Entre o real e o imaginário: a percepção de risco de desastre socioambiental na perspectiva da criança
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198436 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2018. |
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Entre o real e o imaginário: a percepção de risco de desastre socioambiental na perspectiva da criançaPsicologiaPercepçãoDesastres ambientaisCriançasPsicologia ambientalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2018.Na contemporaneidade constata-se que os desastres naturais são cada vez mais frequentes em âmbito mundial e nacional, sendo que neste trabalho serão considerados como, desastres socioambientais. Tendo em vista que muitas vezes a presença de mudanças climáticas estão inter-relacionadas com o ambiente ocupado de forma inadequada, transformando o ambiente em área de risco e com a população que reside nesse local. Preocupar-se com a percepção das crianças acerca do risco em que elas próprias e suas famílias se encontram é fundamental para possibilitar um engajamento desde cedo com questões ambientais e uma maior conscientização sobre os riscos e possíveis consequências dos mesmos. Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender a percepção de risco das crianças moradoras de áreas suscetíveis à ocorrência de deslizamentos. Participaram 12 crianças, moradoras de áreas classificadas como médio e alto risco para deslizamentos de terra. A pesquisa fez uso da abordagem qualitativa e utilizou-se de multimétodos para coleta dos dados: Walk-around-the-block com documentação fotográfica e entrevista semiestruturada com desenho e relato verbal do mesmo. Por sua vez, a análise dos dados realizada a partir do método de Análise de Conteúdo de Bardin deu origem a cinco (5) temas: 1 Sentimentos e Significados Atribuídos; 2- Risco; 3 Características da área de risco; 4 Informações e 5 Vivências. As crianças entrevistadas apresentaram pouco ou nenhum conhecimento sobre deslizamentos de terra, áreas de risco, como devem ou não se comportar frente ao risco ou sobre a própria ocorrência de deslizamento no local e a indicar riscos de deslizamento, ou fatores que podem aumentar ou diminuir esses riscos. Observou-se a necessidade de ampliar o diálogo de pais e professores com as crianças sobre a questão de deslizamentos ou sobre a possibilidade de ocorrência dos mesmos. O principal meio de aquisição de informação vem da mídia, principalmente pela televisão através dos noticiários. E ainda, crianças que já vivenciaram algum tipo de deslizamento em suas casas ou viram acontecer em casas de vizinhos apresentaram uma maior percepção de risco do que aquelas que nunca passaram por isso. De maneira geral, os resultados evidenciaram a importância de dar voz à criança, valorizar sua percepção e suas ideias, tendo em vista que essa fase é um momento crucial de aquisições comportamentais, de consciência e de valores tornando-as potenciais agentes de mudança na prevenção de desastres socioambientais.Abstract : At the present time it is perceived that natural disasters are becoming more frequent in the countries and even in the worldwide. These are considered in this work as socio-environmental disasters, due to the presence of climatic changes are interrelated to the environment in the risk areas and with the population that resides in that place. Concern about the future generations' perception of the risk facing by they and their families to enabling early engagement with environmental issues and greater awareness of the risks and possible consequences of them.This research had as main objective to understand the risk perception of the children living in areas susceptible to the occurrence of landslides. Twelve children living in areas classified as medium and high risk for landslides participated in this research. The research used the qualitative methodology and used multimethods to collect the data: Walk-around-the-block with photographic documentation and semi-structured interview with drawing and verbal report of the same. In turn, the data analysis performed using the Bardin Content Analysis method gave rise to five (5) themes: 1 - Attributes and Assigned Meanings; 2- Risk; 3 - Characteristics of the risk area; 4 - Information and 5 - Experiences. The children interviewed had little or no knowledge of landslides, risk areas, how they should or should not behave facing the risk or the occurrence of landslides, and indicate risks of landslides, or factors that may increase or decrease those risks. It was observed the precariousness of parents and teachers' dialogue with children about the issue of landslides or the possibility of their occurrence. The main means of acquiring information comes from the media, especially television through the news. Also, children who have experienced some kind of slipping in their homes or seen them happen in neighbors' homes presented a greater perception of risk than those that never went through it. In general, the results showed the importance of giving voice to the child, valuing their perception and their ideas, considering that this phase is a crucial moment of behavioral acquisitions, awareness and values making them potential agents of change in prevention of social and environmental disasters.Kuhnen, ArianeUniversidade Federal de Santa CatarinaMarzocchella, Loredana Amaral2019-07-25T11:44:30Z2019-07-25T11:44:30Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis147 p.| il.application/pdf356164https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198436porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-25T11:44:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/198436Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-25T11:44:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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