Os memes como gênero discursivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Marta
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203427
Resumo: TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância
id UFSC_f3e07af0f095865912ac1487d35be5a8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/203427
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Os memes como gênero discursivoSigno ideológico. Dialogismo. Valoração. Discurso. Gênero.TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a DistânciaO presente trabalho buscou, de forma sucinta, analisar a relação existente entre os memes e o seu projeto enunciativo. Os objetivos específicos foram pesquisar a caracterização do meme enquanto gênero segundo a noção de gêneros do discurso de Mikhail Bakhtin e analisar sua estrutura composicional, conteúdo temático e estilo em meio virtual a fim de estabelecer uma relação entre esses memes e o seu projeto enunciativo. Para isso, foram analisados três memes verbo-visuais veiculados no Facebook, por meio da comunidade Barbie e Ken Cidadãos de Bem no ano de 2018. Como método de análise, foi adotado o paradigma qualitativo-interpretativo, tendo em vista que descrevemos, analisamos e interpretamos os dados verbo-visuais constitutivos dos memes selecionados, por meio de uma leitura dialógica desses enunciados produzidos em situações de interação discursiva. O trabalho foi dividido em três capítulos: no primeiro, refletimos sobre os conceitos-chave da pesquisa e do referencial teórico que direciona o estudo; no segundo, analisamos a construção do meme enquanto prática discursiva e gênero; no terceiro, analisamos discursivamente três memes que compõem o corpus deste estudo, de acordo com os pressupostos da teoria bakhtiniana. Em tempos de cerceamento da palavra e de tensão política, os memes virtuais constituem uma prática social e um recurso de comunicação entre os diversos sujeitos. Dessa forma, propomos uma reflexão sobre a formação desse gênero que manifesta o projeto enunciativo de um locutor em relação dialógica com um interlocutor e as diversas ideologias que circulam nesses discursos com alto poder de mobilização nas redes sociais.O presente trabalho buscou, de forma sucinta, analisar a relação existente entre os memes e o seu projeto enunciativo. Os objetivos específicos foram pesquisar a caracterização do meme enquanto gênero segundo a noção de gêneros do discurso de Mikhail Bakhtin e analisar sua estrutura composicional, conteúdo temático e estilo em meio virtual a fim de estabelecer uma relação entre esses memes e o seu projeto enunciativo. Para isso, foram analisados três memes verbo-visuais veiculados no Facebook, por meio da comunidade Barbie e Ken Cidadãos de Bem no ano de 2018. Como método de análise, foi adotado o paradigma qualitativo-interpretativo, tendo em vista que descrevemos, analisamos e interpretamos os dados verbo-visuais constitutivos dos memes selecionados, por meio de uma leitura dialógica desses enunciados produzidos em situações de interação discursiva. O trabalho foi dividido em três capítulos: no primeiro, refletimos sobre os conceitos-chave da pesquisa e do referencial teórico que direciona o estudo; no segundo, analisamos a construção do meme enquanto prática discursiva e gênero; no terceiro, analisamos discursivamente três memes que compõem o corpus deste estudo, de acordo com os pressupostos da teoria bakhtiniana. Em tempos de cerceamento da palavra e de tensão política, os memes virtuais constituem uma prática social e um recurso de comunicação entre os diversos sujeitos. Dessa forma, propomos uma reflexão sobre a formação desse gênero que manifesta o projeto enunciativo de um locutor em relação dialógica com um interlocutor e as diversas ideologias que circulam nesses discursos com alto poder de mobilização nas redes sociais.Florianópolis, SCBraga, SandroSantos, GeovanaUniversidade Federal de Santa CatarinaMoreira, Marta2019-12-30T11:00:27Z2019-12-30T11:00:27Z2019-11-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203427porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-30T11:00:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/203427Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-30T11:00:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os memes como gênero discursivo
title Os memes como gênero discursivo
spellingShingle Os memes como gênero discursivo
Moreira, Marta
Signo ideológico. Dialogismo. Valoração. Discurso. Gênero.
title_short Os memes como gênero discursivo
title_full Os memes como gênero discursivo
title_fullStr Os memes como gênero discursivo
title_full_unstemmed Os memes como gênero discursivo
title_sort Os memes como gênero discursivo
author Moreira, Marta
author_facet Moreira, Marta
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Braga, Sandro
Santos, Geovana
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Marta
dc.subject.por.fl_str_mv Signo ideológico. Dialogismo. Valoração. Discurso. Gênero.
topic Signo ideológico. Dialogismo. Valoração. Discurso. Gênero.
description TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-30T11:00:27Z
2019-12-30T11:00:27Z
2019-11-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203427
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651887994470400