Estruturação da prática pedagógica dos professores do Curso de Graduação em Educação Física: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brancher, Emerson Antonio
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84145
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
id UFSC_f3c00d3888085654b931bb9758703357
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84145
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Estruturação da prática pedagógica dos professores do Curso de Graduação em Educação Física: um estudo de casoEducação físicaEducação físicaEstudo e ensinoPratica de ensinoProfessores de educação fisicaAvaliaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.Com o passar dos anos, a prática pedagógica de professores vem sendo objeto de investigações para compreender as situações didáticas no seu contexto histórico e social, concentrando-se nos objetivos, conteúdos, métodos e avaliação, considerados os alicerces para o planejamento e direção do processo de ensino- aprendizagem. Entretanto, as investigações não têm procurado caracterizar a prática pedagógica implementada pelos professores nos diferentes momentos da carreira docente. Nessa perspectiva, este estudo teve por objetivo analisar a estruturação da prática pedagógica dos professores que atuam no curso de graduação em Educação Física da Universidade Regional de Blumenau, comparando-a com os ciclos de desenvolvimento profissional da carreira docente e os eixos curriculares das disciplinas ministradas. Para tanto, foi necessário analisar as decisões tomadas pelos professores quanto aos procedimentos de avaliação, seleção dos conteúdos e as técnicas de ensino adotadas, comparando a prática pedagógica dos professores universitários nos diferentes eixos curriculares. Esta investigação caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, do tipo de estudo de caso único com sub-unidades. Participaram do estudo 30 professores que atuavam no curso de graduação em Educação Física, no primeiro semestre do ano de 2002, independentemente da sua formação acadêmica. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada, a qual foi realizada individualmente. De modo geral, os resultados encontrados sobre a delimitação, adequação e organização dos conteúdos revelam a preocupação dos professores em enfatizar a cobertura em detrimento do seu domínio, em atender as necessidades futuras do que as necessidades do momento dos estudantes bem como de priorizar a utilização de uma abordagem mais temática do que uma abordagem mais eclética dos conteúdos. Quanto a avaliação dos conteúdos, constatou-se que os professores priorizam a realização de avaliação afetiva, prevalecendo também a utilização de critérios mais globais e de instrumentos como teste teórico, teste prático e seminários. No que diz respeito aos procedimentos de ensino, os professores parecem adotar uma prática mais inovadora do que seguir o modelo tradicional, embora as técnicas de ensino mais utilizadas foram a aula expositiva-dialogada, trabalhos em grupo e seminários. Em síntese, os resultados revelaram também algumas evidências que indicam que há diferenças na estruturação das práticas pedagógicas implementadas pelos professores, considerando especialmente os diferentes eixos curriculares das disciplinas ministradas e os ciclos de desenvolvimento profissional em que se encontram os docentes. Sugere-se a continuação das investigações sobre este tema, buscando a utilização conjunta de instrumentos e a participação de estudantes.Florianópolis, SCNascimento, Juarez Vieira doUniversidade Federal de Santa CatarinaBrancher, Emerson Antonio2012-10-20T06:42:33Z2012-10-20T06:42:33Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisii, 127 f.| tabs., grafs.application/pdf188886http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84145porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T11:32:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/84145Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T11:32:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estruturação da prática pedagógica dos professores do Curso de Graduação em Educação Física: um estudo de caso
title Estruturação da prática pedagógica dos professores do Curso de Graduação em Educação Física: um estudo de caso
spellingShingle Estruturação da prática pedagógica dos professores do Curso de Graduação em Educação Física: um estudo de caso
Brancher, Emerson Antonio
Educação física
Educação física
Estudo e ensino
Pratica de ensino
Professores de educação fisica
Avaliação
title_short Estruturação da prática pedagógica dos professores do Curso de Graduação em Educação Física: um estudo de caso
title_full Estruturação da prática pedagógica dos professores do Curso de Graduação em Educação Física: um estudo de caso
title_fullStr Estruturação da prática pedagógica dos professores do Curso de Graduação em Educação Física: um estudo de caso
title_full_unstemmed Estruturação da prática pedagógica dos professores do Curso de Graduação em Educação Física: um estudo de caso
title_sort Estruturação da prática pedagógica dos professores do Curso de Graduação em Educação Física: um estudo de caso
author Brancher, Emerson Antonio
author_facet Brancher, Emerson Antonio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Juarez Vieira do
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Brancher, Emerson Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Educação física
Estudo e ensino
Pratica de ensino
Professores de educação fisica
Avaliação
topic Educação física
Educação física
Estudo e ensino
Pratica de ensino
Professores de educação fisica
Avaliação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002
2012-10-20T06:42:33Z
2012-10-20T06:42:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 188886
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84145
identifier_str_mv 188886
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv ii, 127 f.| tabs., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652114207965184