar a gestão do conhecimento em projetos colaborativosEngenharia civilModelagem de informação da construçãoDesempenhoProjetosAdministração de projetosTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2019.A evolução do perfil de demandas dos usuários, dos padrões de exigência da sociedade, das novas tecnologias, tanto na área eletrônica como dos processos e materiais de construção, impôs novas formas de planejar, projetar e construir. A necessidade de ter em conta conhecimentos heterogêneos em volumes impossíveis de serem gerenciados por uma única entidade provocaram a necessidade de trabalhar com equipes em permanente interação, integração e uníssonos. Estes projetos passaram a denominar-se Projetos Colaborativos. Para atender esta demanda emergiram inúmeras alternativas e dentre estas o ?Bulding Information Model? - BIM se destacou, inicialmente como uma tecnologia para facilitar a visibilidade, a execução e a comunicação do projeto. Seu uso foi destacado nas mais variadas áreas de aplicação onde sempre evidenciou significativa contribuição, mesmo sem atender plenamente aos propósitos de expansão dos conhecimentos, conforme requerido pelos projetos colaborativos e destacado por Eastman et al. (2011). É neste contexto, que a presente pesquisa se insere e propõe como objetivo construir um modelo para Apoiar a Gestão de Projetos Colaborativos, valendo-se da avaliação de desempenho construtivista como modelo mental. Para a revisão bibliográfica foi utilizado o ProKnow-C (Knowledge Development Process - Constructivist) e para construir o modelo de avaliação foi utilizado a MCDA-C (Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão - Construtivista), ajustada as contribuições teóricas nas etapas de estruturação e construção de escalas. Quanto aos procedimentos metodológicos a concepção filosófica é o construtivismo, a escolha metodológica é quali-quantitativa e a estratégia é do estudo de caso, que incorpora as contribuições teóricas, a coleta e análise de dados é primária por meio de entrevistas e secundária com a leitura de artigos. Os resultados da pesquisa demonstram a robustez das contribuições teóricas propostas, assim como proposta gráfica e matemática para modelar a estruturação e avaliação do tema ?Gestão de Projetos Colaborativos?. Em termos empíricos as principais contribuições se situam na evidenciação das demandas de conhecimentos em cada etapa dos projetos colaborativos, assim como da vertente abstrata do ?Bulding Information Modeling? - BIM como proposta por Eastman et al. (2011).Abstract: The evolution of users' demand profile, society's demand patterns, and new technologies, both in the area of electronics and construction processes and materials, have imposed new ways of planning, designing and building. The need to take into account heterogeneous knowledge, in volumes impossible to be managed by a single entity, led to the need to work with teams in permanent interaction, integration and unison. These projects were renamed Collaborative Projects. To meet this demand, a number of alternatives have emerged, including the ?Building Information Model? (BIM), which initially stood out as a technology to facilitate project visibility, execution and communication. Its use was highlighted in the most varied areas of application, where it always showed significant contribution, even without fully meeting the purposes of knowledge expansion, as required by collaborative projects, as highlighted by Eastman et al. (2011). This research is inserted in this context and we propose to build a model to support the management of collaborative projects, using the constructivist performance evaluation as a mental model. The ProKnow-C (Knowledge Development Process - Constructivist) process was used for the bibliographic review and the MCDA-C (Multicriteria Decision Aid ? Constructivist) methodology was used to construct the evaluation model, adjusted to the theoretical contributions in the steps of structuring and constructing of scales. As for the methodological procedures, the philosophical conception here is the constructivism, the methodological choice is qualitative and quantitative, and the strategy is the case study, which incorporates the theoretical contributions. Data collection and analysis is primary, through interviews, and secondary, through reading articles. The research results demonstrate the robustness of the proposed theoretical contributions, as well as the graphic and mathematical proposal to model the structuring and evaluation of the theme ?Collaborative Project Management?. In empirical terms, the main contributions lie in highlighting the knowledge demands at each stage of collaborative projects, as well as the abstract aspect of ?Building Information Modeling? (BIM) as proposed by Eastman et al. (2011).Jungles, Antonio EdesioUniversidade Federal de Santa CatarinaSalim Neto, Jamil José2020-10-21T21:14:56Z2020-10-21T21:14:56Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis663 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf369245https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215282porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:14:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215282Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:14:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelo para apoiar a gestão do conhecimento em projetos colaborativos |
title |
Modelo para apoiar a gestão do conhecimento em projetos colaborativos |
spellingShingle |
Modelo para apoiar a gestão do conhecimento em projetos colaborativos Salim Neto, Jamil José Engenharia civil Modelagem de informação da construção Desempenho Projetos Administração de projetos |
title_short |
Modelo para apoiar a gestão do conhecimento em projetos colaborativos |
title_full |
Modelo para apoiar a gestão do conhecimento em projetos colaborativos |
title_fullStr |
Modelo para apoiar a gestão do conhecimento em projetos colaborativos |
title_full_unstemmed |
Modelo para apoiar a gestão do conhecimento em projetos colaborativos |
title_sort |
Modelo para apoiar a gestão do conhecimento em projetos colaborativos |
author |
Salim Neto, Jamil José |
author_facet |
Salim Neto, Jamil José |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Jungles, Antonio Edesio Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salim Neto, Jamil José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia civil Modelagem de informação da construção Desempenho Projetos Administração de projetos |
topic |
Engenharia civil Modelagem de informação da construção Desempenho Projetos Administração de projetos |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2019. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-10-21T21:14:56Z 2020-10-21T21:14:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
369245 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215282 |
identifier_str_mv |
369245 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215282 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
663 p.| il., gráfs., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651915864571904 |