Mulheres colaboradoras em empresas de tecnologia e os processos de aprendizagem do empreendedorismo: um estudo de caso na ACATE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181664 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
id |
UFSC_f7693df48521c44d2abd105082be9054 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181664 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Mulheres colaboradoras em empresas de tecnologia e os processos de aprendizagem do empreendedorismo: um estudo de caso na ACATEEmpreendedorismo femininoTecnologiaMulherEmpreendedorismoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.O objetivo deste trabalho é analisar quais são os processos de aprendizagem, motivações e dificuldades identificadas pelas mulheres ao empreender na área de tecnologia no Brasil, por meio de uma pesquisa descritiva e qualitativa em um estudo de caso, através de uma análise exploratória dos dados. O universo da pesquisa são as empresas de tecnologia localizadas na ACATE, a amostra se deu por acessibilidade. O primeiro objetivo específico trouxe uma análise da trajetória e perfil das entrevistadas, para dar embasamento para seguir com a pesquisa. As motivações identificadas, em suma, se relacionam com o clima organizacional flexível e criativo que as empresas de tecnologia proporcionam, com uma rotina menos engessada e grandes perspectivas de crescimento. Como dificuldades foram encontradas a necessidade de possuir mais experiência, a dificuldade em inovar, o machismo socialmente construído que traz consequências para a mulher até hoje e a preferência em empreender em outras áreas. Por fim foi analisado que o processo de aprendizagem se dá, em sua maioria, por meio informal e situado, embora os processos formais de aprendizagem sejam bastante incentivados. O trabalho busca entender como essas quatro vertentes estão influenciando no baixo índice de empreendedoras mulheres na área de tecnologia.This project aims to analyze the learning process, motivations and challenges faced by women starting technology companies in Brazil, by means of a descriptive and qualitative research of a case study and an exploratory data analysis. The scope of the project are technology companies located at ACATE, using the convenience sampling method. The first part of the project analyzed the background and profile of the interviewees, to provide a basis for further research. The motivations identified in this study, in short, include the flexible and creative environment that technology companies provide, with flexible routines and great growth prospects. Challenges women in technology face include the need of work experience, the struggle with innovation, sexism which affect the daily lives of women, and preference to innovate in other areas. Finally, this project concluded that the learning process occurs in an informal, localized way, although formal learning processes are strongly encouraged. The project seeks to understand how these four aspects influence the low rate of women technology entrepreneurs in Brazil.Florianópolis, SCTodescat, MarildaUniversidade Federal de Santa Catarina.Limas, Gabriela Nogueira2017-12-05T19:14:34Z2017-12-05T19:14:34Z2017-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis79application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181664porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-05T19:14:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181664Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-12-05T19:14:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mulheres colaboradoras em empresas de tecnologia e os processos de aprendizagem do empreendedorismo: um estudo de caso na ACATE |
title |
Mulheres colaboradoras em empresas de tecnologia e os processos de aprendizagem do empreendedorismo: um estudo de caso na ACATE |
spellingShingle |
Mulheres colaboradoras em empresas de tecnologia e os processos de aprendizagem do empreendedorismo: um estudo de caso na ACATE Limas, Gabriela Nogueira Empreendedorismo feminino Tecnologia Mulher Empreendedorismo |
title_short |
Mulheres colaboradoras em empresas de tecnologia e os processos de aprendizagem do empreendedorismo: um estudo de caso na ACATE |
title_full |
Mulheres colaboradoras em empresas de tecnologia e os processos de aprendizagem do empreendedorismo: um estudo de caso na ACATE |
title_fullStr |
Mulheres colaboradoras em empresas de tecnologia e os processos de aprendizagem do empreendedorismo: um estudo de caso na ACATE |
title_full_unstemmed |
Mulheres colaboradoras em empresas de tecnologia e os processos de aprendizagem do empreendedorismo: um estudo de caso na ACATE |
title_sort |
Mulheres colaboradoras em empresas de tecnologia e os processos de aprendizagem do empreendedorismo: um estudo de caso na ACATE |
author |
Limas, Gabriela Nogueira |
author_facet |
Limas, Gabriela Nogueira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Todescat, Marilda Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Limas, Gabriela Nogueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empreendedorismo feminino Tecnologia Mulher Empreendedorismo |
topic |
Empreendedorismo feminino Tecnologia Mulher Empreendedorismo |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-05T19:14:34Z 2017-12-05T19:14:34Z 2017-12-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181664 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181664 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
79 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652302287896576 |