Modelo para apoiar a gestão do conhecimento em projetos colaborativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salim Neto, Jamil José
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215282
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2019.
id UFSC_f211220624558cd476e13dd140bfd4d7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/215282
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Modelo para apoiar a gestão do conhecimento em projetos colaborativosEngenharia civilModelagem de informação da construçãoDesempenhoProjetosAdministração de projetosTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2019.A evolução do perfil de demandas dos usuários, dos padrões de exigência da sociedade, das novas tecnologias, tanto na área eletrônica como dos processos e materiais de construção, impôs novas formas de planejar, projetar e construir. A necessidade de ter em conta conhecimentos heterogêneos em volumes impossíveis de serem gerenciados por uma única entidade provocaram a necessidade de trabalhar com equipes em permanente interação, integração e uníssonos. Estes projetos passaram a denominar-se Projetos Colaborativos. Para atender esta demanda emergiram inúmeras alternativas e dentre estas o ?Bulding Information Model? - BIM se destacou, inicialmente como uma tecnologia para facilitar a visibilidade, a execução e a comunicação do projeto. Seu uso foi destacado nas mais variadas áreas de aplicação onde sempre evidenciou significativa contribuição, mesmo sem atender plenamente aos propósitos de expansão dos conhecimentos, conforme requerido pelos projetos colaborativos e destacado por Eastman et al. (2011). É neste contexto, que a presente pesquisa se insere e propõe como objetivo construir um modelo para Apoiar a Gestão de Projetos Colaborativos, valendo-se da avaliação de desempenho construtivista como modelo mental. Para a revisão bibliográfica foi utilizado o ProKnow-C (Knowledge Development Process - Constructivist) e para construir o modelo de avaliação foi utilizado a MCDA-C (Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão - Construtivista), ajustada as contribuições teóricas nas etapas de estruturação e construção de escalas. Quanto aos procedimentos metodológicos a concepção filosófica é o construtivismo, a escolha metodológica é quali-quantitativa e a estratégia é do estudo de caso, que incorpora as contribuições teóricas, a coleta e análise de dados é primária por meio de entrevistas e secundária com a leitura de artigos. Os resultados da pesquisa demonstram a robustez das contribuições teóricas propostas, assim como proposta gráfica e matemática para modelar a estruturação e avaliação do tema ?Gestão de Projetos Colaborativos?. Em termos empíricos as principais contribuições se situam na evidenciação das demandas de conhecimentos em cada etapa dos projetos colaborativos, assim como da vertente abstrata do ?Bulding Information Modeling? - BIM como proposta por Eastman et al. (2011).Abstract: The evolution of users' demand profile, society's demand patterns, and new technologies, both in the area of electronics and construction processes and materials, have imposed new ways of planning, designing and building. The need to take into account heterogeneous knowledge, in volumes impossible to be managed by a single entity, led to the need to work with teams in permanent interaction, integration and unison. These projects were renamed Collaborative Projects. To meet this demand, a number of alternatives have emerged, including the ?Building Information Model? (BIM), which initially stood out as a technology to facilitate project visibility, execution and communication. Its use was highlighted in the most varied areas of application, where it always showed significant contribution, even without fully meeting the purposes of knowledge expansion, as required by collaborative projects, as highlighted by Eastman et al. (2011). This research is inserted in this context and we propose to build a model to support the management of collaborative projects, using the constructivist performance evaluation as a mental model. The ProKnow-C (Knowledge Development Process - Constructivist) process was used for the bibliographic review and the MCDA-C (Multicriteria Decision Aid ? Constructivist) methodology was used to construct the evaluation model, adjusted to the theoretical contributions in the steps of structuring and constructing of scales. As for the methodological procedures, the philosophical conception here is the constructivism, the methodological choice is qualitative and quantitative, and the strategy is the case study, which incorporates the theoretical contributions. Data collection and analysis is primary, through interviews, and secondary, through reading articles. The research results demonstrate the robustness of the proposed theoretical contributions, as well as the graphic and mathematical proposal to model the structuring and evaluation of the theme ?Collaborative Project Management?. In empirical terms, the main contributions lie in highlighting the knowledge demands at each stage of collaborative projects, as well as the abstract aspect of ?Building Information Modeling? (BIM) as proposed by Eastman et al. (2011).Jungles, Antonio EdesioUniversidade Federal de Santa CatarinaSalim Neto, Jamil José2020-10-21T21:14:56Z2020-10-21T21:14:56Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis663 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf369245https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215282porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:14:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215282Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:14:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo para apoiar a gestão do conhecimento em projetos colaborativos
title Modelo para apoiar a gestão do conhecimento em projetos colaborativos
spellingShingle Modelo para apoiar a gestão do conhecimento em projetos colaborativos
Salim Neto, Jamil José
Engenharia civil
Modelagem de informação da construção
Desempenho
Projetos
Administração de projetos
title_short Modelo para apoiar a gestão do conhecimento em projetos colaborativos
title_full Modelo para apoiar a gestão do conhecimento em projetos colaborativos
title_fullStr Modelo para apoiar a gestão do conhecimento em projetos colaborativos
title_full_unstemmed Modelo para apoiar a gestão do conhecimento em projetos colaborativos
title_sort Modelo para apoiar a gestão do conhecimento em projetos colaborativos
author Salim Neto, Jamil José
author_facet Salim Neto, Jamil José
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jungles, Antonio Edesio
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Salim Neto, Jamil José
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia civil
Modelagem de informação da construção
Desempenho
Projetos
Administração de projetos
topic Engenharia civil
Modelagem de informação da construção
Desempenho
Projetos
Administração de projetos
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-10-21T21:14:56Z
2020-10-21T21:14:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 369245
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215282
identifier_str_mv 369245
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 663 p.| il., gráfs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651915864571904