Relacionamento entre montadoras e fornecedoras em ambientes de condomínio industrial e consórcio modular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wolff, Gilberto
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90548
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica
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spelling Relacionamento entre montadoras e fornecedoras em ambientes de condomínio industrial e consórcio modularEngenharia mecânicaIndustria automobilisticaFornecedoresConsorciosTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia MecânicaEm decorrência do aumento da competitividade entre empresas que atuam no setor automobilístico, tem havido movimentos na direção de relações mais próximas entre montadoras e algumas fornecedoras. Partindo do pressuposto que o tipo de arranjo organizacional determina o relacionamento entre essas empresas, esta pesquisa objetivou investigar como as características básicas do relacionamento próximo, entre montadora e fornecedoras, nos Arranjos Organizacionais Condomínio Industrial (CI) e Consórcio Modular (CM), facilitam a adoção de práticas que podem impactar na qualidade dos produtos, na confiabilidade dos prazos de entrega, na flexibilidade de composto (mix) e na redução de custos de produção. Esses dois tipos de arranjos organizacionais são adotados em duas plantas da Volkswagen no Brasil, uma em São José dos Pinhais - PR, e a outra em Resende - RJ. As fornecedoras do CI estão instaladas no terreno da montadora, e são responsáveis pelo fornecimento just-in-time-sequence. Já os módulos das empresas parceiras do CM estão instalados na planta da montadora e são responsáveis pela produção dos autoveículos. Na pesquisa descritiva-exploratória de abordagem qualitativa, o método de procedimento utilizado foi o estudo de caso múltiplo, um para cada um dos arranjos citados. Na coleta de dados, utilizaram-se as técnicas de observação sistemática e entrevista semi-estruturada. Em cada estudo de caso foram entrevistados integrantes dos níveis gerenciais: tático e operacional da montadora e das fornecedoras. As categorias de análise de seus discursos foram previamente definidas, e discutidas, em relação aos pressupostos e objetivos do estudo, bem como foram comparadas as do CI com as do CM. Essas categorias referiram-se a: objetivos iniciais das empresas ao integrarem cada arranjo; sua participação no projeto da planta; políticas; programas; práticas; e ações desenvolvidas pelas empresas em conjunto, a fim de melhorarem seu desempenho. Também referiram-se a: participação das empresas em projetos de novos produtos e em programas de desenvolvimento de pessoas; bases do relacionamento entre montadora e fornecedora nos arranjos e características do relacionamento entre elas; avaliação desse relacionamento pela montadora, gerenciamento da programação de produção; dificuldades operacionais do processo produtivo; e indicadores de desempenho. Evidenciou-se nos discursos dos informantes que a proximidade física e o relacionamento próximo entre montadora e fornecedoras, nesses dois arranjos, trazem benefícios para as empresas envolvidas, em termos de maior acesso a pessoas e informações, e facilidade e agilidade na solução de problemas, com impacto na melhoria da qualidade dos produtos, confiabilidade de prazos de entrega, flexibilidade de composto e redução de custos de produção. Concluiu-se que o sucesso de um arranjo está na relação de parceria, e o envolvimento e o esforço de seus integrantes será tão maior quanto mais horizontais forem as relações entre as pessoas, e quanto mais participativa for a gestão do negócio, com co-responsabilidade pelo planejamento, pela execução de atividades e pela obtenção de resultados, e com ganhos para todas as empresas. In consequence of the competitiveness among companies of the automotive sector, and of frequent changes on their product mix, there are being movements toward close relationships between automaker and some suppliers of components. Considering the proposition that the type of the organizational model determines this relationship, this research aimed to investigate how the basic characteristic of the close relationship, between automaker and its suppliers in the Industrial Condominium (IC) and the Modular Consortium (MC) models, facilitate the adoption of practices that may impact on: the quality of the products, the delivery reliability, the product mix flexibility and the cost reduction. These two types of organizational models have been adopted in two Volkswagen's plants, one in São José dos Pinhais-PR, and other in Rezende-RJ. The suppliers of the IC are located near of the Volkswagen's plant and are committed to the just-in-time-sequence supplying of the assembling process. But the modules of the suppliers of the MC are actually present on the automaker's site, and are responsible for the production of the vehicles. The procedure method used in this descriptive-exploratory research, at a qualitative approach, was the Multiple Case Study, one study for each model referred. Techniques of systematic observation and semi-structured interviews were used for collecting data. In each case study, persons of the tactic and operational level of management of the automaker and the suppliers were interviewed. In this research, the analytic categories of the speech were previously defined and the discussion was developed relating to the theoretical propositions and the objectives, as well as comparisons between the categories of both organizational arrangements were done. These categories referred to: initial objectives of the companies relating to the organizational model, their participation on the plant project, policies, programs, practices; and collective actions developed in order to improve their performance. These categories also referred to the companies' participation in new products projects, and in human resources development programs; bases of the automaker and suppliers relationship; automaker's evaluation of this relationship; production scheduling and management; operational difficulties in the assembly process; and performance indicators. There were evidences in the speech of the interviewees, that the physical proximity and the close automaker relationship with component suppliers, in both models, bring benefits for the companies involved, in terms of: higher access to persons and to data, problem solving cycle is shortened and easier, and have impact on the improve of quality of products, delivery reliability, product mix flexibility and cost reduction. The success of the organizational model is based on partnership, and on the involvement and effort of its members. It would be greater, if the automaker relationship between suppliers would become more horinzontal, with co-participation in the business management, co-responsibility in planning, execution of activities, and with the results, sharing gains and losses.Florianópolis, SCQueiroz, Abelardo Alves deUniversidade Federal de Santa CatarinaWolff, Gilberto2012-10-23T12:16:13Z2012-10-23T12:16:13Z20072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisxix, 352 f.| il., grafs., tabs.application/pdf244933http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90548porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T03:25:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/90548Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T03:25:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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