Potencialidades dos aplicativos de celulares para o ensino de ciências: caminhos trilhados na Escola Básica Municipal Maria Aparecida Nunes – São Joaquim/SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madeira, Marta de Moura
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167281
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
id UFSC_f5bf9a9351cdbc8e072b430920e47788
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/167281
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Potencialidades dos aplicativos de celulares para o ensino de ciências: caminhos trilhados na Escola Básica Municipal Maria Aparecida Nunes – São Joaquim/SCTecnologiaAplicativos de celulares off linePotencial pedagógicoTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.Constata-se atualmente a importância e a necessidade de integração das tecnologias ao trabalho escolar, em especial as novas tecnologias da informação e comunicação, considerando que elas estão cada vez mais presentes no cotidiano, especialmente dos jovens. Mediante isso, o presente estudo visa refletir sobre o potencial pedagógico de aplicativos de celulares como ferramentas pedagógicas auxiliares nas práticas docentes do ensino de ciências e como esses aplicativos podem ser usados de modo a reforçar o ensino aprendizagem em escolas do campo. Tendo em vista as dificuldades de uso de tecnologias em escolas do campo e como podemos adaptar outras maneiras de uso, como apps de modo off line. Tendo em vista que estas escolas nem sempre possuem sinal de internet de boa qualidade ou nem possuem sinal, nem mesmo de celular. As visualizações das animações e slides dos apps, provaram ser ferramentas importantes no auxílio do entendimento dos processos fisiológicos do corpo humano, facilitando a aprendizagem.Florianópolis, SCReses, Gabriela de Leon NóbregaUniversidade Federal de Santa CatarinaMadeira, Marta de Moura2016-09-11T22:43:34Z2016-09-11T22:43:34Z2016-09-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167281porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-11T22:43:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/167281Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-11T22:43:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Potencialidades dos aplicativos de celulares para o ensino de ciências: caminhos trilhados na Escola Básica Municipal Maria Aparecida Nunes – São Joaquim/SC
title Potencialidades dos aplicativos de celulares para o ensino de ciências: caminhos trilhados na Escola Básica Municipal Maria Aparecida Nunes – São Joaquim/SC
spellingShingle Potencialidades dos aplicativos de celulares para o ensino de ciências: caminhos trilhados na Escola Básica Municipal Maria Aparecida Nunes – São Joaquim/SC
Madeira, Marta de Moura
Tecnologia
Aplicativos de celulares off line
Potencial pedagógico
title_short Potencialidades dos aplicativos de celulares para o ensino de ciências: caminhos trilhados na Escola Básica Municipal Maria Aparecida Nunes – São Joaquim/SC
title_full Potencialidades dos aplicativos de celulares para o ensino de ciências: caminhos trilhados na Escola Básica Municipal Maria Aparecida Nunes – São Joaquim/SC
title_fullStr Potencialidades dos aplicativos de celulares para o ensino de ciências: caminhos trilhados na Escola Básica Municipal Maria Aparecida Nunes – São Joaquim/SC
title_full_unstemmed Potencialidades dos aplicativos de celulares para o ensino de ciências: caminhos trilhados na Escola Básica Municipal Maria Aparecida Nunes – São Joaquim/SC
title_sort Potencialidades dos aplicativos de celulares para o ensino de ciências: caminhos trilhados na Escola Básica Municipal Maria Aparecida Nunes – São Joaquim/SC
author Madeira, Marta de Moura
author_facet Madeira, Marta de Moura
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reses, Gabriela de Leon Nóbrega
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Madeira, Marta de Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia
Aplicativos de celulares off line
Potencial pedagógico
topic Tecnologia
Aplicativos de celulares off line
Potencial pedagógico
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-11T22:43:34Z
2016-09-11T22:43:34Z
2016-09-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167281
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1826619239489863680