Contribuição à investigação geotécnica de vias urbanas não pavimentadas através do emprego do penetrômetro dinâmico de cone
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81548 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. |
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Contribuição à investigação geotécnica de vias urbanas não pavimentadas através do emprego do penetrômetro dinâmico de coneEngenharia civilPavimentos flexiveisPenetrometroDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.Este trabalho de pesquisa visa a proposição de uma nova metodologia para a investigação geotécnica de vias urbanas não pavimentadas contemplando o aproveitamento do material do corpo estradal já consolidado. A metodologia aplica-se em estudos com vistas à pavimentação dessas vias urbanas e tem como fundamento principal a utilização do Penetrômetro Dinâmico de Cone - DCP para a definição da espessura e da capacidade de suporte do revestimento primário "in situ", tanto na seção transversal como no sentido longitudinal da via. A partir dessas definições a metodologia considera a presença da camada consolidada no dimensionamento da estrutura do pavimento da via. Apresenta-se os conceitos básicos que serviram de embasamento técnico e científico dessa metodologia e uma aplicação prática em ruas urbanas que serão pavimentadas no município de São José, Santa Catarina. Nesse estudo prático procura-se avaliar as potencialidades do DCP como um instrumento tecnológico que oferece meios, de satisfatória precisão, no dimensionamento de pavimentos flexíveis de vias de baixo e médio volume de tráfego, e capaz de minimizar os custos de avaliação da capacidade de suporte. Conclui-se que a simplicidade e facilidade de uso da metodologia proposta, aliadas ao baixo custo dos equipamentos necessários, certamente garantirão sua utilização em larga escala, propiciando desta forma, um grande salto de qualidade na pavimentação urbana de nosso país.Florianópolis, SCTriches, GlicerioUniversidade Federal de Santa CatarinaFontes, Liseane Padilha Thives da Luz2012-10-19T05:22:38Z2012-10-19T05:22:38Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxv, 184 f.| il., grafs., tabs.application/pdf235690http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81548porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T01:43:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/81548Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T01:43:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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