Efetividade de uma intervenção educacional na imagem corporal de adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Cilene Rebolho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174887
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2016.
id UFSC_f30045b25a1d092ab8c87fada89cd8bd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/174887
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Efetividade de uma intervenção educacional na imagem corporal de adolescentesEducação físicaAdolescentesSaúde e higieneImagem corporalAutoestimaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2016.Intervenções direcionadas à imagem corporal (IC) de adolescentes representam importantes medidas de prevenção de desfechos negativos como transtornos alimentares, uso de esteroides anabolizantes, baixa autoestima e depressão. No ambiente escolar, as estratégias devem ser adequadas à estrutura e organização das escolas para garantir a efetividade no contexto real e facilitar a adoção da proposta por parte dos professores e gestores educacionais. O presente estudo teve o objetivo de analisar a efetividade de uma intervenção educacional na melhora da IC de estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da cidade de Florianópolis/SC. Trata-se de um estudo quase-experimental que envolveu escolas municipais selecionadas e alocadas nos grupos intervenção e controle pela Secretaria Municipal de Educação. Participaram do estudo 402 adolescentes de ambos os sexos na faixa etária de 10 a 17 anos. O Espelho, Espelho meu foi uma intervenção educacional composta por quatro sessões de 45 minutos baseadas em constructos das teorias Sociocognitiva e Crença na Saúde e nas abordagens de educação sobre a influência da mídia e aumento da autoestima. As sessões foram conduzidas pelo pesquisador na escola e foram compostas por sessão de vídeo, apresentação didática, promoção de discussões interativas, dinâmica de grupo, sessão de fotos, recortes de revistas e confecção de cartazes. As coletas de dados foram realizadas antes e após a realização da intervenção. O questionário compreendeu a escala de silhuetas, escala de insatisfação por áreas corporais, Escala de Evaluacíon de Insatisfación Corporal para Adolescentes (EEICA), Escala das Atitudes Socioculturais voltadas para a aparência (SATAQ-3), Escala de Autoestima de Ronsenberg e as subescalas de influência dos pais e amigos na IC da Escala de Influência dos Três Fatores (EITF). Foram realizadas medidas de massa corporal e estatura para o cálculo do IMC e a maturação sexual foi avaliada por meio dos estágios de Tanner. Utilizou-se a análise de covariância (ANCOVA) e o tamanho do efeito foi calculado. Os dados foram tratados no programa SPSS 15.0 for Windows, considerando-se p=0.05. No sexo masculino, o grupo intervenção apresentou maior redução na insatisfação com a IC comparado ao grupo controle (p<0.01), considerando os resultados da escala de silhuetas, com efeito pequeno (TE=0.04). Na análise de moderadores, esse efeito manteve-se apenas nos rapazes com baixo peso e peso normal (p<0.01; TE=0.04), que apresentavam menor nível de insatisfação (p<0.01; TE=0.04), independentemente da faixa etária (10 a 12 anos: p=0.03; TE=0.05; 13 a 17 anos: p=0.03; TE=0.04), com tamanho de efeito pequeno. A intervenção não promoveu mudanças significantes na IC das moças, e esse efeito não diferiu de acordo com o nível de insatisfação, status do peso corporal e faixa etária. Em ambos os sexos, a intervenção não impactou na internalização do ideal de beleza imposto pela mídia e autoestima. Esses achados demonstraram que o Espelho, Espelho Meu pode ser utilizado nas escolas como estratégia de prevenção de problemas relacionados à IC negativa no sexo masculino. Para o sexo feminino, a intervenção foi considerada relevante e permitiu promover reflexões acerca da supervalorização da magreza.<br>Abstract : Intervenções direcionadas à imagem corporal (IC) de adolescentes representam importantes medidas de prevenção de desfechos negativos como transtornos alimentares, uso de esteroides anabolizantes, baixa autoestima e depressão. No ambiente escolar, as estratégias devem ser adequadas à estrutura e organização das escolas para garantir a efetividade no contexto real e facilitar a adoção da proposta por parte dos professores e gestores educacionais. O presente estudo teve o objetivo de analisar a efetividade de uma intervenção educacional na melhora da IC de estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da cidade de Florianópolis/SC. Trata-se de um estudo quase-experimental que envolveu escolas municipais selecionadas