As TICs e aulas de artes: reflexões a partir da experiência do curso de especialização na cultura digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Juliana Pereira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169798
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
id UFSC_f72aebf6914d3f29580569dcc9202102
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169798
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling As TICs e aulas de artes: reflexões a partir da experiência do curso de especialização na cultura digitalCultura digitalEnsino da arteFormação do professor de artesTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.A presente pesquisa tem como objetivo: Refletir sobre arte e tecnologia e de que forma o professor de artes das séries finais utiliza as TICs (tecnologias de informação e comunicação) em sua prática pedagógica, partindo da experiência do curso de Especialização da Cultura Digital da Universidade Federal de Santa Catarina. A investigação aconteceu com alunos do 9º ano da rede pública estadual do município de Siderópolis juntamente com o professor de artes da turma, tendo como questionamento: Como o professor de artes das séries finais utiliza as TICs em suas aulas, e como os alunos entendem que deve acontecer essa inserção? Para elucidar melhor este tema o diálogo acontece a partir de um referencial pertinente com Navarro (2015), PCNs (1998), Corrêa; Matté (2005), Miranda (2013) entre outros. Discorro sobre temas como tecnologia e educação, o ensino da arte sobre a perspectiva atual e a experiência da intervenção com o uso das tecnologias durante o curso e todas as reflexões que surgiram durante todo o percurso. Esta pesquisa é qualitativa, assumindo a forma de levantamento de dados sobre o tema.Florianópolis, SCAmaral, Julia AnconaWilleding, Joceane TamaraUniversidade Federal de Santa CatarinaGuimarães, Juliana Pereira2016-10-21T17:06:15Z2016-10-21T17:06:15Z2016-10-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis42application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169798porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-21T17:06:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169798Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-21T17:06:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv As TICs e aulas de artes: reflexões a partir da experiência do curso de especialização na cultura digital
title As TICs e aulas de artes: reflexões a partir da experiência do curso de especialização na cultura digital
spellingShingle As TICs e aulas de artes: reflexões a partir da experiência do curso de especialização na cultura digital
Guimarães, Juliana Pereira
Cultura digital
Ensino da arte
Formação do professor de artes
title_short As TICs e aulas de artes: reflexões a partir da experiência do curso de especialização na cultura digital
title_full As TICs e aulas de artes: reflexões a partir da experiência do curso de especialização na cultura digital
title_fullStr As TICs e aulas de artes: reflexões a partir da experiência do curso de especialização na cultura digital
title_full_unstemmed As TICs e aulas de artes: reflexões a partir da experiência do curso de especialização na cultura digital
title_sort As TICs e aulas de artes: reflexões a partir da experiência do curso de especialização na cultura digital
author Guimarães, Juliana Pereira
author_facet Guimarães, Juliana Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amaral, Julia Ancona
Willeding, Joceane Tamara
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Juliana Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura digital
Ensino da arte
Formação do professor de artes
topic Cultura digital
Ensino da arte
Formação do professor de artes
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-21T17:06:15Z
2016-10-21T17:06:15Z
2016-10-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169798
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 42
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652338978619392