Gestão de design e cognição: uma pesquisa sobre a percepção do usuário considerando as características e funções do produto cerâmico de revestimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Maico Carlos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193830
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2018.
id UFSC_f233bdd82bbcfe9e127df49bcce57b9b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/193830
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Gestão de design e cognição: uma pesquisa sobre a percepção do usuário considerando as características e funções do produto cerâmico de revestimentoDesignGestão do designRevestimento cerâmicoConsumidoresPercepção visualTatoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2018.A indústria de revestimentos cerâmicos está em constante evolução, tanto no seu processo produtivo, quanto no desenvolvimento de novos produtos, buscando sempre inovação tecnológica e seguindo as tendências do mercado mundial. Todavia, na maioria das vezes não é levado em consideração a percepção do usuário / consumidor a respeito das características e funções desses produtos. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a percepção do usuário consumidor, com foco na compreensão e identificação das características técnicas e estéticas mais relevantes e atrativas do produto cerâmico de revestimento. Para isso, a pesquisa foi desenvolvida em 4 (quatro) fases: a) fundamentação teórica: abordando temas relacionados a cerâmica de revestimento, gestão de design, cognição e percepção do consumidor; b) aplicação de questionário online: o questionário foi divido em 4 (quatro) blocos de perguntas. O primeiro bloco teve o intuito de identificar o perfil sociodemográfico dos participantes. Os próximos blocos, questionam 3 (três) aspectos do processo de design centrado no usuário, sendo elas produto, usuário e contexto. Essa fase contou com a participação de 483 respondentes; c) estudo de caso rastreamento ocular eye tracking: onde foi realizada uma pesquisa em um showroom de uma empresa do setor de revestimento cerâmico. Essa fase teve como objetivo avaliar a percepção visual e tátil dos participantes (profissionais de arquitetura) diante das características técnicas e estéticas dos revestimentos cerâmicos por meio do equipamento eye tracking, contando com a participação de 5 (cinco) participantes; d) análise e interpretação dos dados: esta fase teve como objetivo apresentar e interpretar as informações que foram coletadas no questionário online e no estudo de caso do rastreamento ocular. Conclui-se que as características estéticas como cor, textura, acabamento, forma e formato diferenciado, etc., foram o que mais despertaram interesse desses participantes. Observou-se também que as características técnicas como impermeabilidade, durabilidade, aderência e facilidade de limpeza, ficaram praticamente imperceptíveis e tornaram os produtos pouco diferenciados. O êxito da aplicação das ferramentas (questionário online e rastreamento ocular eye tracking) junto aos procedimentos metodológicos desta pesquisa, oferecem conhecimentos que possam ser utilizados em diversas aplicações, atendendo aos interesses particulares da área de gestão de design, contemplando tanto questões relacionadas aos usuários, quanto aos designers. Neste mesmo sentido, também contempla às indústrias de revestimentos cerâmicos assim como empresas de distribuição em seus diversos nichos de mercado.Abstract : The ceramic tile industry is constantly evolving, both in the production process and in the development of new products, always seeking innovation and following the trends of the world market. However, consumer perceptions of the characteristics and functions of these products are not taken into account for the most part. The purpose of this study was to evaluate the perception of the user aiming at understanding and identifying the most relevant and attractive tecnical and aesthetic characteristics of the ceramic tile products. For this, the research was developed in 4 (four) stages: a) theoretical foundation: addressing topics related to ceramic tiles, design management, cognition and consumer perception; b) application of online questionnaire: the questionnaire was divided into 4 (four) blocks of questions. Being the first one with the intention of identifying the sociodemographic profile of the participants, the next blocks, question 3 (three) variables, being they product, user and context. This stage, was attended by 483 respondents; c) eye tracking case study: where a research was conducted at a showroom a highly reputed company in the ceramic tile. The objective of this phase was to evaluate the visual and tactile perception of the participants (architectural professionals) in face of the physical and aesthetic characteristics of the ceramic tile through the eye tracking equipment, counting on the participation of 5 (five) individuals; d) data analysis and interpretation: this step aims to present and interpret the information that was collected in the online questionnaire and in the eye tracking case study. It is concluded that the aesthetic characteristics such as color, texture, shape finish and differentiated format, etc., were what most aroused interest of these participants. It was also observed that the technical characteristics such as impermeability, durability, adhesion and easy cleaning, were practically imperceptible and made the products little differentiated. The successful application of the tools (online questionnaire and eye tracking) with the methodological procedures of this research, offers knowledge that can be used in several applications, attending the particular and general interests of the area of design management, contemplating both related issues users, as for designers. In this same sense, it also contemplates the ceramic tile industries as well as distribution companies in their various market shared.Vieira, Milton Luiz HornUniversidade Federal de Santa CatarinaVieira, Maico Carlos2019-03-16T04:02:21Z2019-03-16T04:02:21Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis168 p.| il., gráfs.application/pdf357618https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193830porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-16T04:02:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/193830Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-03-16T04:02:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão de design e cognição: uma pesquisa sobre a percepção do usuário considerando as características e funções do produto cerâmico de revestimento
title Gestão de design e cognição: uma pesquisa sobre a percepção do usuário considerando as características e funções do produto cerâmico de revestimento
spellingShingle Gestão de design e cognição: uma pesquisa sobre a percepção do usuário considerando as características e funções do produto cerâmico de revestimento
Vieira, Maico Carlos
Design
Gestão do design
Revestimento cerâmico
Consumidores
Percepção visual
Tato
title_short Gestão de design e cognição: uma pesquisa sobre a percepção do usuário considerando as características e funções do produto cerâmico de revestimento
title_full Gestão de design e cognição: uma pesquisa sobre a percepção do usuário considerando as características e funções do produto cerâmico de revestimento
title_fullStr Gestão de design e cognição: uma pesquisa sobre a percepção do usuário considerando as características e funções do produto cerâmico de revestimento
title_full_unstemmed Gestão de design e cognição: uma pesquisa sobre a percepção do usuário considerando as características e funções do produto cerâmico de revestimento
title_sort Gestão de design e cognição: uma pesquisa sobre a percepção do usuário considerando as características e funções do produto cerâmico de revestimento
author Vieira, Maico Carlos
author_facet Vieira, Maico Carlos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Milton Luiz Horn
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Maico Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Gestão do design
Revestimento cerâmico
Consumidores
Percepção visual
Tato
topic Design
Gestão do design
Revestimento cerâmico
Consumidores
Percepção visual
Tato
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-03-16T04:02:21Z
2019-03-16T04:02:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 357618
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193830
identifier_str_mv 357618
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 168 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652380621766656