Desenvolvimento de um modelo de benchmarking local para as escolas públicas de ensino infantil de Florianópolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gnecco, Veronica Martins
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229348
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2021.
id UFSC_f6ef6740d004302dc138852f580f1376
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/229348
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Desenvolvimento de um modelo de benchmarking local para as escolas públicas de ensino infantil de FlorianópolisArquiteturaEficiência energéticaEdifícios escolaresEnergiaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2021.Os modelos de benchmarking auxiliam no processo de decisão para engenheiros, arquitetos e investidores. O método e o modelo utilizados para construção dos benchmarks energéticos têm impacto direto nesses resultados. Quando a edificação analisada possui valores de consumo energético mais elevados que o valor típico do estoque de que faz parte, por exemplo, indica a necessidade de melhorias de desempenho e medidas de retrofit energético. O objetivo dessa dissertação de mestrado é construir um modelo local de benchmarking das escolas públicas de ensino infantil, para posterior comparação com o modelo que representa o estoque nacional de edificações. O primeiro foi desenvolvido a partir dos dados obtidos para o município de Florianópolis-SC; o segundo foi obtido de um projeto do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável. O modelo local foi construído em quatro etapas: coleta de dados, incluindo auditorias energéticas nas edificações; construção do arquétipo; simulações energéticas e regressão linear múltipla, para formação da equação de benchmark. Os usos-finais das edificações auditadas também foram discutidos. For fim, os dois modelos de benchmarking foram comparados com a utilização de dados reais de 12 edificações de ensino infantil de Florianópolis, por meio de classificação energética do desempenho e de um teste ANOVA, considerando os resultados encontrados para o consumo energético típico das edificações, nas duas escalas. Os resultados mostraram que não existem diferenças significativas entre os dois modelos de benchmarking para o caso das escolas de ensino infantil de Florianópolis. Essa dissertação propõe uma discussão sobre a abrangência de modelos de benchmarking e se a avaliação de desempenho de edificações específicas pode ser realizada com modelos que consideram um grande estoque de análise.Abstract: Urban planners, architects, engineers and stakeholders benefit from energy benchmarking models for the decision-making process. Both method and sample used to build the benchmarking models impact directly in its results. Energy consumptions higher than the typical value of a building stock, for example, indicate a need for performance improvement and refurbishment measures. This study aims to construct a benchmarking model for the public nursery schools of Florianópolis, and then compare with the national benchmarking model. The first one was developed using local data of the Southern Brazilian city Florianópolis. The national benchmarking model was obtained from a project by the Brazilian Council for Sustainable Construction. The local benchmarking model was constructed in four steps: data collection, including the performance of energy audits; archetype modelling; energy simulations and multiple linear regression to form the benchmark equation. The energy end-use for the audit building were also discussed. Then, the models were compared using data of 12 actual nursery schools, through the comparison of their energy performance classification and an ANOVA test considering the results found for the typical values. No significant differences between the models were found for the specific city analysed. It should be performed after the national benchmarking model was concluded and analysed. This paper proposes a discussion of the comprehensiveness of benchmarking models and if they indeed are able to evaluate the energy performance of specific buildings.Fossati, MicheleMontes, María Andrea TrianaGnecco, Veronica Martins2021-10-14T19:32:40Z2021-10-14T19:32:40Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis99 p.| il., gráfs.application/pdf373375https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229348porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-13T14:59:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/229348Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-07-13T14:59:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de um modelo de benchmarking local para as escolas públicas de ensino infantil de Florianópolis
title Desenvolvimento de um modelo de benchmarking local para as escolas públicas de ensino infantil de Florianópolis
spellingShingle Desenvolvimento de um modelo de benchmarking local para as escolas públicas de ensino infantil de Florianópolis
Gnecco, Veronica Martins
Arquitetura
Eficiência energética
Edifícios escolares
Energia
title_short Desenvolvimento de um modelo de benchmarking local para as escolas públicas de ensino infantil de Florianópolis
title_full Desenvolvimento de um modelo de benchmarking local para as escolas públicas de ensino infantil de Florianópolis
title_fullStr Desenvolvimento de um modelo de benchmarking local para as escolas públicas de ensino infantil de Florianópolis
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um modelo de benchmarking local para as escolas públicas de ensino infantil de Florianópolis
title_sort Desenvolvimento de um modelo de benchmarking local para as escolas públicas de ensino infantil de Florianópolis
author Gnecco, Veronica Martins
author_facet Gnecco, Veronica Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fossati, Michele
Montes, María Andrea Triana
dc.contributor.author.fl_str_mv Gnecco, Veronica Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura
Eficiência energética
Edifícios escolares
Energia
topic Arquitetura
Eficiência energética
Edifícios escolares
Energia
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-14T19:32:40Z
2021-10-14T19:32:40Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 373375
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229348
identifier_str_mv 373375
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 99 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651887257321472