Análise categorial da arte em Amie Thomasson

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Debora Pazetto
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93920
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Florianópolis, 2010
id UFSC_f36ff8f39464f3e1745c79290eab5cc5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/93920
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Análise categorial da arte em Amie ThomassonFilosofiaArteOntologiaArtesDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Florianópolis, 2010Esta dissertação pretende investigar o que é uma obra de arte, assumindo como principal subsídio metodológico a análise crítica de alguns textos de Amie Thomasson. A ontologia de Roman Ingarden também é exposta, pois constitui uma influência central para o pensamento de Thomasson. Diversas noções utilizadas pela autora, como a aceitação do pluralismo ontológico, a busca da estrutura específica de cada tipo de arte e a admissão de que a arte comporta características espaço-temporais e abstratas, remontam aos escritos do pensador polonês. Esses temas estão embutidos no principal aspecto abordado na dissertação, a saber, o modo como Thomasson investiga a obra de arte através da busca de seu estatuto ontológico, dentro do contexto de um quadro categorial mais amplo. A autora afirma que a questão central da ontologia da arte é: que tipo de entidade é uma obra de arte? Essa questão não é respondida através de uma definição rígida da arte ou de uma lista finita de características que permita classificar qualquer objeto no mundo como arte ou não-arte. Thomasson compromete-se apenas com a pretensão modesta de buscar um espaço categorial bem sucedido para a alocação das obras de arte. Ela problematiza o fato de que a estética e a metafísica tradicionais não proporcionam categorias adequadas para alocar a arte, a ficção e os objetos culturais, pois costumam adotar sistemas dualistas como sujeito-objeto, real-ideal, concreto-abstrato, entre outros, impróprios para pensar as obras de arte, que comportam características híbridas. Como alternativa, Thomasson sugere uma metodologia ontológica formal para a criação de sistemas categoriais e, nesse contexto, de categorias que respeitem a configuração específica das obras de arte. Sua proposta é analisada nessa dissertação como uma solução eficaz para capturar a estrutura ontológica das obras de arte através de uma base analítica formal.This thesis aims to investigate what is a work of art, assuming the critical analysis of some texts of Amie Thomasson as its main methodological subsidy. The ontology of Roman Ingarden is also exposed because it is a central influence to the thought of Thomasson. Several concepts used by the author, as the acceptance of ontological pluralism, the search for the specific structure of each type of art and the admission that art involves spatiotemporal and abstract characteristics, go back to the writings of the Polish thinker. These themes are inserted in the main aspect addressed by this thesis, namely, how Thomasson investigates the work of art through the pursuit of its ontological status within the broader context of a categorical framework. The author argues that the central question of the ontology of art is: what kind of entity is a work of art? This question is not answered by a rigid definition of art or a finite list of characteristics that allow classifying any object in the world as art or not art. Thomasson undertakes only the modest pretense of seeking for a successful categorial space for the allocation of works of art. She discusses the fact that traditional aesthetics and metaphysics do not provide adequate categories to allocate art, fiction and cultural objects, because they tend to adopt dualistic systems, like subject-object, real-ideal, concrete-abstract, among others, that are inadequate to think about works of art, which include hybrid features. Alternatively, Thomasson suggests a formal ontological methodology for creating categorial systems and, in this context, categories that meet the specific configuration of artworks. Her proposal is analyzed in this dissertation as an effective solution to capture the ontological structure of works of art through a formal analytical base.Braida, Celso ReniUniversidade Federal de Santa CatarinaFerreira, Debora Pazetto2012-10-25T04:41:39Z2012-10-25T04:41:39Z2012-10-25T04:41:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf281701http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93920porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T19:29:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/93920Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T19:29:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise categorial da arte em Amie Thomasson
title Análise categorial da arte em Amie Thomasson
spellingShingle Análise categorial da arte em Amie Thomasson
Ferreira, Debora Pazetto
Filosofia
Arte
Ontologia
Artes
title_short Análise categorial da arte em Amie Thomasson
title_full Análise categorial da arte em Amie Thomasson
title_fullStr Análise categorial da arte em Amie Thomasson
title_full_unstemmed Análise categorial da arte em Amie Thomasson
title_sort Análise categorial da arte em Amie Thomasson
author Ferreira, Debora Pazetto
author_facet Ferreira, Debora Pazetto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Braida, Celso Reni
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Debora Pazetto
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia
Arte
Ontologia
Artes
topic Filosofia
Arte
Ontologia
Artes
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Florianópolis, 2010
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-25T04:41:39Z
2012-10-25T04:41:39Z
2012-10-25T04:41:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 281701
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93920
identifier_str_mv 281701
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93920
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652107260100608