Educação para a igualdade de gênero: proposta de sequência didática para o terceiro ciclo do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Shirlley Tathianna Grime de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173784
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.
id UFSC_f3ed926504f66fd54badab00dab0bcd6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/173784
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Educação para a igualdade de gênero: proposta de sequência didática para o terceiro ciclo do Ensino FundamentalDesigualdade de gêneroViolência domésticaGênero e diversidade na escolaTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.O Brasil é o quinto na lista de países com alto número de feminicídios e o primeiro em transfeminicídios. Em média, por ano, cinco mil mulheres são assassinadas no país, a maioria pelos seus parceiros ou ex-parceiros, e cinquenta mil mulheres são violentadas sexualmente. Se já não bastassem as violências sofridas, as mulheres brasileiras também têm que encarar salários 30% inferiores aos dos homens e enfrentar jornadas duplas ou triplas de trabalho, porque delas são exigidas a manutenção da casa e a educação dos filhos. Negar que há assimetria nas relações de gênero é atrasar soluções de combate às violências e desigualdades sociais. É neste sentido, portanto, que este Trabalho de Conclusão de Curso defende a importância de incluir, nos planos de ensino, atividades que problematizem a naturalização dos papéis sociais atribuídos aos sexos e propõe uma sequência didática para o terceiro ciclo do Ensino Fundamental que permita, aos alunos, compreender os termos sexo e gênero, refletir sobre os estereótipos de gênero aos quais estão expostos, entender como esses estereótipos são motivadores de violências de gênero e pensar em estratégias para se alcançar uma sociedade mais justa e igualitária.Brazil has reached the fifth position on the list of countries that reported alarmingly high levels of femicides, it also has reached the first place in transfeminicides. There are about five thousand women who have been murdered on the country per year, most of them have been killed by their intimate partners or ex-partners. Besides that, there are about fifty thousand women who are sexually abused. Brazilian women also earn thirty percent less than men in virtually every single occupation. In addition, women work harder than men, most of them have full-time or part-time employment outside of the home or even a second job, then they come home and do more of the house work than their partners women are in charge of raising the kids. Denying there have been serious asymmetry in gender relations will give us nothing but a backwardness in resolutions to fight against violence and social inequalities. All things considered, this Final Paper suggests the importance of including activities in teaching plans that discusses the naturalization of the social roles attributed to the genres, proposing a didactic sequence to be taught for Middle School students. The main point is making teenagers understand the difference between the terms sex and gender, pondering on the gender stereotypes which they have been exposed to. Teenagers should realize how those stereotypes have been motivated people to gender violence and come up with strategies to build a more equal and fair society.Anjos, Claudia Regina dosUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Shirlley Tathianna Grime de2017-02-26T02:19:32Z2017-02-26T02:19:32Z2017-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis40application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173784porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-26T02:19:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/173784Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-02-26T02:19:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação para a igualdade de gênero: proposta de sequência didática para o terceiro ciclo do Ensino Fundamental
title Educação para a igualdade de gênero: proposta de sequência didática para o terceiro ciclo do Ensino Fundamental
spellingShingle Educação para a igualdade de gênero: proposta de sequência didática para o terceiro ciclo do Ensino Fundamental
Oliveira, Shirlley Tathianna Grime de
Desigualdade de gênero
Violência doméstica
Gênero e diversidade na escola
title_short Educação para a igualdade de gênero: proposta de sequência didática para o terceiro ciclo do Ensino Fundamental
title_full Educação para a igualdade de gênero: proposta de sequência didática para o terceiro ciclo do Ensino Fundamental
title_fullStr Educação para a igualdade de gênero: proposta de sequência didática para o terceiro ciclo do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Educação para a igualdade de gênero: proposta de sequência didática para o terceiro ciclo do Ensino Fundamental
title_sort Educação para a igualdade de gênero: proposta de sequência didática para o terceiro ciclo do Ensino Fundamental
author Oliveira, Shirlley Tathianna Grime de
author_facet Oliveira, Shirlley Tathianna Grime de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Anjos, Claudia Regina dos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Shirlley Tathianna Grime de
dc.subject.por.fl_str_mv Desigualdade de gênero
Violência doméstica
Gênero e diversidade na escola
topic Desigualdade de gênero
Violência doméstica
Gênero e diversidade na escola
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-26T02:19:32Z
2017-02-26T02:19:32Z
2017-02-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173784
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 40
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651916789415936