e alocadas nos grupos intervenção e controle pela Secretaria Municipal de Educação. Participaram do estudo 402 adolescentes de ambos os sexos na faixa etária de 10 a 17 anos. O Espelho, Espelho meu foi uma intervenção educacional composta por quatro sessões de 45 minutos baseadas em constructos das teorias Sociocognitiva e Crença na Saúde e nas abordagens de educação sobre a influência da mídia e aumento da autoestima. As sessões foram conduzidas pelo pesquisador na escola e foram compostas por sessão de vídeo, apresentação didática, promoção de discussões interativas, dinâmica de grupo, sessão de fotos, recortes de revistas e confecção de cartazes. As coletas de dados foram realizadas antes e após a realização da intervenção. O questionário compreendeu a escala de silhuetas, escala de insatisfação por áreas corporais, Escala de Evaluacíon de Insatisfación Corporal para Adolescentes (EEICA), Escala das Atitudes Socioculturais voltadas para a aparência (SATAQ-3), Escala de Autoestima de Ronsenberg e as subescalas de influência dos pais e amigos na IC da Escala de Influência dos Três Fatores (EITF). Foram realizadas medidas de massa corporal e estatura para o cálculo do IMC e a maturação sexual foi avaliada por meio dos estágios de Tanner. Utilizou-se a análise de covariância (ANCOVA) e o tamanho do efeito foi calculado. Os dados foram tratados no programa SPSS 15.0 for Windows, considerando-se p=0.05. No sexo masculino, o grupo intervenção apresentou maior redução na insatisfação com a IC comparado ao grupo controle (p<0.01), considerando os resultados da escala de silhuetas, com efeito pequeno (TE=0.04). Na análise de moderadores, esse efeito manteve-se apenas nos rapazes com baixo peso e peso normal (p<0.01; TE=0.04), que apresentavam menor nível de insatisfação (p<0.01; TE=0.04), independentemente da faixa etária (10 a 12 anos: p=0.03; TE=0.05; 13 a 17 anos: p=0.03; TE=0.04), com tamanho de efeito pequeno. A intervenção não promoveu mudanças significantes na IC das moças, e esse efeito não diferiu de acordo com o nível de insatisfação, status do peso corporal e faixa etária. Em ambos os sexos, a intervenção não impactou na internalização do ideal de beleza imposto pela mídia e autoestima. Esses achados demonstraram que o Espelho, Espelho Meu pode ser utilizado nas escolas como estratégia de prevenção de problemas relacionados à IC negativa no sexo masculino. Para o sexo feminino, a intervenção foi considerada relevante e permitiu promover reflexões acerca da supervalorização da magreza.Petroski, Edio LuizUniversidade Federal de Santa CatarinaMartins, Cilene Rebolho2017-04-18T04:11:56Z2017-04-18T04:11:56Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis214 p.| il., tabs.application/pdf345355https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174887porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-18T04:11:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/174887Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-04-18T04:11:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Efetividade de uma intervenção educacional na imagem corporal de adolescentes
title Efetividade de uma intervenção educacional na imagem corporal de adolescentes
spellingShingle Efetividade de uma intervenção educacional na imagem corporal de adolescentes
Martins, Cilene Rebolho
Educação física
Adolescentes
Saúde e higiene
Imagem corporal
Autoestima
title_short Efetividade de uma intervenção educacional na imagem corporal de adolescentes
title_full Efetividade de uma intervenção educacional na imagem corporal de adolescentes
title_fullStr Efetividade de uma intervenção educacional na imagem corporal de adolescentes
title_full_unstemmed Efetividade de uma intervenção educacional na imagem corporal de adolescentes
title_sort Efetividade de uma intervenção educacional na imagem corporal de adolescentes
author Martins, Cilene Rebolho
author_facet Martins, Cilene Rebolho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Petroski, Edio Luiz
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Cilene Rebolho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Adolescentes
Saúde e higiene
Imagem corporal
Autoestima
topic Educação física
Adolescentes
Saúde e higiene
Imagem corporal
Autoestima
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-04-18T04:11:56Z
2017-04-18T04:11:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 345355
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174887
identifier_str_mv 345355
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 214 p.| il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652160356843520