Literatura digital para a infância, novas possibilidades e desafios para a formação de leitores literários: o caso Leia para uma Criança- Itaú
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233979 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
id |
UFSC_f7e69f72cabe085a8b4f900f1f4d8261 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/233979 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Literatura digital para a infância, novas possibilidades e desafios para a formação de leitores literários: o caso Leia para uma Criança- ItaúLiteratura EletrônicaLiteratura InfantilLivros Digitais InfantisTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.O presente trabalho busca reconhecer a Literatura Digital como uma nova ferramenta da Literatura Infantil, na formação do leitor literário na infância. Para isso, buscamos discutir as contribuições da Literatura Digital, definindo seu contexto histórico, conceitos e características. A pesquisa qualitativa com base na análise bibliográfica, a partir do referencial teórico de autores como MATSUDA (2021; 2018), MENEGAZZI (2019; 2018). KIRCHOF (2011; 2006), CONTE (2019) e MACHADO (2019) objetiva analisar os materiais presentes nas plataformas digitais, por meio da seleção de quatro Livros Digitais disponíveis gratuitamente pelo Programa Leia Para uma Criança - Itaú. Os critérios de análise das obras foram com base em YOKOTA E TEALE (2014), MATRIZ DE CRITÉRIOS (2021). Resultando no reconhecimento da Literatura Digital Infantil como uma possibilidade de a criança estar experimentando a literatura, contribuindo para a formação do leitor literário, de quais formas resumidamente/principalmente? Porém, surge a necessidade de os educadores terem um olhar ainda mais atento para quais propriedades/características/efeitos dessa “nova” Literatura.Florianópolis, SCChagas, Lilane Maria de MouraUniversidade Federal de Santa CatarinaFerreira, Allana Krug de Albuquerque2022-04-12T19:07:07Z2022-04-12T19:07:07Z2022-03-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233979info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-04-12T19:07:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/233979Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-04-12T19:07:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literatura digital para a infância, novas possibilidades e desafios para a formação de leitores literários: o caso Leia para uma Criança- Itaú |
title |
Literatura digital para a infância, novas possibilidades e desafios para a formação de leitores literários: o caso Leia para uma Criança- Itaú |
spellingShingle |
Literatura digital para a infância, novas possibilidades e desafios para a formação de leitores literários: o caso Leia para uma Criança- Itaú Ferreira, Allana Krug de Albuquerque Literatura Eletrônica Literatura Infantil Livros Digitais Infantis |
title_short |
Literatura digital para a infância, novas possibilidades e desafios para a formação de leitores literários: o caso Leia para uma Criança- Itaú |
title_full |
Literatura digital para a infância, novas possibilidades e desafios para a formação de leitores literários: o caso Leia para uma Criança- Itaú |
title_fullStr |
Literatura digital para a infância, novas possibilidades e desafios para a formação de leitores literários: o caso Leia para uma Criança- Itaú |
title_full_unstemmed |
Literatura digital para a infância, novas possibilidades e desafios para a formação de leitores literários: o caso Leia para uma Criança- Itaú |
title_sort |
Literatura digital para a infância, novas possibilidades e desafios para a formação de leitores literários: o caso Leia para uma Criança- Itaú |
author |
Ferreira, Allana Krug de Albuquerque |
author_facet |
Ferreira, Allana Krug de Albuquerque |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Chagas, Lilane Maria de Moura Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Allana Krug de Albuquerque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Eletrônica Literatura Infantil Livros Digitais Infantis |
topic |
Literatura Eletrônica Literatura Infantil Livros Digitais Infantis |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-12T19:07:07Z 2022-04-12T19:07:07Z 2022-03-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233979 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233979 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652046505607168 |