Educação para a igualdade de gênero: proposta de sequência didática para o terceiro ciclo do Ensino Fundamental
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173784 |
Resumo: | TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola. |
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Educação para a igualdade de gênero: proposta de sequência didática para o terceiro ciclo do Ensino FundamentalDesigualdade de gêneroViolência domésticaGênero e diversidade na escolaTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.O Brasil é o quinto na lista de países com alto número de feminicídios e o primeiro em transfeminicídios. Em média, por ano, cinco mil mulheres são assassinadas no país, a maioria pelos seus parceiros ou ex-parceiros, e cinquenta mil mulheres são violentadas sexualmente. Se já não bastassem as violências sofridas, as mulheres brasileiras também têm que encarar salários 30% inferiores aos dos homens e enfrentar jornadas duplas ou triplas de trabalho, porque delas são exigidas a manutenção da casa e a educação dos filhos. Negar que há assimetria nas relações de gênero é atrasar soluções de combate às violências e desigualdades sociais. É neste sentido, portanto, que este Trabalho de Conclusão de Curso defende a importância de incluir, nos planos de ensino, atividades que problematizem a naturalização dos papéis sociais atribuídos aos sexos e propõe uma sequência didática para o terceiro ciclo do Ensino Fundamental que permita, aos alunos, compreender os termos sexo e gênero, refletir sobre os estereótipos de gênero aos quais estão expostos, entender como esses estereótipos são motivadores de violências de gênero e pensar em estratégias para se alcançar uma sociedade mais justa e igualitária.Brazil has reached the fifth position on the list of countries that reported alarmingly high levels of femicides, it also has reached the first place in transfeminicides. There are about five thousand women who have been murdered on the country per year, most of them have been killed by their intimate partners or ex-partners. Besides that, there are about fifty thousand women who are sexually abused. Brazilian women also earn thirty percent less than men in virtually every single occupation. In addition, women work harder than men, most of them have full-time or part-time employment outside of the home or even a second job, then they come home and do more of the house work than their partners women are in charge of raising the kids. Denying there have been serious asymmetry in gender relations will give us nothing but a backwardness in resolutions to fight against violence and social inequalities. All things considered, this Final Paper suggests the importance of including activities in teaching plans that discusses the naturalization of the social roles attributed to the genres, proposing a didactic sequence to be taught for Middle School students. The main point is making teenagers understand the difference between the terms sex and gender, pondering on the gender stereotypes which they have been exposed to. Teenagers should realize how those stereotypes have been motivated people to gender violence and come up with strategies to build a more equal and fair society.Anjos, Claudia Regina dosUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Shirlley Tathianna Grime de2017-02-26T02:19:32Z2017-02-26T02:19:32Z2017-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis40application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173784porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-26T02:19:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/173784Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-02-26T02:19:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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