La satisfacción usuaria del paciente de cirugía mayor ambulatoria y su seguimiento post operatorio vía telefónica en un hospital chileno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Edmundo João Mansilla
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198972
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2018.
id UFSC_f45c6832fae0fe037f78b1a3f69e12aa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/198972
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling La satisfacción usuaria del paciente de cirugía mayor ambulatoria y su seguimiento post operatorio vía telefónica en un hospital chilenoEnfermagemCirurgia ambulatorialHospitaisDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2018.Introdução: As unidades de cirurgia ambulatorial têm se tornado nos últimos anos um pilar para a resolução cirúrgica de pacientes de baixa e mediana complexidade, diminuindo de maneira eficiente as listas de espera cirúrgicas, os custos intra hospitalares, as complicações do ingresso hospitalar, entre outros. Esse aumento implica que a cirurgia ambulatorial seja um campo em crescimento com respeito ao cuidado de enfermagem nestes pacientes, além disso, um dos principais objetivos do cuidado em enfermagem está relacionado com a satisfação dos usuários que, por sua vez, será um forte fator que decida se a cirurgia ambulatorial possa continuar crescendo. A cirurgia ambulatorial sendo um processo em que o usuário saia de alta no mesmo dia, faz que o seguimento dos mesmos seja através das tecnologias da informação e comunicação, isto geralmente e um desafio para os profissionais sanitários, que buscam a melhor maneira de fazer o seguimento pós-cirúrgicos a seus pacientes. Objetivos: O objetivo deste projeto foi descrever o grau de satisfação dos usuários pós-operados de colecistectomias laparoscópicas, hernioplastias / herniorrafias e exéresis cirúrgicas sobre sua estadia em cirurgia ambulatorial e sua satisfação em relação ao uso do telefone como uma ferramenta de seguimento. Metodologia: Foi realizado uma pesquisa quantitativa, observacional, prospectiva e de tipo transversal por meio da aplicação dos instrumentos SUCMA14 y TeSS no Hospital Clínico Magallanes, Punta Arenas, Chile. O período de estudo foi entre abril e setembro de 2018. O projeto foi aprovado previamente pelo comité ético científico da Universidade de Magallanes concedendo o certificado Nª15/CEC/2018 no dia 12 de março de 2018. Participaram 94 pacientes. Para ver as relações entre as variáveis dos instrumentos e as cirurgias, os dados foram armazenados no programa estatístico SPSS® versão 18,0 e foi realizado uma associação entre as variáveis categóricas pelo teste chi-quadrado. Os dados foram considerados estaticamente significativos com valor de p =0,05. Entre os principais resultados, as variáveis dos instrumentos SUCMA14 e TeSS foram descritas nos 3 grupos de cirurgias. Resultados e Discussão: Em geral, o grau de satisfação da cirurgia ambulatorial é bom e muito bom. Houve diferenças estaticamente significativas no tratamento recebido pela equipe que o atendeu (p=0,001), aconselharia algum familiar sobre o lugar onde se operou (p=0,011), as competências da equipe que o atendeu (p=0,027) e na explicação dada aos participantes via telefone (p=0,035). Destacam-se como os principais pontos de discussão o manejo da dor como um desafio atual para enfrentar, a facilidade dos pacientes para se comunicar com uma equipe de tele-saúde que é treinado e informado da situação pós-operatória do mesmo, o aumento de chamadas de controle por parte da equipe de enfermagem e os horários de disponibilidade de consultas via telefone. Considerações Finais: Concluiu-se que o presente trabalho representa os primeiros resultados sobre a satisfação em cirurgia ambulatorial e acompanhamento pós-operatório na região de Magallanes, Chile. Destacou a importância do uso da tecnologia da informação e comunicação e a necessidade de inovar em tecnologias para isso.Dal Sasso, Grace Teresinha MarconUniversidade Federal de Santa CatarinaCordeiro, Edmundo João Mansilla2019-07-25T12:24:58Z2019-07-25T12:24:58Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis162 p.| il.application/pdf360867https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198972spareponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-25T12:24:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/198972Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-25T12:24:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv La satisfacción usuaria del paciente de cirugía mayor ambulatoria y su seguimiento post operatorio vía telefónica en un hospital chileno
title La satisfacción usuaria del paciente de cirugía mayor ambulatoria y su seguimiento post operatorio vía telefónica en un hospital chileno
spellingShingle La satisfacción usuaria del paciente de cirugía mayor ambulatoria y su seguimiento post operatorio vía telefónica en un hospital chileno
Cordeiro, Edmundo João Mansilla
Enfermagem
Cirurgia ambulatorial
Hospitais
title_short La satisfacción usuaria del paciente de cirugía mayor ambulatoria y su seguimiento post operatorio vía telefónica en un hospital chileno
title_full La satisfacción usuaria del paciente de cirugía mayor ambulatoria y su seguimiento post operatorio vía telefónica en un hospital chileno
title_fullStr La satisfacción usuaria del paciente de cirugía mayor ambulatoria y su seguimiento post operatorio vía telefónica en un hospital chileno
title_full_unstemmed La satisfacción usuaria del paciente de cirugía mayor ambulatoria y su seguimiento post operatorio vía telefónica en un hospital chileno
title_sort La satisfacción usuaria del paciente de cirugía mayor ambulatoria y su seguimiento post operatorio vía telefónica en un hospital chileno
author Cordeiro, Edmundo João Mansilla
author_facet Cordeiro, Edmundo João Mansilla
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dal Sasso, Grace Teresinha Marcon
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Edmundo João Mansilla
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Cirurgia ambulatorial
Hospitais
topic Enfermagem
Cirurgia ambulatorial
Hospitais
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-07-25T12:24:58Z
2019-07-25T12:24:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 360867
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198972
identifier_str_mv 360867
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198972
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 162 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652039791575040