O potencial da realidade virtual e aumentada na concepção de objeto de visualização para aprendizagem de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Carlos Roberto
Data de Publicação: 2019
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214334
Resumo: Tese (doutrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2019.
id UFSC_f2c3439f7dc13e0aae797123ef3756ae
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/214334
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O potencial da realidade virtual e aumentada na concepção de objeto de visualização para aprendizagem de físicaEducação científica e tecnológicaFísicaRealidade virtualRealidade aumentadaTese (doutrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2019.Desde o surgimento da internet no Brasil, em meados da década de 90 até os dias atuais, o que se vê são novas ferramentas computacionais e formas de comunicação e interação em todos os meios e camadas sociais. Certamente, os processos que envolvem ensino-aprendizagem foram afetados por esse mar de possibilidades tecnológicas. Neste cenário, a pesquisa apresenta o potencial da Realidade Virtual e Aumentada na concepção de um objeto de visualização para aprendizagem de Física, com os aportes da Teoria da Carga Cognitiva e da Visualização no ensino de ciências. São disponibilizadas informações. Apresentam-se os referenciais teóricos adotados nesta pesquisa e, finalmente, o processo de criação e concepção de uma ferramenta computacional dedicada e pensada para o ensino da grandeza física momento angular. O recurso digital, RVA_360 ? Momento Angular, foi disponibilizado em duas versões de uso da Realidade Virtual e Aumentada. Uma no modo imersivo com o uso da plataforma Oculus Rift e a outra no modo semi- imersivo para diversas plataformas computacionais. A pesquisa traz a luz as suas contribuições para o engajamento de novos desenvolvedores e pesquisadores nas áreas de ensino-aprendizagem de Física e na produção de recursos computacionais educacionais. Socializa-se e debate-se as opiniões coletadas na fase de testes e validações da ferramenta, que foram feitas por professores de Física do ensino superior. Finalmente, a pesquisa apresenta as contribuições para os processos de ensino-aprendizagem de momento angular, através de um ambiente imersivo tridimensional que a ferramenta RVA_360 disponibiliza aos usuários.<br>Abstract : Since the emergence of the Internet in Brazil in the mid-90's until the present day, what is seen are new computational tools and forms of communication and interaction in all media and social strata. Of course, the processes involving teaching and learning have been affected by this sea of technological possibilities. In this scenario, the research presents the potential of Virtual and Augmented Reality in the conception of a visualization object for learning of Physics, with the contributions of Cognitive Load Theory and Visualization in science teaching. Information is provided. We present the theoretical references adopted in this research and, finally, the process of creation and conception of a computational tool dedicated and thought for the teaching of physical greatness angular momentum. The digital resource, RVA_360 - Momento Angular, was made available in two versions of Virtual and Augmented Reality. One in the immersive mode using the Oculus Rift platform and the other in the semi-immersive mode for various computing platforms. The research brings to light their contributions to the engagement of new developers and researchers in the areas of teaching-learning physics and in the production of educational computational resources. The opinions collected during the tests and validations phase of the tool are discussed and discussed, which were done by teachers of higher education physics. Finally, the research presents the contributions to the teaching-learning processes of angular momentum, through a three-dimensional immersive environment that the RVA_360 tool makes available to users.Silva, Tatiana daUniversidade Federal de Santa CatarinaFrança, Carlos Roberto2020-10-21T21:04:06Z2020-10-21T21:04:06Z2019Tese (Doutrado)info:eu-repo/semantics/publishedVersion240 p.| il., gráfs.application/pdf364500https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214334porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:04:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214334Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:04:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O potencial da realidade virtual e aumentada na concepção de objeto de visualização para aprendizagem de física
title O potencial da realidade virtual e aumentada na concepção de objeto de visualização para aprendizagem de física
spellingShingle O potencial da realidade virtual e aumentada na concepção de objeto de visualização para aprendizagem de física
França, Carlos Roberto
Educação científica e tecnológica
Física
Realidade virtual
Realidade aumentada
title_short O potencial da realidade virtual e aumentada na concepção de objeto de visualização para aprendizagem de física
title_full O potencial da realidade virtual e aumentada na concepção de objeto de visualização para aprendizagem de física
title_fullStr O potencial da realidade virtual e aumentada na concepção de objeto de visualização para aprendizagem de física
title_full_unstemmed O potencial da realidade virtual e aumentada na concepção de objeto de visualização para aprendizagem de física
title_sort O potencial da realidade virtual e aumentada na concepção de objeto de visualização para aprendizagem de física
author França, Carlos Roberto
author_facet França, Carlos Roberto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Tatiana da
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Carlos Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Física
Realidade virtual
Realidade aumentada
topic Educação científica e tecnológica
Física
Realidade virtual
Realidade aumentada
description Tese (doutrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-10-21T21:04:06Z
2020-10-21T21:04:06Z
dc.type.driver.fl_str_mv Tese (Doutrado)
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 364500
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214334
identifier_str_mv 364500
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 240 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1826849490278023168