Estruturação da prática pedagógica dos professores do Curso de Graduação em Educação Física: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84145 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. |
id |
UFSC_f3c00d3888085654b931bb9758703357 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84145 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Estruturação da prática pedagógica dos professores do Curso de Graduação em Educação Física: um estudo de casoEducação físicaEducação físicaEstudo e ensinoPratica de ensinoProfessores de educação fisicaAvaliaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.Com o passar dos anos, a prática pedagógica de professores vem sendo objeto de investigações para compreender as situações didáticas no seu contexto histórico e social, concentrando-se nos objetivos, conteúdos, métodos e avaliação, considerados os alicerces para o planejamento e direção do processo de ensino- aprendizagem. Entretanto, as investigações não têm procurado caracterizar a prática pedagógica implementada pelos professores nos diferentes momentos da carreira docente. Nessa perspectiva, este estudo teve por objetivo analisar a estruturação da prática pedagógica dos professores que atuam no curso de graduação em Educação Física da Universidade Regional de Blumenau, comparando-a com os ciclos de desenvolvimento profissional da carreira docente e os eixos curriculares das disciplinas ministradas. Para tanto, foi necessário analisar as decisões tomadas pelos professores quanto aos procedimentos de avaliação, seleção dos conteúdos e as técnicas de ensino adotadas, comparando a prática pedagógica dos professores universitários nos diferentes eixos curriculares. Esta investigação caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, do tipo de estudo de caso único com sub-unidades. Participaram do estudo 30 professores que atuavam no curso de graduação em Educação Física, no primeiro semestre do ano de 2002, independentemente da sua formação acadêmica. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada, a qual foi realizada individualmente. De modo geral, os resultados encontrados sobre a delimitação, adequação e organização dos conteúdos revelam a preocupação dos professores em enfatizar a cobertura em detrimento do seu domínio, em atender as necessidades futuras do que as necessidades do momento dos estudantes bem como de priorizar a utilização de uma abordagem mais temática do que uma abordagem mais eclética dos conteúdos. Quanto a avaliação dos conteúdos, constatou-se que os professores priorizam a realização de avaliação afetiva, prevalecendo também a utilização de critérios mais globais e de instrumentos como teste teórico, teste prático e seminários. No que diz respeito aos procedimentos de ensino, os professores parecem adotar uma prática mais inovadora do que seguir o modelo tradicional, embora as técnicas de ensino mais utilizadas foram a aula expositiva-dialogada, trabalhos em grupo e seminários. Em síntese, os resultados revelaram também algumas evidências que indicam que há diferenças na estruturação das práticas pedagógicas implementadas pelos professores, considerando especialmente os diferentes eixos curriculares das disciplinas ministradas e os ciclos de desenvolvimento profissional em que se encontram os docentes. Sugere-se a continuação das investigações sobre este tema, buscando a utilização conjunta de instrumentos e a participação de estudantes.Florianópolis, SCNascimento, Juarez Vieira doUniversidade Federal de Santa CatarinaBrancher, Emerson Antonio2012-10-20T06:42:33Z2012-10-20T06:42:33Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisii, 127 f.| tabs., grafs.application/pdf188886http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84145porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T11:32:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/84145Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T11:32:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estruturação da prática pedagógica dos professores do Curso de Graduação em Educação Física: um estudo de caso |
title |
Estruturação da prática pedagógica dos professores do Curso de Graduação em Educação Física: um estudo de caso |
spellingShingle |
Estruturação da prática pedagógica dos professores do Curso de Graduação em Educação Física: um estudo de caso Brancher, Emerson Antonio Educação física Educação física Estudo e ensino Pratica de ensino Professores de educação fisica Avaliação |
title_short |
Estruturação da prática pedagógica dos professores do Curso de Graduação em Educação Física: um estudo de caso |
title_full |
Estruturação da prática pedagógica dos professores do Curso de Graduação em Educação Física: um estudo de caso |
title_fullStr |
Estruturação da prática pedagógica dos professores do Curso de Graduação em Educação Física: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Estruturação da prática pedagógica dos professores do Curso de Graduação em Educação Física: um estudo de caso |
title_sort |
Estruturação da prática pedagógica dos professores do Curso de Graduação em Educação Física: um estudo de caso |
author |
Brancher, Emerson Antonio |
author_facet |
Brancher, Emerson Antonio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nascimento, Juarez Vieira do Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brancher, Emerson Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Educação física Estudo e ensino Pratica de ensino Professores de educação fisica Avaliação |
topic |
Educação física Educação física Estudo e ensino Pratica de ensino Professores de educação fisica Avaliação |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002 2012-10-20T06:42:33Z 2012-10-20T06:42:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
188886 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84145 |
identifier_str_mv |
188886 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84145 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
ii, 127 f.| tabs., grafs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652114207965184 |