O interesse do jovem para o aprendizado da língua alemã na região de Blumenau
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102259 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Linguística |
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O interesse do jovem para o aprendizado da língua alemã na região de BlumenauLinguísticaJovensLingua alemaEstudo e ensinoBlumenau (SC)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em LinguísticaA cidade de Blumenau, colonizada por alemães, tem um histórico de uso da língua alemã perturbado por Campanhas de Nacionalização que trouxeram, como conseqüência o que se denominou de Silenciamento Lingüístico, ou seja, repressão e constrangimento quanto ao uso da língua por parte dos seus falantes. Passados os anos, pergunta-se, então, qual seria a real situação da língua, nos dias atuais, em Blumenau? E quais seriam as propostas de adoção ou incrementos para uma Política Lingüística ? Com o auxílio de um questionário, foram abordados, neste trabalho, vários temas inerentes à língua alemã. De posse dos dados coletados e analisados, foram colocadas sugestões e propostas que possam reativar e incrementar o uso da língua, além de incentivar jovens ao seu aprendizado, mesmo que estes não sejam descendentes. Seria a evidente 'divulgação e/ou expansão' da língua, pois seu uso não se restringe apenas aos descendentes, mas sim a todos que lhe tenham algum interesse. Na sua população há um considerável número de jovens nos seus 14 a 21 anos. Esta fase, permeada de características peculiares, passagem do universo infantil ao adulto, com todos seus intrincados, merece uma atenção especial. O jovem é um elemento em potencial para despertar o interesse no aprendizado da língua alemã, língua esta que caracteriza a cidade de Blumenau cuja origem está ligada à colonização germânica. Por outro lado, o auxílio dos métodos da Pedagogia Waldorf pode enriquecer de maneira especial o aprendizado do jovem em línguas estrangeiras, por estar esta Pedagogia diretamente direcionada ao Ser Humano. Por este motivo a Pedagogia é abordada neste trabalho. Assim estão então, descritos os passos seguidos nesta dissertaçãoFlorianópolis, SCPagel, Dario FredUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Ellen Crista da2013-07-16T00:27:55Z2013-07-16T00:27:55Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis101 f.| grafs., tabs.application/pdf226935http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102259porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T00:27:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102259Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T00:27:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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