ESTUDO DE CASO:METODOLOGIA DE PROJETO NA DISCIPLINA DE ECODESIGN NO CURSO TÉCNICO DE DESIGN GRÁFICO E DE PRODUTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221959 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é discutir uma proposta de metodologia para o ensino de ecodesign em cursos de curta duração ou em disciplinas de ecodesign para cursos de longa duração, em diversos níveis de ensino. A proposta de metodologia foi desenvolvida pelas pesquisadoras e docentes para aplicação no curso técnico profissionalizante em Design Gráfico e Produto do Colégio e Faculdade Ensitec e foi empregada em um exercício prático envolvendo o desenvolvimento de produtos utilizando resíduos industriais. Desta forma obteve-se o estudo de caso descrito neste artigo, tendo como referencial teórico algumas pesquisas em ecodesign publicadas. Como resultados do estudo pode-se demonstrar que a abordagem proposta contribui para que o discente tenha uma melhor compreensão dos conteúdos teóricos relativos à disciplina, pois permite maior interação entre a teoria e a prática. Também oportunizou ao docente a transferência das informações para a realidade dos alunos, permitindo que o conteúdo teórico seja ministrado de forma organizada e racional. |
id |
UFSC_f7635ee8ca9034f7e31d5a35ca595062 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/221959 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
SILVA, Arabella N. G.GOUVEIA, Ana L. S. B. D.2021-04-12T00:10:23Z2021-04-12T00:10:23Z2008-04-092596-237Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221959O objetivo deste artigo é discutir uma proposta de metodologia para o ensino de ecodesign em cursos de curta duração ou em disciplinas de ecodesign para cursos de longa duração, em diversos níveis de ensino. A proposta de metodologia foi desenvolvida pelas pesquisadoras e docentes para aplicação no curso técnico profissionalizante em Design Gráfico e Produto do Colégio e Faculdade Ensitec e foi empregada em um exercício prático envolvendo o desenvolvimento de produtos utilizando resíduos industriais. Desta forma obteve-se o estudo de caso descrito neste artigo, tendo como referencial teórico algumas pesquisas em ecodesign publicadas. Como resultados do estudo pode-se demonstrar que a abordagem proposta contribui para que o discente tenha uma melhor compreensão dos conteúdos teóricos relativos à disciplina, pois permite maior interação entre a teoria e a prática. Também oportunizou ao docente a transferência das informações para a realidade dos alunos, permitindo que o conteúdo teórico seja ministrado de forma organizada e racional.UFSC/VIRTUHABecodesignMetodologiaEnsinoESTUDO DE CASO:METODOLOGIA DE PROJETO NA DISCIPLINA DE ECODESIGN NO CURSO TÉCNICO DE DESIGN GRÁFICO E DE PRODUTOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-830https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/221959/2/license.txt7f88cb21640c4206ba0c1313a6e7c9c4MD52ORIGINALEstudo-de-caso-metodologia.pdfEstudo-de-caso-metodologia.pdfapplication/pdf626225https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/221959/1/Estudo-de-caso-metodologia.pdf52937f827dea1926a79817639fb81b63MD51123456789/2219592022-09-28 08:56:18.537oai:repositorio.ufsc.br:123456789/221959Y2M0IEFUUklCVUnDh8ODTyBJTlRFUk5BQ0lPTkFMRepositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-09-28T11:56:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
ESTUDO DE CASO:METODOLOGIA DE PROJETO NA DISCIPLINA DE ECODESIGN NO CURSO TÉCNICO DE DESIGN GRÁFICO E DE PRODUTO |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
|
title |
ESTUDO DE CASO:METODOLOGIA DE PROJETO NA DISCIPLINA DE ECODESIGN NO CURSO TÉCNICO DE DESIGN GRÁFICO E DE PRODUTO |
spellingShingle |
ESTUDO DE CASO:METODOLOGIA DE PROJETO NA DISCIPLINA DE ECODESIGN NO CURSO TÉCNICO DE DESIGN GRÁFICO E DE PRODUTO SILVA, Arabella N. G. ecodesign Metodologia Ensino |
title_short |
ESTUDO DE CASO:METODOLOGIA DE PROJETO NA DISCIPLINA DE ECODESIGN NO CURSO TÉCNICO DE DESIGN GRÁFICO E DE PRODUTO |
title_full |
ESTUDO DE CASO:METODOLOGIA DE PROJETO NA DISCIPLINA DE ECODESIGN NO CURSO TÉCNICO DE DESIGN GRÁFICO E DE PRODUTO |
title_fullStr |
ESTUDO DE CASO:METODOLOGIA DE PROJETO NA DISCIPLINA DE ECODESIGN NO CURSO TÉCNICO DE DESIGN GRÁFICO E DE PRODUTO |
title_full_unstemmed |
ESTUDO DE CASO:METODOLOGIA DE PROJETO NA DISCIPLINA DE ECODESIGN NO CURSO TÉCNICO DE DESIGN GRÁFICO E DE PRODUTO |
title_sort |
ESTUDO DE CASO:METODOLOGIA DE PROJETO NA DISCIPLINA DE ECODESIGN NO CURSO TÉCNICO DE DESIGN GRÁFICO E DE PRODUTO |
author |
SILVA, Arabella N. G. |
author_facet |
SILVA, Arabella N. G. GOUVEIA, Ana L. S. B. D. |
author_role |
author |
author2 |
GOUVEIA, Ana L. S. B. D. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Arabella N. G. GOUVEIA, Ana L. S. B. D. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ecodesign Metodologia Ensino |
topic |
ecodesign Metodologia Ensino |
description |
O objetivo deste artigo é discutir uma proposta de metodologia para o ensino de ecodesign em cursos de curta duração ou em disciplinas de ecodesign para cursos de longa duração, em diversos níveis de ensino. A proposta de metodologia foi desenvolvida pelas pesquisadoras e docentes para aplicação no curso técnico profissionalizante em Design Gráfico e Produto do Colégio e Faculdade Ensitec e foi empregada em um exercício prático envolvendo o desenvolvimento de produtos utilizando resíduos industriais. Desta forma obteve-se o estudo de caso descrito neste artigo, tendo como referencial teórico algumas pesquisas em ecodesign publicadas. Como resultados do estudo pode-se demonstrar que a abordagem proposta contribui para que o discente tenha uma melhor compreensão dos conteúdos teóricos relativos à disciplina, pois permite maior interação entre a teoria e a prática. Também oportunizou ao docente a transferência das informações para a realidade dos alunos, permitindo que o conteúdo teórico seja ministrado de forma organizada e racional. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-04-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-04-12T00:10:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-04-12T00:10:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221959 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
2596-237X |
identifier_str_mv |
2596-237X |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221959 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFSC/VIRTUHAB |
publisher.none.fl_str_mv |
UFSC/VIRTUHAB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/221959/2/license.txt https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/221959/1/Estudo-de-caso-metodologia.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7f88cb21640c4206ba0c1313a6e7c9c4 52937f827dea1926a79817639fb81b63 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805417998942208 |