ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO: UMA AÇÃO PREVENTIVA CONTRA A RETENÇÃO E A EVASÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÂO DA FURG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schirmer, Sirlei Nadia
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Jardim, Daniele Barros, Sena, Bruna Das Neves, Rosa, Thiago Silva Da, Seixas, José Vagner, Costa, Tatiane Goudinho Da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25914
Resumo: O acompanhamento pedagógico é uma ação do setor pedagógico do Núcleo de Assistência Estudantil/ NAE da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis/ PRAE da Universidade Federal do Rio Grande/ FURG, visando identificar os fatores que levam a evasão e a retenção dos acadêmicos beneficiados pelo Subprograma de Assistência Básica (SAB) do Programa Institucional de Desenvolvimento do Estudante - PDE da FURG. Desta forma, contribuindo na qualidade do desempenho acadêmico e a formação profissional e cidadã dos estudantes. Logo, buscou-se coletar dados para uma análise dos fatores que fazem com que o estudante venha a evadir do seu curso e/ou que fazem com que seja retido, não podendo avançar em sua formação ou permanecer na universidade, a fim de entender estas questões. Para tanto, aplicou-se um questionário aos duzentos e sessenta e dois estudantes, dos quatrocentos e vinte três que não atendiam as normativas do SAB, que compareceram ao acompanhamento pedagógico por apresentarem problemas de rendimento acadêmico no primeiro semestre do ano letivo de 2011. A finalidade não se restringe apenas identificar as causas dessa problemática, mas refletir sobre possíveis formas de reverter esse panorama tão discutido nas universidades federais. Os resultados apresentados fundamentam-se em uma abordagem quantitativa/descritiva onde se tem uma análise preliminar de algumas questões do questionário, possibilitando uma visão clara e objetiva dos motivos prováveis da retenção e evasão nos cursos de graduação da FURG.
id UFSC_f36c59376b4495b59ae9c8e643699ced
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/25914
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO: UMA AÇÃO PREVENTIVA CONTRA A RETENÇÃO E A EVASÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÂO DA FURGO acompanhamento pedagógico é uma ação do setor pedagógico do Núcleo de Assistência Estudantil/ NAE da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis/ PRAE da Universidade Federal do Rio Grande/ FURG, visando identificar os fatores que levam a evasão e a retenção dos acadêmicos beneficiados pelo Subprograma de Assistência Básica (SAB) do Programa Institucional de Desenvolvimento do Estudante - PDE da FURG. Desta forma, contribuindo na qualidade do desempenho acadêmico e a formação profissional e cidadã dos estudantes. Logo, buscou-se coletar dados para uma análise dos fatores que fazem com que o estudante venha a evadir do seu curso e/ou que fazem com que seja retido, não podendo avançar em sua formação ou permanecer na universidade, a fim de entender estas questões. Para tanto, aplicou-se um questionário aos duzentos e sessenta e dois estudantes, dos quatrocentos e vinte três que não atendiam as normativas do SAB, que compareceram ao acompanhamento pedagógico por apresentarem problemas de rendimento acadêmico no primeiro semestre do ano letivo de 2011. A finalidade não se restringe apenas identificar as causas dessa problemática, mas refletir sobre possíveis formas de reverter esse panorama tão discutido nas universidades federais. Os resultados apresentados fundamentam-se em uma abordagem quantitativa/descritiva onde se tem uma análise preliminar de algumas questões do questionário, possibilitando uma visão clara e objetiva dos motivos prováveis da retenção e evasão nos cursos de graduação da FURG.INPEAU2012-09-19T17:52:56Z2012-09-19T17:52:56Z2011-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25914Schirmer, Sirlei NadiaJardim, Daniele BarrosSena, Bruna Das NevesRosa, Thiago Silva DaSeixas, José VagnerCosta, Tatiane Goudinho Daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T10:10:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/25914Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T10:10:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO: UMA AÇÃO PREVENTIVA CONTRA A RETENÇÃO E A EVASÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÂO DA FURG
title ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO: UMA AÇÃO PREVENTIVA CONTRA A RETENÇÃO E A EVASÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÂO DA FURG
spellingShingle ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO: UMA AÇÃO PREVENTIVA CONTRA A RETENÇÃO E A EVASÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÂO DA FURG
Schirmer, Sirlei Nadia
title_short ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO: UMA AÇÃO PREVENTIVA CONTRA A RETENÇÃO E A EVASÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÂO DA FURG
title_full ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO: UMA AÇÃO PREVENTIVA CONTRA A RETENÇÃO E A EVASÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÂO DA FURG
title_fullStr ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO: UMA AÇÃO PREVENTIVA CONTRA A RETENÇÃO E A EVASÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÂO DA FURG
title_full_unstemmed ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO: UMA AÇÃO PREVENTIVA CONTRA A RETENÇÃO E A EVASÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÂO DA FURG
title_sort ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO: UMA AÇÃO PREVENTIVA CONTRA A RETENÇÃO E A EVASÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÂO DA FURG
author Schirmer, Sirlei Nadia
author_facet Schirmer, Sirlei Nadia
Jardim, Daniele Barros
Sena, Bruna Das Neves
Rosa, Thiago Silva Da
Seixas, José Vagner
Costa, Tatiane Goudinho Da
author_role author
author2 Jardim, Daniele Barros
Sena, Bruna Das Neves
Rosa, Thiago Silva Da
Seixas, José Vagner
Costa, Tatiane Goudinho Da
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schirmer, Sirlei Nadia
Jardim, Daniele Barros
Sena, Bruna Das Neves
Rosa, Thiago Silva Da
Seixas, José Vagner
Costa, Tatiane Goudinho Da
description O acompanhamento pedagógico é uma ação do setor pedagógico do Núcleo de Assistência Estudantil/ NAE da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis/ PRAE da Universidade Federal do Rio Grande/ FURG, visando identificar os fatores que levam a evasão e a retenção dos acadêmicos beneficiados pelo Subprograma de Assistência Básica (SAB) do Programa Institucional de Desenvolvimento do Estudante - PDE da FURG. Desta forma, contribuindo na qualidade do desempenho acadêmico e a formação profissional e cidadã dos estudantes. Logo, buscou-se coletar dados para uma análise dos fatores que fazem com que o estudante venha a evadir do seu curso e/ou que fazem com que seja retido, não podendo avançar em sua formação ou permanecer na universidade, a fim de entender estas questões. Para tanto, aplicou-se um questionário aos duzentos e sessenta e dois estudantes, dos quatrocentos e vinte três que não atendiam as normativas do SAB, que compareceram ao acompanhamento pedagógico por apresentarem problemas de rendimento acadêmico no primeiro semestre do ano letivo de 2011. A finalidade não se restringe apenas identificar as causas dessa problemática, mas refletir sobre possíveis formas de reverter esse panorama tão discutido nas universidades federais. Os resultados apresentados fundamentam-se em uma abordagem quantitativa/descritiva onde se tem uma análise preliminar de algumas questões do questionário, possibilitando uma visão clara e objetiva dos motivos prováveis da retenção e evasão nos cursos de graduação da FURG.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-09
2012-09-19T17:52:56Z
2012-09-19T17:52:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25914
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652350562238464