A assistência estudantil brasileira e a ação social portuguesa nas universidades públicas: do conhecimento à prática informada em serviço social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cláudia Priscila Chupel dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187211
Resumo: Tese (doutorado) - Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa, 2017.
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spelling A assistência estudantil brasileira e a ação social portuguesa nas universidades públicas: do conhecimento à prática informada em serviço socialServiço socialEstudantes universitáriosAção socialTese (doutorado) - Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa, 2017.A Assistência Estudantil brasileira e a Ação Social no Ensino Superior português (ASES) na universidade pública almejou elaborar novos indicadores para a prática informada em Serviço Social. A investigação fundamenta-se nos paradigmas empírico-analítico e crítico-social e teve como objetivo geral sistematizar a configuração dos sistemas ASES em Portugal e no Brasil, entre 2008 e 2014. Utilizamos uma metodologia baseada no mixed method a fim de conduzir cientificamente a análise dos dados de diferentes naturezas: qualitativos (extraídos de análise documental e entrevistas) e quantitativos (levantados por meio do inquérito por questionário). O universo da investigação foi constituído por órgãos executores de universidades públicas, quatro em Portugal e dois no Brasil. Os resultados permitiram a constituição de dois paradigmas de acesso e permanência, que assumem significado nas representações dos estudantes brasileiros e portugueses sobre o acesso aos apoios, a atribuição, a autonomia, a permanência e a eficiência. O Serviço Social participa na produção das respostas sociais, especialmente nas estratégias de acompanhamento aos estudantes e das respostas sociais.Concluímos que a ASES luso-brasileira têm como base elementos ontológicos e constitutivos, e as constantes reconfigurações são influenciadas pela matriz socioeconómica, seguindo a tendência do grupo de países a que pertencem. Confirmou-se a relevância dos apoios da ASES à permanência do estudante na universidade em ambos os países, mas a sua eficiência é melhor avaliada pelos estudantes brasileiros. Na ASES, existem constrangimentos para o Serviço Social que resultam de uma atuação tímida, cuja prática pode ser orientada por indicadores promotores de igualdade de oportunidades.Abstract : The Brazilian and the Portuguese Students Welfare Policy (ASES) in state universities" aims to elaborate new indicators for an informed practice in Social Work. The research was based on the analytic-empirical and social-critic scientific paradigm. It further systematise the configuration of the ASES system in Portugal and in Brazil, among 2008 to 2014. The mixed method was used to conduct scientifically the different nature of data analysis: qualitative (gathered from documental analysis and interviews) and quantitative (from on line inquiry). The universe of research was constituted by students welfare services from four Portuguese and two Brazilian state universities. Results allows the constitution of two access and staying ASES paradigms, which assumes meaning in the Brazilian and Portuguese students' representation regarding access to support, attribution, autonomy, staying and efficiency. Results also show that Social Work participates in social responses production, mainly in students accompaniment strategies and social responses. Conclusions point out that Luso-Brazilian ASES are based on constitutive and ontological elements, and that the constants reconfigurations are influenced by the socioeconomic matrix, following tendencies from the group of countries they belong. It is confirmed the importance of ASES supports toward students' staying conditions in university in both countries, however, its efficiency is better evaluated by the Brazilian students. For Social Work in ASES there are constrains that results from a timid action. Thus, its practice should be guided by indicators that promote equal opportunities.Ferreira, Jorge Manuel LeitãoCarvalho, Helena Maria BarrosoISCTE-Instituto Universitário de LisboaSantos, Cláudia Priscila Chupel dos2018-06-20T04:04:09Z2018-06-20T04:04:09Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis396 p.| il., gráfs.application/pdf355600https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187211porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-20T04:04:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/187211Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-06-20T04:04:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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