FORMAÇÃO ACADÊMICA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JACOBSEN, ALESSANDRA DE LINHARES
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: FIORI, CARLA ROSANI SILVA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181099
Resumo: As Instituições de Ensino Superior (IES) desempenham um papel fundamental para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil. O documento Estratégica Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI), para o período 2016-2019, apresenta objetivos e metas para o Brasil que demandam uma qualificação técnica da força de trabalho dos brasileiros, para que possam ser atingidos. A partir da leitura do documento, entende-se oportuno realizar, em julho de 2017, pesquisa bibliográfica e descritiva, com base em cinco categorias de análise que permitiram a comparação entre dois projetos pedagógicos (PPCs) do Curso de Engenharia de Controle e Automação, oferecidos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no campus Blumenau, e pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), no campus Charqueadas. Os resultados demonstram estreita semelhança entre os projetos, voltados à vocação da região: os setores têxtil e o metal mecânico, respectivamente. Destaca-se que os objetivos dos cursos centram-se na formação acadêmica sólida e no desenvolvimento do espírito empreendedor nos estudantes, de tal forma que estejam preparados para a inovação tecnológica que o País tanto necessita.
id UFSC_f6d45448124420d325f5fa96b2696a1a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181099
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling FORMAÇÃO ACADÊMICA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃOEnsino SuperiorFormação acadêmicaEngenharia de ControleAutomaçãoUFSCIFSulAs Instituições de Ensino Superior (IES) desempenham um papel fundamental para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil. O documento Estratégica Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI), para o período 2016-2019, apresenta objetivos e metas para o Brasil que demandam uma qualificação técnica da força de trabalho dos brasileiros, para que possam ser atingidos. A partir da leitura do documento, entende-se oportuno realizar, em julho de 2017, pesquisa bibliográfica e descritiva, com base em cinco categorias de análise que permitiram a comparação entre dois projetos pedagógicos (PPCs) do Curso de Engenharia de Controle e Automação, oferecidos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no campus Blumenau, e pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), no campus Charqueadas. Os resultados demonstram estreita semelhança entre os projetos, voltados à vocação da região: os setores têxtil e o metal mecânico, respectivamente. Destaca-se que os objetivos dos cursos centram-se na formação acadêmica sólida e no desenvolvimento do espírito empreendedor nos estudantes, de tal forma que estejam preparados para a inovação tecnológica que o País tanto necessita.2017-11-17T18:04:17Z2017-11-17T18:04:17Z2017-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-03-5https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181099JACOBSEN, ALESSANDRA DE LINHARESFIORI, CARLA ROSANI SILVAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-17T18:04:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181099Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-17T18:04:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO ACADÊMICA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
title FORMAÇÃO ACADÊMICA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
spellingShingle FORMAÇÃO ACADÊMICA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
JACOBSEN, ALESSANDRA DE LINHARES
Ensino Superior
Formação acadêmica
Engenharia de Controle
Automação
UFSC
IFSul
title_short FORMAÇÃO ACADÊMICA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
title_full FORMAÇÃO ACADÊMICA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
title_fullStr FORMAÇÃO ACADÊMICA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
title_full_unstemmed FORMAÇÃO ACADÊMICA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
title_sort FORMAÇÃO ACADÊMICA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
author JACOBSEN, ALESSANDRA DE LINHARES
author_facet JACOBSEN, ALESSANDRA DE LINHARES
FIORI, CARLA ROSANI SILVA
author_role author
author2 FIORI, CARLA ROSANI SILVA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv JACOBSEN, ALESSANDRA DE LINHARES
FIORI, CARLA ROSANI SILVA
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Formação acadêmica
Engenharia de Controle
Automação
UFSC
IFSul
topic Ensino Superior
Formação acadêmica
Engenharia de Controle
Automação
UFSC
IFSul
description As Instituições de Ensino Superior (IES) desempenham um papel fundamental para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil. O documento Estratégica Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI), para o período 2016-2019, apresenta objetivos e metas para o Brasil que demandam uma qualificação técnica da força de trabalho dos brasileiros, para que possam ser atingidos. A partir da leitura do documento, entende-se oportuno realizar, em julho de 2017, pesquisa bibliográfica e descritiva, com base em cinco categorias de análise que permitiram a comparação entre dois projetos pedagógicos (PPCs) do Curso de Engenharia de Controle e Automação, oferecidos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no campus Blumenau, e pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), no campus Charqueadas. Os resultados demonstram estreita semelhança entre os projetos, voltados à vocação da região: os setores têxtil e o metal mecânico, respectivamente. Destaca-se que os objetivos dos cursos centram-se na formação acadêmica sólida e no desenvolvimento do espírito empreendedor nos estudantes, de tal forma que estejam preparados para a inovação tecnológica que o País tanto necessita.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-17T18:04:17Z
2017-11-17T18:04:17Z
2017-11-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-03-5
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181099
identifier_str_mv 978-85-68618-03-5
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652276865171456