OS RANKINGS ACADÊMICOS INTERNACIONAIS: GÊNESE E RELEVÂNCIA
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113139 |
Resumo: | O presente artigo pretende oferecer um quadro compreensivo do recente fenômeno do sistema de classificação de universidades iniciado na China e que invade e mobiliza os círculos acadêmicos internacionais na primeira década do século XXI. Nos últimos anos, as universidades têm buscado se adequar às demandas do mundo contemporâneo e àquelas dos agentes financiadores nacionais e internacionais, buscando se internacionalizar na busca do cobiçado título do que se convencionou chamar de “universidades de padrão mundial”, mas também tentando não perder seu compromisso com a pertinência, qualidade e compromisso social. Essas questões estão presentes nos diversos rankings acadêmicos e permeiam as ações dos organismos que os promovem em busca de critérios para sua elaboração de forma a refletir um real panorama do sistema acadêmico internacional que sirva de parâmetro aos usuários e agentes da educação superior. O estudo apresenta os principais rankings acadêmicos internacionais, seus elementos de avaliação e ressalta a posição das Universidades brasileiras nos mesmos. |
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OS RANKINGS ACADÊMICOS INTERNACIONAIS: GÊNESE E RELEVÂNCIAO presente artigo pretende oferecer um quadro compreensivo do recente fenômeno do sistema de classificação de universidades iniciado na China e que invade e mobiliza os círculos acadêmicos internacionais na primeira década do século XXI. Nos últimos anos, as universidades têm buscado se adequar às demandas do mundo contemporâneo e àquelas dos agentes financiadores nacionais e internacionais, buscando se internacionalizar na busca do cobiçado título do que se convencionou chamar de “universidades de padrão mundial”, mas também tentando não perder seu compromisso com a pertinência, qualidade e compromisso social. Essas questões estão presentes nos diversos rankings acadêmicos e permeiam as ações dos organismos que os promovem em busca de critérios para sua elaboração de forma a refletir um real panorama do sistema acadêmico internacional que sirva de parâmetro aos usuários e agentes da educação superior. O estudo apresenta os principais rankings acadêmicos internacionais, seus elementos de avaliação e ressalta a posição das Universidades brasileiras nos mesmos.2013-12-11T18:15:02Z2013-12-11T18:15:02Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113139Laus, Sonia PereiraMagro, Dalvaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-15T02:04:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/113139Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-15T02:04:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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