ESTUDO DE CASO:METODOLOGIA DE PROJETO NA DISCIPLINA DE ECODESIGN NO CURSO TÉCNICO DE DESIGN GRÁFICO E DE PRODUTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Arabella N. G.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: GOUVEIA, Ana L. S. B. D.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221959
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir uma proposta de metodologia para o ensino de ecodesign em cursos de curta duração ou em disciplinas de ecodesign para cursos de longa duração, em diversos níveis de ensino. A proposta de metodologia foi desenvolvida pelas pesquisadoras e docentes para aplicação no curso técnico profissionalizante em Design Gráfico e Produto do Colégio e Faculdade Ensitec e foi empregada em um exercício prático envolvendo o desenvolvimento de produtos utilizando resíduos industriais. Desta forma obteve-se o estudo de caso descrito neste artigo, tendo como referencial teórico algumas pesquisas em ecodesign publicadas. Como resultados do estudo pode-se demonstrar que a abordagem proposta contribui para que o discente tenha uma melhor compreensão dos conteúdos teóricos relativos à disciplina, pois permite maior interação entre a teoria e a prática. Também oportunizou ao docente a transferência das informações para a realidade dos alunos, permitindo que o conteúdo teórico seja ministrado de forma organizada e racional.
id UFSC_f7635ee8ca9034f7e31d5a35ca595062
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/221959
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling SILVA, Arabella N. G.GOUVEIA, Ana L. S. B. D.2021-04-12T00:10:23Z2021-04-12T00:10:23Z2008-04-092596-237Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221959O objetivo deste artigo é discutir uma proposta de metodologia para o ensino de ecodesign em cursos de curta duração ou em disciplinas de ecodesign para cursos de longa duração, em diversos níveis de ensino. A proposta de metodologia foi desenvolvida pelas pesquisadoras e docentes para aplicação no curso técnico profissionalizante em Design Gráfico e Produto do Colégio e Faculdade Ensitec e foi empregada em um exercício prático envolvendo o desenvolvimento de produtos utilizando resíduos industriais. Desta forma obteve-se o estudo de caso descrito neste artigo, tendo como referencial teórico algumas pesquisas em ecodesign publicadas. Como resultados do estudo pode-se demonstrar que a abordagem proposta contribui para que o discente tenha uma melhor compreensão dos conteúdos teóricos relativos à disciplina, pois permite maior interação entre a teoria e a prática. Também oportunizou ao docente a transferência das informações para a realidade dos alunos, permitindo que o conteúdo teórico seja ministrado de forma organizada e racional.UFSC/VIRTUHABecodesignMetodologiaEnsinoESTUDO DE CASO:METODOLOGIA DE PROJETO NA DISCIPLINA DE ECODESIGN NO CURSO TÉCNICO DE DESIGN GRÁFICO E DE PRODUTOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-830https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/221959/2/license.txt7f88cb21640c4206ba0c1313a6e7c9c4MD52ORIGINALEstudo-de-caso-metodologia.pdfEstudo-de-caso-metodologia.pdfapplication/pdf626225https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/221959/1/Estudo-de-caso-metodologia.pdf52937f827dea1926a79817639fb81b63MD51123456789/2219592022-09-28 08:56:18.537oai:repositorio.ufsc.br:123456789/221959Y2M0IEFUUklCVUnDh8ODTyBJTlRFUk5BQ0lPTkFMRepositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-09-28T11:56:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv ESTUDO DE CASO:METODOLOGIA DE PROJETO NA DISCIPLINA DE ECODESIGN NO CURSO TÉCNICO DE DESIGN GRÁFICO E DE PRODUTO
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv
title ESTUDO DE CASO:METODOLOGIA DE PROJETO NA DISCIPLINA DE ECODESIGN NO CURSO TÉCNICO DE DESIGN GRÁFICO E DE PRODUTO
spellingShingle ESTUDO DE CASO:METODOLOGIA DE PROJETO NA DISCIPLINA DE ECODESIGN NO CURSO TÉCNICO DE DESIGN GRÁFICO E DE PRODUTO
SILVA, Arabella N. G.
ecodesign
Metodologia
Ensino
title_short ESTUDO DE CASO:METODOLOGIA DE PROJETO NA DISCIPLINA DE ECODESIGN NO CURSO TÉCNICO DE DESIGN GRÁFICO E DE PRODUTO
title_full ESTUDO DE CASO:METODOLOGIA DE PROJETO NA DISCIPLINA DE ECODESIGN NO CURSO TÉCNICO DE DESIGN GRÁFICO E DE PRODUTO
title_fullStr ESTUDO DE CASO:METODOLOGIA DE PROJETO NA DISCIPLINA DE ECODESIGN NO CURSO TÉCNICO DE DESIGN GRÁFICO E DE PRODUTO
title_full_unstemmed ESTUDO DE CASO:METODOLOGIA DE PROJETO NA DISCIPLINA DE ECODESIGN NO CURSO TÉCNICO DE DESIGN GRÁFICO E DE PRODUTO
title_sort ESTUDO DE CASO:METODOLOGIA DE PROJETO NA DISCIPLINA DE ECODESIGN NO CURSO TÉCNICO DE DESIGN GRÁFICO E DE PRODUTO
author SILVA, Arabella N. G.
author_facet SILVA, Arabella N. G.
GOUVEIA, Ana L. S. B. D.
author_role author
author2 GOUVEIA, Ana L. S. B. D.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Arabella N. G.
GOUVEIA, Ana L. S. B. D.
dc.subject.por.fl_str_mv ecodesign
Metodologia
Ensino
topic ecodesign
Metodologia
Ensino
description O objetivo deste artigo é discutir uma proposta de metodologia para o ensino de ecodesign em cursos de curta duração ou em disciplinas de ecodesign para cursos de longa duração, em diversos níveis de ensino. A proposta de metodologia foi desenvolvida pelas pesquisadoras e docentes para aplicação no curso técnico profissionalizante em Design Gráfico e Produto do Colégio e Faculdade Ensitec e foi empregada em um exercício prático envolvendo o desenvolvimento de produtos utilizando resíduos industriais. Desta forma obteve-se o estudo de caso descrito neste artigo, tendo como referencial teórico algumas pesquisas em ecodesign publicadas. Como resultados do estudo pode-se demonstrar que a abordagem proposta contribui para que o discente tenha uma melhor compreensão dos conteúdos teóricos relativos à disciplina, pois permite maior interação entre a teoria e a prática. Também oportunizou ao docente a transferência das informações para a realidade dos alunos, permitindo que o conteúdo teórico seja ministrado de forma organizada e racional.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-04-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-12T00:10:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-04-12T00:10:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221959
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2596-237X
identifier_str_mv 2596-237X
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UFSC/VIRTUHAB
publisher.none.fl_str_mv UFSC/VIRTUHAB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/221959/2/license.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/221959/1/Estudo-de-caso-metodologia.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7f88cb21640c4206ba0c1313a6e7c9c4
52937f827dea1926a79817639fb81b63
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805417998942208