Avaliação da extensão: recomendações de alternativas a partir de uma abordagem racionalista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kuba, Cristina Missao Borille
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198238
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2018.
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Para atender ao primeiro objetivo específico, utilizou-se a pesquisa documental, a técnica de brainstorming, a avaliação in loco de atividades de extensão e a aplicação de entrevista com roteiro semiestruturado aos coordenadores de extensão para que pudessem fornecer informações de impacto, tendo em vista sua participação na gestão da extensão nos câmpus (municípios) do IFSC. Quanto ao segundo objetivo específico, utilizaram-se a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental (com base nos critérios e indicadores do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras). O terceiro objetivo específico previu a utilização da técnica análise de viabilidade política e de implementação (AVPI). Por fim, o último objetivo envolveu a recomendação de duas alternativas. Uma delas, dentro da categoria de alternativa óbvia, mais fácil de ser implementada, foi denominada Ajustes nos processos , justamente por indicar ajustes nos processos de submissão de propostas/relatórios finais e de avaliação das propostas/relatórios finais. A alternativa criativa, denominada Avaliador itinerante , significa a inclusão de uma etapa no processo de avaliação da extensão, ou seja, o acompanhamento da execução ou a avaliação in loco. Na percepção da pesquisadora, a avaliação precisa propiciar aprendizado e crescimento. Avaliar não pode ser sinônimo de fiscalização, mas deve se pautar em ser processual, sistemática, pautada no ensino-aprendizagem, na construção de conhecimento, no compartilhamento de boas práticas e no fomento de iniciativas coletivas e multicâmpus. Por fim, torna-se importante manter, na tomada de decisões administrativas que envolvam extensão, o foco na formação do aluno e no impacto na comunidade externa.Abstract : The main goal of the study was the proposal of improvements in extension evaluation processes in order to contribute to the management of IFSC extension. In order to attend to it, 4 specific goals were proposed: a) to specify alternative solutions to the problem; b) to establish the criteria and indicators to be used according to the specified alternatives; c) to project results through the method of analysis of political feasibility and implementation of the rationalist approach; d) torecommend the most appropriate alternatives through a technical report. The first specific goal used documentary research, brainstorming technique, on-site evaluation of extension activities and semistructured itinerary interview applied on extension coordinators, so that they could provide impact information due to their collaboration on extension management of the Campus (municipalities) of IFSC. As for the second specific goal, it used bibliographic research and documentary research (based on Forproex criteria and indicators). The third specific goal used the technique of Political Feasibility Analysis and Implementation (PFAI). Finally, the last specific goal presented the recommendation of two alternatives. One of them, in the obvious alternative category, was easier to implement. It was called Adjustments in Processes because it indicates adjustments in the submission and evaluation processes of proposals/final reports. The creative alternative known as the Itinerant Evaluator means the inclusion of a step in the extension evaluation process, that is, the monitor the execution or evaluation in loco. In the perception of the researcher, the evaluation must provide learning and growth. Evaluating can not be synonymous with supervision, but should be based on being procedural, systematic, based on teaching-learning in the construction of knowledge, sharing of good practices, promotion of collective initiatives and multicampus. Finally, it is important that IFSC management, when making extension decisions, focuses on the impact of the extension activity on the external community and on the student's education.Schlickmann, RaphaelUniversidade Federal de Santa CatarinaKuba, Cristina Missao Borille2019-07-25T11:36:30Z2019-07-25T11:36:30Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1 v.| il., gráfs.application/pdf360031https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198238porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-25T11:36:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/198238Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-25T11:36:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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