Adoção de métodos, técnicas e ferramentas para inovação: estudo de casos múltiplos em projetos realizados por organizações inovadoras
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206114 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2018. |
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Adoção de métodos, técnicas e ferramentas para inovação: estudo de casos múltiplos em projetos realizados por organizações inovadorasEngenharia e gestão do conhecimentoInovaçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2018.A utilização efetiva de Métodos, Técnicas e Ferramentas para Inovação (MTF-Is) tem sido considerada uma importante força motriz para o sucesso da gestão da inovação. Embora haja certo consenso na literatura sobre a importância da adoção da MTF-Is, poucos trabalhos buscam analisar e identificar mecanismos que possam apoiar os gestores a tomarem decisões em relação à estruturação do processo de inovação em contextos específicos, principalmente em relação a quais MTF-Is adotar. Isto porque ainda existem diversos aspectos da adoção de MTF-Is que carecem de maiores aprofundamentos para suprir esta lacuna. Nesse sentido, esta tese teve como objetivo propor um modelo conceitual do processo de adoção de MTF-Is no contexto de sete projetos realizados por organizações inovadoras do setor de Informação e Comunicação da Grande Florianópolis, a partir de um estudo de casos múltiplos. Para realização da pesquisa foi elaborado um protocolo para coleta de dados de campo e as análises foram realizadas por meio da técnica de análise temática. Com base nos resultados, foi possível verificar que os MTF-Is foram utilizados durante todo o projeto, mas com mais intensidade no front end da inovação. Identificou-se que os entrevistados possuem amplo conhecimento sobre MTF-Is e sobre a importância deles para o sucesso do projeto. De forma geral, os MTF-Is puderam ser utilizados de forma flexível, para solucionar problemas de acordo com as demandas dos projetos. Os resultados indicaram que o desempenho do projeto pode estar relacionado à adoção de MTF-Is e que a satisfação em utilizá-los, bem como sua utilidade percebida dependem do sucesso dessa performance. Além disso, os entrevistados apontaram melhorias para o processo de adoção de MTF-Is, as quais permearam a utilização de boas práticas para o compartilhamento do conhecimento adquirido. O objetivo é compartilhar esse conhecimento com outros projetos, o que poderá permitir que os obstáculos, bem como alguns dos problemas e deficiências apontados em relação aos MTF-Is sejam minimizados. Com isso, espera-se que o processo de adoção de MTF-Is possa ser realizado com menos recursos de tempo e financeiros. Ao final, espera-se que o modelo conceitual do contexto estudado possa servir como ponto de partida para estudos mais amplos para se chegar à elaboração de meios que auxiliem na decisão de quais MTF-Is adotar em determinado contexto.Abstract : The effective use of methods, techniques and tools for innovation (MTT-Is) has been considered an important driving force for the success of innovation management. Although there is some consensus in the literature on the importance of adopting MTT-Is, few studies seek to analyze and identify mechanisms that can support managers to make decisions regarding the structuring of the innovation process in specific contexts, especially in relation to which MTT- Is adopt. This is because there are still several aspects of adopting MTT-Is that need further study to fill this gap. In this sense, this thesis aimed to propose a conceptual model of the process of adopting MTT-Is in the context of seven projects carried out by innovative organizations of the Information and Communication sector of Greater Florianópolis, based on a multiple case study. To carry out the research, a protocol was developed to collect the field data and the analyzes were performed using the thematic analysis technique. Based on the results, it was possible to verify that the MTT-Is were used throughout the project, but with more intensity in the front end of the innovation. It was identified that the respondents have extensive knowledge about MTT-Is and their importance to the success of the project. In general, MTT-Is could be used flexibly to solve problems according to project demands. The results indicated that the project performance may be related to the adoption of MTT-Is and that the satisfaction of using them, as well as their perceived utility depend on the success of this performance. In addition, the respondents pointed out improvements to the process of adopting MTT-Is, which permeated the use of good practices for the sharing of acquired knowledge. The goal is to share this knowledge with other projects, which may allow the obstacles, as well as some of the problems and weaknesses pointed out to MTT-Is to be minimized. With this, it is expected that the process of adopting MTT-Is can be accomplished with less time and financial resources. In the end, it is expected that the conceptual model of the context studied could serve as a starting point for larger studies to arrive at the elaboration of means to assist in the decision of which MTT-Is to adopt in a given context.Souza, João Artur deDandolini, Gertrudes AparecidaUniversidade Federal de Santa CatarinaBuchele, Gustavo Tomaz2020-03-31T14:46:00Z2020-03-31T14:46:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis303 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf360106https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206114porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-31T14:46:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/206114Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T14:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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