PLANO POLÍTICO PEDAGÓGICO DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO: UM ESTUDO ANALÍTICO DE CONTEÚDO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181171 |
Resumo: | Em face à demanda de profissionais com habilidades inovadoras no aporte teórico e prático na área de Ciências Contábeis, e em acompanhamento ao avanço tecnológico profissional e crítico, este estudo analisou o conteúdo curricular dos cursos das graduações presenciais em Porto Velho, sendo as instituições: Fatec, Faro, Uniron, Fimca, São Lucas e Unir (Porto Velho), sendo a última a única pública neste estudo. O problema de pesquisa se voltou à forma como estão distribuídas as unidades de conhecimento nos currículos a serem analisados, para a compreensão do perfil de profissional que a instituição pretende lançar ao mercado em questão. Com o objeto de realizar uma análise de conteúdo, os Projetos Pedagógicos dos cursos mencionados foram observados com base em variáveis como carga horária e Unidades de Conhecimento Comum (UCC), privilegiando uma abordagem qualitativa acerca do campo de atuação constantes no conteúdo curricular dos projetos. Os resultados apontam que a Instituição FIMCA possui a maior carga horária correspondente a 3.280 horas, seguida da FARO (3.033), UNIR (1285 de teórica e 1715 de prática), São Lucas, Uniron e FATEC (2.850 horas de formação básica e 120 horas de formação profissional) com 3000 horas de carga total. |
id |
UFSC_f6cd57d35225b1b8fde2d1603741301e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181171 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
PLANO POLÍTICO PEDAGÓGICO DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO: UM ESTUDO ANALÍTICO DE CONTEÚDOEnsino universitárioPerfil ProfissionalPlano PedagógicoCiências ContábeisEm face à demanda de profissionais com habilidades inovadoras no aporte teórico e prático na área de Ciências Contábeis, e em acompanhamento ao avanço tecnológico profissional e crítico, este estudo analisou o conteúdo curricular dos cursos das graduações presenciais em Porto Velho, sendo as instituições: Fatec, Faro, Uniron, Fimca, São Lucas e Unir (Porto Velho), sendo a última a única pública neste estudo. O problema de pesquisa se voltou à forma como estão distribuídas as unidades de conhecimento nos currículos a serem analisados, para a compreensão do perfil de profissional que a instituição pretende lançar ao mercado em questão. Com o objeto de realizar uma análise de conteúdo, os Projetos Pedagógicos dos cursos mencionados foram observados com base em variáveis como carga horária e Unidades de Conhecimento Comum (UCC), privilegiando uma abordagem qualitativa acerca do campo de atuação constantes no conteúdo curricular dos projetos. Os resultados apontam que a Instituição FIMCA possui a maior carga horária correspondente a 3.280 horas, seguida da FARO (3.033), UNIR (1285 de teórica e 1715 de prática), São Lucas, Uniron e FATEC (2.850 horas de formação básica e 120 horas de formação profissional) com 3000 horas de carga total.2017-11-17T18:35:57Z2017-11-17T18:35:57Z2017-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-03-5https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181171COSTA, GLEIMIRIA BATISTA DAPEREIRA, MARIA DO SOCORRO BARBOSANANTES, ROSALINA ALVESARAÚJO, BRUNA LÍVIA TIMBÓ DESANTOS, GILBERTO APARECIDO DOSMAGRO, ELEONICE DALporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-17T18:35:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181171Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-17T18:35:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PLANO POLÍTICO PEDAGÓGICO DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO: UM ESTUDO ANALÍTICO DE CONTEÚDO |
title |
PLANO POLÍTICO PEDAGÓGICO DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO: UM ESTUDO ANALÍTICO DE CONTEÚDO |
spellingShingle |
PLANO POLÍTICO PEDAGÓGICO DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO: UM ESTUDO ANALÍTICO DE CONTEÚDO COSTA, GLEIMIRIA BATISTA DA Ensino universitário Perfil Profissional Plano Pedagógico Ciências Contábeis |
title_short |
PLANO POLÍTICO PEDAGÓGICO DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO: UM ESTUDO ANALÍTICO DE CONTEÚDO |
title_full |
PLANO POLÍTICO PEDAGÓGICO DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO: UM ESTUDO ANALÍTICO DE CONTEÚDO |
title_fullStr |
PLANO POLÍTICO PEDAGÓGICO DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO: UM ESTUDO ANALÍTICO DE CONTEÚDO |
title_full_unstemmed |
PLANO POLÍTICO PEDAGÓGICO DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO: UM ESTUDO ANALÍTICO DE CONTEÚDO |
title_sort |
PLANO POLÍTICO PEDAGÓGICO DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO: UM ESTUDO ANALÍTICO DE CONTEÚDO |
author |
COSTA, GLEIMIRIA BATISTA DA |
author_facet |
COSTA, GLEIMIRIA BATISTA DA PEREIRA, MARIA DO SOCORRO BARBOSA NANTES, ROSALINA ALVES ARAÚJO, BRUNA LÍVIA TIMBÓ DE SANTOS, GILBERTO APARECIDO DOS MAGRO, ELEONICE DAL |
author_role |
author |
author2 |
PEREIRA, MARIA DO SOCORRO BARBOSA NANTES, ROSALINA ALVES ARAÚJO, BRUNA LÍVIA TIMBÓ DE SANTOS, GILBERTO APARECIDO DOS MAGRO, ELEONICE DAL |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
COSTA, GLEIMIRIA BATISTA DA PEREIRA, MARIA DO SOCORRO BARBOSA NANTES, ROSALINA ALVES ARAÚJO, BRUNA LÍVIA TIMBÓ DE SANTOS, GILBERTO APARECIDO DOS MAGRO, ELEONICE DAL |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino universitário Perfil Profissional Plano Pedagógico Ciências Contábeis |
topic |
Ensino universitário Perfil Profissional Plano Pedagógico Ciências Contábeis |
description |
Em face à demanda de profissionais com habilidades inovadoras no aporte teórico e prático na área de Ciências Contábeis, e em acompanhamento ao avanço tecnológico profissional e crítico, este estudo analisou o conteúdo curricular dos cursos das graduações presenciais em Porto Velho, sendo as instituições: Fatec, Faro, Uniron, Fimca, São Lucas e Unir (Porto Velho), sendo a última a única pública neste estudo. O problema de pesquisa se voltou à forma como estão distribuídas as unidades de conhecimento nos currículos a serem analisados, para a compreensão do perfil de profissional que a instituição pretende lançar ao mercado em questão. Com o objeto de realizar uma análise de conteúdo, os Projetos Pedagógicos dos cursos mencionados foram observados com base em variáveis como carga horária e Unidades de Conhecimento Comum (UCC), privilegiando uma abordagem qualitativa acerca do campo de atuação constantes no conteúdo curricular dos projetos. Os resultados apontam que a Instituição FIMCA possui a maior carga horária correspondente a 3.280 horas, seguida da FARO (3.033), UNIR (1285 de teórica e 1715 de prática), São Lucas, Uniron e FATEC (2.850 horas de formação básica e 120 horas de formação profissional) com 3000 horas de carga total. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-17T18:35:57Z 2017-11-17T18:35:57Z 2017-11-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-03-5 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181171 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-03-5 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181171 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652282649116672 |