A FORMAÇÃO DO ARQUITETO E URBANISTA: CASO DA REFORMA CURRICULAR DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Szilagyi, Carlos Leonardo Sgari
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Dias, Maria Ângela, Sgari, Rosani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190485
Resumo: Este artigo tem o objetivo de apresentar o processo de reforma do Plano Pedagógico de Curso do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo ocorrido em 2016 e as diferenças nas disciplinas, carga horária e perfil profissional a formar em relação ao currículo anterior. Para isso comparou-se as estruturas dos currículos da Universidade de Passo Fundo e da Universidade Federal do Rio de Janeiro e sua relação com os campos do saber descritos na Diretriz Curricular Nacional. Como resultado encontramos uma reconfiguração pautada na tentativa de integralização de conteúdos fundamentados na ótica do projeto, com poucas horas de trabalho para áreas como planejamento urbano e regional, meio ambiente, técnicas retrospectivas e topografia. Conclui-se que em ambas universidades, a construção do profissional ainda é pautada para o trabalho em projeto de arquitetura, urbanismo e paisagismo que, por si só não dá conta da formação do profissional com perfil generalista, apto a trabalhar em todos os campos de atuação da profissão, sendo capaz de transformar o ambiente construído de forma positiva e em acordo com as necessidades do século XXI.
id UFSC_f23a074cbd657da90e8f504caa8050ae
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190485
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A FORMAÇÃO DO ARQUITETO E URBANISTA: CASO DA REFORMA CURRICULAR DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDOEste artigo tem o objetivo de apresentar o processo de reforma do Plano Pedagógico de Curso do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo ocorrido em 2016 e as diferenças nas disciplinas, carga horária e perfil profissional a formar em relação ao currículo anterior. Para isso comparou-se as estruturas dos currículos da Universidade de Passo Fundo e da Universidade Federal do Rio de Janeiro e sua relação com os campos do saber descritos na Diretriz Curricular Nacional. Como resultado encontramos uma reconfiguração pautada na tentativa de integralização de conteúdos fundamentados na ótica do projeto, com poucas horas de trabalho para áreas como planejamento urbano e regional, meio ambiente, técnicas retrospectivas e topografia. Conclui-se que em ambas universidades, a construção do profissional ainda é pautada para o trabalho em projeto de arquitetura, urbanismo e paisagismo que, por si só não dá conta da formação do profissional com perfil generalista, apto a trabalhar em todos os campos de atuação da profissão, sendo capaz de transformar o ambiente construído de forma positiva e em acordo com as necessidades do século XXI.INPEAU/UFSC2018-10-16T13:51:58Z2018-10-16T13:51:58Z2018-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-05-9https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190485Szilagyi, Carlos Leonardo SgariDias, Maria ÂngelaSgari, Rosaniporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-16T13:51:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190485Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-16T13:51:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO DO ARQUITETO E URBANISTA: CASO DA REFORMA CURRICULAR DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
title A FORMAÇÃO DO ARQUITETO E URBANISTA: CASO DA REFORMA CURRICULAR DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
spellingShingle A FORMAÇÃO DO ARQUITETO E URBANISTA: CASO DA REFORMA CURRICULAR DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Szilagyi, Carlos Leonardo Sgari
title_short A FORMAÇÃO DO ARQUITETO E URBANISTA: CASO DA REFORMA CURRICULAR DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
title_full A FORMAÇÃO DO ARQUITETO E URBANISTA: CASO DA REFORMA CURRICULAR DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
title_fullStr A FORMAÇÃO DO ARQUITETO E URBANISTA: CASO DA REFORMA CURRICULAR DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO DO ARQUITETO E URBANISTA: CASO DA REFORMA CURRICULAR DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
title_sort A FORMAÇÃO DO ARQUITETO E URBANISTA: CASO DA REFORMA CURRICULAR DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
author Szilagyi, Carlos Leonardo Sgari
author_facet Szilagyi, Carlos Leonardo Sgari
Dias, Maria Ângela
Sgari, Rosani
author_role author
author2 Dias, Maria Ângela
Sgari, Rosani
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Szilagyi, Carlos Leonardo Sgari
Dias, Maria Ângela
Sgari, Rosani
description Este artigo tem o objetivo de apresentar o processo de reforma do Plano Pedagógico de Curso do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo ocorrido em 2016 e as diferenças nas disciplinas, carga horária e perfil profissional a formar em relação ao currículo anterior. Para isso comparou-se as estruturas dos currículos da Universidade de Passo Fundo e da Universidade Federal do Rio de Janeiro e sua relação com os campos do saber descritos na Diretriz Curricular Nacional. Como resultado encontramos uma reconfiguração pautada na tentativa de integralização de conteúdos fundamentados na ótica do projeto, com poucas horas de trabalho para áreas como planejamento urbano e regional, meio ambiente, técnicas retrospectivas e topografia. Conclui-se que em ambas universidades, a construção do profissional ainda é pautada para o trabalho em projeto de arquitetura, urbanismo e paisagismo que, por si só não dá conta da formação do profissional com perfil generalista, apto a trabalhar em todos os campos de atuação da profissão, sendo capaz de transformar o ambiente construído de forma positiva e em acordo com as necessidades do século XXI.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-16T13:51:58Z
2018-10-16T13:51:58Z
2018-10-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-05-9
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190485
identifier_str_mv 978-85-68618-05-9
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652126192140288