A ALTA OU BAIXA NECESSIDADE DE REALIZAÇAO NO DOCENTE COMO INDICADOR DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR DA AMÉRICA LATINA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SZILAGYI, ROSANI SGARI
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/39474
Resumo: Este artigo discute a necessidade de se realizar, superar obstáculos, sobressair-se e manter um padrão elevado, um impulso que fornece energia e direção ao comportamento em praticamente todas as situações. Baseia-se no trabalho desenvolvido por David McClelland (1917-1998), que dirigiu um programa intensivo para investigar essa necessidade na Universidade de Harvard. O autor se restringe à pesquisa de um aspecto bem definido de personalidade: diferenças comportamentais entre pessoas com alta e baixa necessidade de realização. Promove uma reflexão e analisa a possibilidade desta alta e baixa necessidade de realização se transformar em indicador de qualidade no desempenho obtido pelo docente da Educação Superior.Adverte para a importância do Professor enquanto modelo de identificação para o aluno e sua estreita relação com os elevados ou baixos níveis de expectativa de desempenho destes. Por fim, avalia a política neoliberal parida na América Latina e sua influência nas políticas públicas das décadas de 80 e 90 e, sua estreita relação com a alta ou baixa necessidade de realização da própria universidade. É factível que tanto a alta ou baixa necessidade de realização de um Professor está diretamente relacionada aos níveis de desempenho ou excelência da Educação Superior.
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