Literatura digital para a infância, novas possibilidades e desafios para a formação de leitores literários: o caso Leia para uma Criança- Itaú

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Allana Krug de Albuquerque
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233979
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_f7e69f72cabe085a8b4f900f1f4d8261
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/233979
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Literatura digital para a infância, novas possibilidades e desafios para a formação de leitores literários: o caso Leia para uma Criança- ItaúLiteratura EletrônicaLiteratura InfantilLivros Digitais InfantisTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.O presente trabalho busca reconhecer a Literatura Digital como uma nova ferramenta da Literatura Infantil, na formação do leitor literário na infância. Para isso, buscamos discutir as contribuições da Literatura Digital, definindo seu contexto histórico, conceitos e características. A pesquisa qualitativa com base na análise bibliográfica, a partir do referencial teórico de autores como MATSUDA (2021; 2018), MENEGAZZI (2019; 2018). KIRCHOF (2011; 2006), CONTE (2019) e MACHADO (2019) objetiva analisar os materiais presentes nas plataformas digitais, por meio da seleção de quatro Livros Digitais disponíveis gratuitamente pelo Programa Leia Para uma Criança - Itaú. Os critérios de análise das obras foram com base em YOKOTA E TEALE (2014), MATRIZ DE CRITÉRIOS (2021). Resultando no reconhecimento da Literatura Digital Infantil como uma possibilidade de a criança estar experimentando a literatura, contribuindo para a formação do leitor literário, de quais formas resumidamente/principalmente? Porém, surge a necessidade de os educadores terem um olhar ainda mais atento para quais propriedades/características/efeitos dessa “nova” Literatura.Florianópolis, SCChagas, Lilane Maria de MouraUniversidade Federal de Santa CatarinaFerreira, Allana Krug de Albuquerque2022-04-12T19:07:07Z2022-04-12T19:07:07Z2022-03-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233979info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-04-12T19:07:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/233979Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-04-12T19:07:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura digital para a infância, novas possibilidades e desafios para a formação de leitores literários: o caso Leia para uma Criança- Itaú
title Literatura digital para a infância, novas possibilidades e desafios para a formação de leitores literários: o caso Leia para uma Criança- Itaú
spellingShingle Literatura digital para a infância, novas possibilidades e desafios para a formação de leitores literários: o caso Leia para uma Criança- Itaú
Ferreira, Allana Krug de Albuquerque
Literatura Eletrônica
Literatura Infantil
Livros Digitais Infantis
title_short Literatura digital para a infância, novas possibilidades e desafios para a formação de leitores literários: o caso Leia para uma Criança- Itaú
title_full Literatura digital para a infância, novas possibilidades e desafios para a formação de leitores literários: o caso Leia para uma Criança- Itaú
title_fullStr Literatura digital para a infância, novas possibilidades e desafios para a formação de leitores literários: o caso Leia para uma Criança- Itaú
title_full_unstemmed Literatura digital para a infância, novas possibilidades e desafios para a formação de leitores literários: o caso Leia para uma Criança- Itaú
title_sort Literatura digital para a infância, novas possibilidades e desafios para a formação de leitores literários: o caso Leia para uma Criança- Itaú
author Ferreira, Allana Krug de Albuquerque
author_facet Ferreira, Allana Krug de Albuquerque
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chagas, Lilane Maria de Moura
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Allana Krug de Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura Eletrônica
Literatura Infantil
Livros Digitais Infantis
topic Literatura Eletrônica
Literatura Infantil
Livros Digitais Infantis
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-12T19:07:07Z
2022-04-12T19:07:07Z
2022-03-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233979
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652046505607168