A questão vital da revolução: educação e instrução na estratégia bakuninista ao socialismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Luciana Ribeiro de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254499
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2024.
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spelling A questão vital da revolução: educação e instrução na estratégia bakuninista ao socialismoEducaçãoEnsinoRevoluçõesAnarquismoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2024.O presente trabalho de pesquisa é dedicado ao estudo da obra do intelectual Mikhail Bakunin, considerado um dos atuais anarquistas do socialismo, bem como fundador do conjunto de documentos político-programáticos produzidos no âmbito das organizações políticas e sociais das quais o russo tomou parte, a fim de identificar o lugar ocupado pela educação e pela instrução em suas formulações estratégicas. A investigação foi motivada pela constatação de que a pesquisa acadêmica brasileira dedicada às relações entre educação e anarquismo tem sustentado, ao longo das últimas quatro décadas, alguns consensos construídos a partir de um desconhecimento relativo às ideias deste autor em um momento de dificuldade de acesso aos seus escritos originais e que não foram devidamente reexaminados desde então. Sob a forma de um estudo bibliográfico, a pesquisa indicou que, na contramão de alguns dos consensos estabelecidos, a estratégia bakuninista não confere centralidade à educação na preparação do processo revolucionário, nem mesmo considera a emancipação intelectual dos trabalhadores como uma condição prévia para o sucesso da revolução. Além disso, foram identificadas também algumas inconsistências na forma como os pesquisadores brasileiros relacionam o bakuninismo e a vertente pedagógica conhecida como Pedagogia Libertária, o que fomentou a proposta de que esta relação deve ser reconsiderada tendo em conta não apenas as linhas de continuidade, mas a existência de um conjunto de rupturas, principalmente no que se refere aos modos de compreender a relação entre educação e revolução.Abstract: This research project was dedicated to studying the work of the intellectual Mikhail Bakunin, considered one of the founders of the anarchist current of socialism, as well as the collection of political-programmatic documents produced within the framework of the political and social organizations in which the Russian took part, in order to identify the place occupied by education and instruction in his strategic formulations. The investigation was motivated by the recognition that Brazilian academic research on the relationship between education and anarchism has sustained, over the last four decades, a consensus built on a relative ignorance of this author's ideas at a time when access to his original writings was difficult and which has not been properly re-examined since then. As a bibliographical study, the research indicated that, contrary to some of the established consensuses, the Bakuninist strategy does not give centrality to education in the preparation of the revolutionary process, nor does it even consider the intellectual emancipation of the workers as a previous condition for the success of the revolution. Furthermore, some inconsistencies were also identified in the way Brazilian researchers relate Bakuninism and the pedagogical strand known as Libertarian Pedagogy, which led to the proposal that this relationship should be reconsidered, considering not only the lines of continuity, but also the existence of a series of ruptures, especially with regard to the ways of understanding the relationship between education and revolution.Tumolo, Paulo SérgioTeixeira, Rafael SaddiUniversidade Federal de Santa CatarinaBrito, Luciana Ribeiro de2024-02-28T23:22:46Z2024-02-28T23:22:46Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis260 p.application/pdf386368https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254499porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-28T23:22:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/254499Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-02-28T23:22:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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