CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS SOBRE A GESTÃO UNIVERSITÁRIA NO CONTEXTO DO SISTEMA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA BAHIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JÚNIOR, ANTÔNIO DE MACÊDO MOTA
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: CONCEIÇÃO, SERGIO HENRIQUE DA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201729
Resumo: Este trabalho destaca resultados preliminares de um estudo exploratório-descritivo, bibliográfico e documental, que aborda o tema da Gestão Universitária no contexto do Sistema Estadual de Educação Superior da Bahia, com o objetivo de apresentar contribuições teórico-metodológicas para uma sistematização possível desse campo científico, no âmbito de atuação institucional das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba). Desta forma, este estudo contextualiza a formação desse Sistema Estadual, bem como caracteriza aspectos do caráter complexo das universidades e do campo científico da Gestão Universitária na Contemporaneidade. Os resultados apontam para uma sistematização teórica possível que destaca quatro dimensões da Gestão Universitária, adaptadas da Gestão Educacional com base em Sander (1995, 2007) e Barroso (1996, 2005): a dimensão econômica, contemplando a dinâmica do financiamento dessas instituições; a dimensão política, referindo-se à oferta das atividades universitárias; a dimensão pedagógica, que diz respeito à produção do conhecimento; e a dimensão cultural/organizacional, que se relaciona aos aspectos da autonomia universitária.
id UFSC_f2c4c6471390656547179f1d71ac5b8a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/201729
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS SOBRE A GESTÃO UNIVERSITÁRIA NO CONTEXTO DO SISTEMA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA BAHIAEste trabalho destaca resultados preliminares de um estudo exploratório-descritivo, bibliográfico e documental, que aborda o tema da Gestão Universitária no contexto do Sistema Estadual de Educação Superior da Bahia, com o objetivo de apresentar contribuições teórico-metodológicas para uma sistematização possível desse campo científico, no âmbito de atuação institucional das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba). Desta forma, este estudo contextualiza a formação desse Sistema Estadual, bem como caracteriza aspectos do caráter complexo das universidades e do campo científico da Gestão Universitária na Contemporaneidade. Os resultados apontam para uma sistematização teórica possível que destaca quatro dimensões da Gestão Universitária, adaptadas da Gestão Educacional com base em Sander (1995, 2007) e Barroso (1996, 2005): a dimensão econômica, contemplando a dinâmica do financiamento dessas instituições; a dimensão política, referindo-se à oferta das atividades universitárias; a dimensão pedagógica, que diz respeito à produção do conhecimento; e a dimensão cultural/organizacional, que se relaciona aos aspectos da autonomia universitária.INPEAU/UFSC2019-11-25T22:00:53Z2019-11-25T22:00:53Z2019-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-07-3https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201729JÚNIOR, ANTÔNIO DE MACÊDO MOTACONCEIÇÃO, SERGIO HENRIQUE DAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-25T22:00:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/201729Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-11-25T22:00:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS SOBRE A GESTÃO UNIVERSITÁRIA NO CONTEXTO DO SISTEMA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA BAHIA
title CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS SOBRE A GESTÃO UNIVERSITÁRIA NO CONTEXTO DO SISTEMA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA BAHIA
spellingShingle CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS SOBRE A GESTÃO UNIVERSITÁRIA NO CONTEXTO DO SISTEMA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA BAHIA
JÚNIOR, ANTÔNIO DE MACÊDO MOTA
title_short CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS SOBRE A GESTÃO UNIVERSITÁRIA NO CONTEXTO DO SISTEMA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA BAHIA
title_full CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS SOBRE A GESTÃO UNIVERSITÁRIA NO CONTEXTO DO SISTEMA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA BAHIA
title_fullStr CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS SOBRE A GESTÃO UNIVERSITÁRIA NO CONTEXTO DO SISTEMA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA BAHIA
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS SOBRE A GESTÃO UNIVERSITÁRIA NO CONTEXTO DO SISTEMA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA BAHIA
title_sort CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS SOBRE A GESTÃO UNIVERSITÁRIA NO CONTEXTO DO SISTEMA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA BAHIA
author JÚNIOR, ANTÔNIO DE MACÊDO MOTA
author_facet JÚNIOR, ANTÔNIO DE MACÊDO MOTA
CONCEIÇÃO, SERGIO HENRIQUE DA
author_role author
author2 CONCEIÇÃO, SERGIO HENRIQUE DA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv JÚNIOR, ANTÔNIO DE MACÊDO MOTA
CONCEIÇÃO, SERGIO HENRIQUE DA
description Este trabalho destaca resultados preliminares de um estudo exploratório-descritivo, bibliográfico e documental, que aborda o tema da Gestão Universitária no contexto do Sistema Estadual de Educação Superior da Bahia, com o objetivo de apresentar contribuições teórico-metodológicas para uma sistematização possível desse campo científico, no âmbito de atuação institucional das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba). Desta forma, este estudo contextualiza a formação desse Sistema Estadual, bem como caracteriza aspectos do caráter complexo das universidades e do campo científico da Gestão Universitária na Contemporaneidade. Os resultados apontam para uma sistematização teórica possível que destaca quatro dimensões da Gestão Universitária, adaptadas da Gestão Educacional com base em Sander (1995, 2007) e Barroso (1996, 2005): a dimensão econômica, contemplando a dinâmica do financiamento dessas instituições; a dimensão política, referindo-se à oferta das atividades universitárias; a dimensão pedagógica, que diz respeito à produção do conhecimento; e a dimensão cultural/organizacional, que se relaciona aos aspectos da autonomia universitária.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-25T22:00:53Z
2019-11-25T22:00:53Z
2019-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-07-3
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201729
identifier_str_mv 978-85-68618-07-3
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652260157161472