DESEMPENHO ACADÊMICO E EVASÃO: UM COMPARATIVO ENTRE DISCENTES COTISTAS E NÃO COTISTAS EM UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DÁRIO, AMALIA BORGES
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: NUNES, ROGÉRIO DA SILVA, RIBAS, RUY TADEU MAMBRINI
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181075
Resumo: A introdução de uma política com reserva de vagas, formalizada em 2012, tem sido motivo de muita controvérsia nas universidades públicas, embora com escassa análise com relação a desempenho acadêmico e evasão. A Universidade Federal de Santa Catarina já possuía uma política de reserva de vagas antes da vigência da Lei 12.711/2012 e o objetivo deste trabalho é comparar o desempenho acadêmico entre cotistas e não cotistas em um Curso de Graduação em Administração (presencial) para os ingressantes anteriores à obrigatoriedade provocada pela legislação de 2012. Para tal, a pesquisa utilizou-se de uma abordagem quantitativa, analisando todos os ingressantes através do concurso vestibular para o curso no período 2008-2012, tanto os estudantes do diurno quanto do noturno. Os dados foram coletados no primeiro semestre de 2017 e universo foi de 942 ingressantes. Os resultados sugerem que o desempenho acadêmico médio do grupo cotista é menor que o de não cotistas. Com relação à evasão, considerando abandono e desistência como critérios, a média do grupo cotista é maior que a do grupo não cotista.
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