Análise Estrutural de Embarcações tipo Ferry Boat da Região Amazônica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/165299 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Naval. |
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Análise Estrutural de Embarcações tipo Ferry Boat da Região AmazônicaBarcos regionaisferry-boatanálise estruturalviga-navioTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Naval.Na Região Amazônica, a utilização do transporte por rios não é apenas uma opção, mas também uma necessidade. As embarcações transportam passageiros e também os mais variados tipos de produtos, conectando toda a região. Muitas cidades do interior e comunidades ribeirinhas possuem acesso exclusivo através das águas. As embarcações da região são construídas muitas vezes utilizando-se apenas da experiência dos construtores, sem qualquer estudo ou projeto adequado, e o trabalho do engenheiro naval fica, muitas vezes, em segundo plano. Um tipo de casco que vem sendo crescentemente utilizado na região é o casco do tipo ferryboat, que apresenta algumas vantagens como maior espaço no convés e maior estabilidade inicial. Barcos com esse tipo de casco foram analisados utilizando teorias da mecânica dos materiais e procedimentos de análise estrutural de embarcações. As estruturas do convés principal, costado e fundo foram analisadas e os fatores de segurança encontrados para avaliar se o dimensionamento das embarcações está adequado.In the Brazilian Amazon, the usage of transportation by rivers is not only an option but also a necessity. Boats carrying passengers and all sorts of products connect the entire region. Many smaller cities and coastal communities can be reached only through the water. The boat construction process in that area is usually proceeded using only the experience of the constructors without any study or proper design, and the role of naval architect is sometimes overlooked. A new type of hull that has been increasingly used in the region is the ferryboat hull type, which presents some advantages like larger deck space and increased initial transverse stability. Boats containing this type of hull have been analyzed using theories of mechanics of materials and ship structural analysis procedures. The structural panels of the main deck, hull side and hull bottom have been analyzed and the safety factors were calculated to assess whether the actual designs of the vessels are appropriate or not.Joinville, SCDelatorre, Rafael GallinaUniversidade Federal de Santa CatarinaMoretto, Nicolas Bristot2016-07-25T19:00:14Z2016-07-25T19:00:14Z2016-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis62 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/165299porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-25T19:00:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/165299Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-07-25T19:00:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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