Gestão do conhecimento e cultura de segurança: estudo de caso em uma instituição pública de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Provensi, Fabíola
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251146
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2023.
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spelling Gestão do conhecimento e cultura de segurança: estudo de caso em uma instituição pública de ensino superiorGestão do conhecimentoEngenharia e gestão do conhecimentoSaúde do trabalhadorCultura organizacionalAprendizagem organizacionalUniversidades e faculdades públicasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2023.No âmbito deste estudo, no que tange à Cultura de Segurança (CS) são considerados como fatores indicativos de maturidade cinco dimensões: informação, aprendizagem organizacional, comunicação, envolvimento e comprometimento organizacional. O presente estudo teve como objetivo geral compreender como a Gestão do Conhecimento (GC) contribui, e pode contribuir, para o alcance de uma CS caracterizada como madura ou sustentável na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Para alcançar o objetivo geral foram delineados objetivos específicos que resultaram em proposta de ações que fortaleçam a CS por meio da integração da GC na abordagem tradicional de um Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO) na UDESC. Em termos metodológicos, a pesquisa caracteriza-se por abordagem predominantemente qualitativa, classificada como descritiva e aplicada, baseada em um estudo de caso. A coleta de dados primários se deu por meio de dois instrumentos, sendo um questionário e uma entrevista semiestruturada, que por meio da triangulação de dados revelou informações preciosas relacionadas à integração das temáticas GC e SSO. Em relação à coleta de dados secundários, os instrumentos foram a análise bibliográfica e documental. Os sujeitos desta pesquisa foram gestores intencionalmente selecionados, desempenhando funções na gestão geral e de planejamento, gestão administrativa, gestão de pessoas, gestão de obras e serviços e gestão de ensino. A partir do diagnóstico da CS da UDESC, as dimensões envolvimento, comunicação e comprometimento organizacional foram enquadradas no estágio de maturidade burocrático, a dimensão aprendizagem organizacional no estágio de maturidade reativo e a dimensão informação no grau de maturidade patológico. Os resultados evidenciaram que a Instituição Pública de Ensino Superior (IPES) não se encontra em um estágio de maturidade da CS exato e bem definido para todos, demonstrando quais aspectos necessitam de melhorias para o desenvolvimento eficiente de um SGSSO. Identificou-se também que não há institucionalização da GC relacionada a SSO na UDESC e nem estratégias para implantação de um SGSSO. A partir da análise dos dados levantados foram identificadas as principais barreiras, dificultadores ou limitadores para a consolidação de uma CS sustentável, assim como foi proposto a implantação de um SGSSO, com ênfase em aspectos da GC, considerando a SSO um valor a ser incorporado às práticas organizacionais, visando o desenvolvimento da CS na IPES. O estudo evidenciou que o conhecimento é um recurso central na criação de uma CS em uma IPES, potencializando o desempenho no alcance dos objetivos de um SGSSO na organização.Abstract: In the scope of this study, regarding Safety Culture (SC), five dimensions are considered as indicative factors of maturity: information, organizational learning, communication, involvement, and organizational commitment. The main objective of this study was to understand how Knowledge Management (KM) contributes, and can contribute, to achieving a mature or sustainable SC at the University of the State of Santa Catarina (UDESC). To achieve this overall objective, specific objectives were outlined, resulting in a proposal of actions that strengthen SC through the integration of KM into the traditional approach of a Occupational Safety and Health Management System (OSHMS) at UDESC. Methodologically, the research is characterized by a predominantly qualitative, descriptive, and applied approach, based on a case study. Primary data collection was carried out through two instruments, namely a questionnaire and a semi-structured interview, which, through data triangulation, revealed valuable information related to the integration of Knowledge Management and OSH. Secondary data collection involved bibliographic and documentary analysis. The research subjects were intentionally selected managers in general and planning management, administrative management, people management, construction and service management, and education management roles. Based on the diagnosis of UDESC's Safety Culture, the dimensions of involvement, communication, and organizational commitment were classified as bureaucratic maturity stage, the dimension of organizational learning as reactive maturity stage, and the information dimension as pathological maturity stage. The results showed that the Public Higher Education Institution is not at a precise and well-defined stage of Safety Culture maturity for all, indicating aspects that need improvement for the efficient development of an OSHMS. It was also identified that there is no institutionalization of Knowledge Management related to OSH at UDESC, nor strategies for the implementation of an OSHMS. Based on the analysis of the collected data, the main barriers, difficulties, or constraints to consolidating a sustainable Safety Culture were identified, and the implementation of an OSHMS was proposed, with an emphasis on Knowledge Management aspects, considering OSH as a value to be incorporated into organizational practices, aiming at the development of SC in the PHEI. The study highlighted that knowledge is a central resource in creating SC at a PHEI, enhancing performance in achieving OSHMS objectives within the organization.Soriano-Sierra, Eduardo JuanSantos, Neri dosUniversidade Federal de Santa CatarinaProvensi, Fabíola2023-09-18T23:12:34Z2023-09-18T23:12:34Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis337 p.| il., gráfs.application/pdf383558https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251146porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-18T23:12:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/251146Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-09-18T23:12:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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