As possibilidades de trabalho com a especificidade da disciplina de Língua Portuguesa em proposta educacional pautada pela pesquisa como princípio educativo: uma análise à luz da pedagogia histórica-critica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Marina da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216683
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2020.
id UFSC_f232f9eab5ca3a40f5730c60fa270ba3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/216683
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling As possibilidades de trabalho com a especificidade da disciplina de Língua Portuguesa em proposta educacional pautada pela pesquisa como princípio educativo: uma análise à luz da pedagogia histórica-criticaLinguísticaLíngua portuguesaEducação de jovens e adultosMaterialismo dialéticoPesquisa educacionalPrática de ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2020.A presente dissertação consiste em estudo fundamentado filosoficamente no materialismo histórico e dialético, com orientação teórico-metodológica pautada pela pedagogia histórico- crítica. Seu objeto centra-se na pesquisa como princípio educativo ? diretriz inerente à Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (SC) ? e nas implicações de tal modelo para a especificidade do ensino de Língua Portuguesa. O objetivo do presente estudo foi compreender os fundamentos teórico-filosóficos em que se assenta a pesquisa como princípio educativo, para, na relação com essa fundamentação, entender de que forma o professor de Língua Portuguesa, dadas as configurações da orientação institucional em questão, é possibilitado a desenvolver trabalho com sua especificidade de ensino. Para tanto, procedeu-se à análise documental das diretrizes que estruturam a proposta da mencionada EJA, com vistas ao desvelamento de suas orientações para além da aparência fenomênica referente à sua materialidade. Com esse intuito, desenvolveu-se análise a partir de contradições, no que compete à pesquisa como princípio educativo, identificadas nesses documentos, de forma que a contradição se configura como categoria analítica central desta pesquisa, ainda que na relação indissociável com outras unidades de análise importantes sob a lógica do materialismo histórico e dialético, como a totalidade, a historicidade e a práxis. Os resultados da pesquisa apontam para embates pedagógicos no que diz respeito à fundamentação teórico-filosófica, o que engloba orientações pautadas pelo lema aprender a aprender, pela pedagogia nova e por concepção de ciência positivista. Tal coocorrência de fundamentação, que acaba por produzir as contradições tratadas analiticamente, produz, também, fragilidades no que se refere ao ensino e à aprendizagem, processo que, na pesquisa como princípio educativo, parece resumir-se ao cumprir etapas da pesquisa. Nesse sentido, a ação do professor de Língua Portuguesa limita-se, em tal proposta, ao ensino instrumental de língua, de modo que a pesquisa impede o alçamento dessa instrumentalização a apropriações conceituais que extrapolem o senso comum e contribuam para a formação humana integral. Os resultados apontam, ainda, a partir desse entendimento, para a relevância dos componentes curriculares em se tratando da realidade pedagógica no modo de organização social posto, tendo em vista que a fragmentação do conhecimento não é uma invenção da prática pedagógica, mas consequência da própria realidade social.</br>Abstract : This Master's thesis consists of a documentary research based philosophically on the Historical and Dialectical Materialism, which was theoretically and methodologically guided by the Historical-Critical Pedagogy. The object of this study is centered in two points: 1) the research as an educational principle - that is the pedagogical orientation inherent to Youth and Adult Education (in Portuguese EJA) of the Municipal Education Network of Florianópolis (SC), and 2) in the implications that the research as an educational principle for the teaching of Portuguese. The objective of this study was to understand the theoretical and philosophical foundations on which this proposal is based, in order to, and concerning this foundation, understand how Portuguese language teachers, given the configurations of such institutional orientation, are enabled to develop their work with the aforementioned teaching specificity. To this end, we proceeded with the analysis of the documents that structure the proposal of the aforesaid EJA, intending to unveil its foundations beyond the inherent appearance of the proposal's materiality. In this vein, the analysis derided from the contradictions identified in these documents, so that the contradiction is configured as the central analytical category of this study, even though it is in inseparable relationship with other important units of analysis, as it is under the logic of the Historical and Dialectical Materialism, such as totality, historicity, and praxis. The results of this study point to a hodgepodge of theoretical-philosophical foundations, which includes orientations based on the motto learning by doing related to the New School pedagogy and the positivist conception of science. Such co-occurrence of foundations, which produced the contradictions treated analytically in this study, also produces weaknesses regarding the teaching-learning process that in the research as an educational principle seems to be considered as the completion of the stages of the research. In this regard, the action of Portuguese language teachers is limited, in such proposal, to an instrumental teaching of the language in a way that prevents the research, as an education principle, to raise from an instrumentalization into conceptual appropriations that go beyond common sense and contribute to the integral human development. The analyses also point, from this understanding to the relevance of the curricular components in terms of the pedagogical reality in the mode of the social organization given, helping us understand that the fragmentation of knowledge is not an invention of the pedagogical practice, but a consequence of the very social reality.Pedralli, RosângelaUniversidade Federal de Santa CatarinaCabral, Marina da Silva2020-10-21T21:32:48Z2020-10-21T21:32:48Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis155 p.| il., tabs.application/pdf370255https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216683porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-30T13:54:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216683Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-30T13:54:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv As possibilidades de trabalho com a especificidade da disciplina de Língua Portuguesa em proposta educacional pautada pela pesquisa como princípio educativo: uma análise à luz da pedagogia histórica-critica
title As possibilidades de trabalho com a especificidade da disciplina de Língua Portuguesa em proposta educacional pautada pela pesquisa como princípio educativo: uma análise à luz da pedagogia histórica-critica
spellingShingle As possibilidades de trabalho com a especificidade da disciplina de Língua Portuguesa em proposta educacional pautada pela pesquisa como princípio educativo: uma análise à luz da pedagogia histórica-critica
Cabral, Marina da Silva
Linguística
Língua portuguesa
Educação de jovens e adultos
Materialismo dialético
Pesquisa educacional
Prática de ensino
title_short As possibilidades de trabalho com a especificidade da disciplina de Língua Portuguesa em proposta educacional pautada pela pesquisa como princípio educativo: uma análise à luz da pedagogia histórica-critica
title_full As possibilidades de trabalho com a especificidade da disciplina de Língua Portuguesa em proposta educacional pautada pela pesquisa como princípio educativo: uma análise à luz da pedagogia histórica-critica
title_fullStr As possibilidades de trabalho com a especificidade da disciplina de Língua Portuguesa em proposta educacional pautada pela pesquisa como princípio educativo: uma análise à luz da pedagogia histórica-critica
title_full_unstemmed As possibilidades de trabalho com a especificidade da disciplina de Língua Portuguesa em proposta educacional pautada pela pesquisa como princípio educativo: uma análise à luz da pedagogia histórica-critica
title_sort As possibilidades de trabalho com a especificidade da disciplina de Língua Portuguesa em proposta educacional pautada pela pesquisa como princípio educativo: uma análise à luz da pedagogia histórica-critica
author Cabral, Marina da Silva
author_facet Cabral, Marina da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedralli, Rosângela
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Marina da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
Língua portuguesa
Educação de jovens e adultos
Materialismo dialético
Pesquisa educacional
Prática de ensino
topic Linguística
Língua portuguesa
Educação de jovens e adultos
Materialismo dialético
Pesquisa educacional
Prática de ensino
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-21T21:32:48Z
2020-10-21T21:32:48Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 370255
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216683
identifier_str_mv 370255
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 155 p.| il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651903409586176